Início » Software e apps » Windows 7 — Como compartilhar a internet por meio do Wi-Fi

Windows 7 — Como compartilhar a internet por meio do Wi-Fi

Tutorial ensina como compartilhar a conexão do Windows de um jeito fácil e usando ferramentas gratuitas.

Por
2 anos atrás

Este tutorial serve para aqueles momentos em que você está em um computador com Windows e tem acesso à conexão cabeada — como em empresas, universidades ou eventos de internet (cof, cof, Campus Party) — e gostaria de usar algum dispositivo com Wi-Fi ou quando você tem uma rede Wi-Fi, mas só o seu notebook pode conectar se diretamente a ela (devido a restrições da rede).

No Windows 7 é possível compartilhar a conexão de internet e resolver esse problema. E dá para fazer isso por meio de duas formas diferentes: criando uma conexão ad-hoc ou usando o Virtual Wi-Fi. A maior diferença entre elas é que a primeira forma exige que você tenha duas placas de rede (conexão cabeada ou um modem 3G, por exemplo, além da placa de rede sem fio) e a segunda usa a própria placa de rede sem fio para criar uma “placa virtual” para transformar o computador em um hotspot Wi-Fi.

Na prática, a coisa é bem simples, como você vai ver. Usuários de Mac OS também têm recurso similar, como o Tecnoblog mostrou em outro tutorial.

Compartilhar a internet do Windows 7 com uma rede ad-hoc

Esse é o procedimento mais simples. O Windows facilita bastante a criação de uma rede ad-hoc. Mas você precisa de uma conexão cabeada à internet e uma placa de rede sem fio.

Comece abrindo a Central de Rede e Compartilhamento através do Painel de Controle. Nessa tela procure pela opção “Configurar uma nova conexão ou rede”.

Central de Rede e Compartilhamento, destaque para a opção "Configurar uma nova conexão ou rede"

Opção "Configurar uma nova conexão ou rede" na Central de Rede e Compartilhamento

Após clicar nessa opção, o Windows vai abrir um assistente que te ajuda a configurar o recurso. Procure pela opção “Configurar rede ad-hoc” e clique em “Avançar”.

Selecionando o tipo da nova conexão de rede

O Windows mostrará uma breve explicação sobre o que é uma rede ad-hoc. Basta clicar em “Avançar”. O assistente solicitará o nome e as opções de segurança para a rede.

Tela solicitando o nome e dados de segurança da nova rede

Nessa janela, informe um nome para a sua nova rede sem fio (dica: você pode usar um nome “assustador”) e informe uma senha, procedimento importante para evitar que estranhos usem sua rede sem autorização. Após clicar em “Avançar”, pronto, é só ativar o compartilhamento de conexão com a internet.

Rede criada, destaque para a opção que ativa o compartilhamento de internet

Rede criada, ativando o compartilhamento de conexão

Depois é só fechar o assistente e conectar o seu dispositivo a essa rede. No seu computador, é possível ver através do gerenciador de conexões que agora duas redes estão conectadas: a cabeada e a ad-hoc.

Rede ad-hoc funcionando, no gerenciador de redes do Windows

Funciona!

Aliás, esse assistente não está incluído no Windows 8 Consumer Preview. Não houve nenhuma melhoria nessa área. Resta saber se ele voltará nas próximas versões públicas do sistema.

Compartilhando a conexão do Windows 7 com o Virtual Wi-Fi

Se me permitem um pouco de história: o Virtual Wi-Fi surgiu inicialmente como um projeto da Microsoft Research há cerca de 10 anos (!) e felizmente a tecnologia foi integrada ao Windows 7. Na teoria, ela possibilita algumas coisas malucas como fazer uma única placa de rede sem fio conectar em várias redes Wi-Fi diferentes e, o que nos interessa agora, usar a mesma placa de rede para conectar à internet e compartilhar a conexão.

O suporte ao Virtual Wi-Fi é um dos itens que garantem que o driver da placa de rede sem fio receba a certificação de compatibilidade com o Windows 7. Então, se o seu computador veio de fábrica com o Windows 7 e está com os drivers atualizados, é bem provável que isso funcione para você. Uma forma de descobrir se a sua placa de rede suporta esse recursos é executando o comando abaixo no Prompt de Comando e procurando por “Rede hospedada compatível”.

netsh wlan show drivers

Resultado do comando netsh em um computador com placa de rede que suporta o Virtual Wi-Fi

Mas como o Windows não oferece nenhum assistente para isso, algumas fabricantes desenvolveram ferramentas próprias para usar esse recurso. A Intel chama isso de “Intel My WiFi“, por exemplo.

Utilitário Intel My WiFi

Também surgiram aplicativos de terceiros. Entre os mais conhecidos estão o Connectify, disponível em edições Lite e Pro, e o Virtual Router (gratuito e de código aberto). Eu prefiro o último.

Após instalar o Virtual Router, execute-o, informe um nome e uma senha para a rede e clique em “Start Virtual Router”. Simples e rápido.

Virtual Router Manager

E é bom lembrar: use com moderação. Usar esses aplicativos para compartilhar a internet com seus vizinhos definitivamente não é uma boa ideia.

Atualmente qualquer smartphone ou tablet moderno oferece alguma funcionalidade para compartilhamento da conexão com a internet. Usar ele como um “modem 3G” costuma ser bem simples. Agora você sabe como fazer o mesmo no seu computador, seja ele desktop ou notebook, com Windows 7.

  • http://twitter.com/denislins @denislins

    Tem um jeito mais rápido, e que eu considero mais fácil também.

    É só abrir o cmd com modo de administrador e digitar:
    netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHA
    netsh wlan start hostednetwork

    Para parar a rede, digitar:
    netsh wlan stop hostednetwork

    • http://twitter.com/felipez Felipe Zorzo

      É, também é uma opção. :P

  • http://queenofthestondage.tumblr.com/ othon

    Nossa, que demais velho, sempre quis algo assim e sempre tive preguiça de pesquisar alguma ferramenta do tipo no Google.

    Vou instalar esse Virtual Router agora mesmo, valeu!

  • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

    Bacana, já usava o connectfy faz um tempo.

    “Atualmente qualquer smartphone ou tablet moderno oferece alguma funcionalidade para compartilhamento da conexão com a internet. ”

    Infelizmente esperando atualização do WP7 pra chegar =/

    • Marvin

      Também utilizo o connectfy há algum tempo, na minha opinião é a melhor opção.

  • http://twitter.com/LBKatan @LBKatan

    Eu passei todo um final de semana procurando um jeito de fazer isso, consegui e SÓ HOJE!!! vocês postam isso. Aposto que também ficou no mesmo sofrimento esse fds, né? =P

    Como eu tô com um Android e ele não é lá amiguinho de AdHocs, tive que dar meus jeitos com a WiFi do Win7 (da forma que o @denislins comentou) e o Virtual Router.

    Mas vale pra alguém que ainda não teve essa dor de cabeça. o/

  • Thiago

    Uma pergunta : se meu windows 7 estiver conectado em uma rede que preciso de proxy pra acessar a Internet e eu compartilhar essa rede com essas dicas, e conectar por exemplo meu smartphone, eu vou precisar configurar o proxy no smartphone tbm? Ou ele compartilha a Internet (já passando pelo proxy?)

    • http://twitter.com/felipez Felipe Zorzo

      Na maioria das situações sim, você vai precisar configurar o proxy nos outros aparelhos também.

  • http://www.palmforum.org costacafj

    Uma das melhores dicas para Windows que li nos últimos dias. Estou usando o Virtual Router e recomendo fortemente! Aqui na empresa os notebooks são configurados no WiFi, mas pelo pessoal de TI. Conseguir que alguém configure seu aparelho é uma tarefa quase impossível, mesmo porque cada vez que você tiver que resetar estas informações, é um novo parto. Desse jeito, não preciso mais correr atrás de ninguém!!

  • http://twitter.com/mapuche77 @mapuche77

    … Bem que já que o lance é compartilhar…

    No Gnome 3 (Ubuntu, Fedora, e demais distros que aceitem sua instalação ou o tenha por padrão)… basta;

    Clicar no ícone de rede da conexão cabeada (ou no ícone da conexão 3G), na janela que abrir escolha o label “sem-fio”, em seguida clique em “usar como ponto de acesso”… O sistema gera automaticamente a segurança e a chave (apenas wep, como é pra conexão emergencial, tudo bem!)…

    Se sua rede tiver proxy configure na aba “proxy da rede”.

    Simples assim! rs…

  • Luís

    Isso substitui o roteador wi-fi ?

    Muito bom o post.

  • Marcos Guilherme

    No meu caso já estou conectado na rede wi-fi com internet, criando uma rede no ad-hoc acaba que desconectando da que estava anteriormente conectado. Como resolver?

  • Gel

    Ola amigo tenho um Notebook com wi-fi e com internet a cabo tentei fazer esse primeiro procedimento tudo ok quando localizo o not com o cel tento cnectar da erro alguem pode me ajudar geral recuso não aceito

  • Gilson Bonizzia de Lacerda

    fiz esse esquema usando o wifi hotspot, funciona perfeitamente, mas eu queria criar um grupo domestico, mas nao estou conseguindo, diz que o ipv6 esta desabilitado, mas esta habilitado, como faco para resolver esse problema?

  • Marcus Romeu M. Cordeiro

    Observação: Se vc usa um modem 3G que usa uma conexão DHCP, você terá dificuldade para acessar após reiniciar o micro. No caso, terá que recriar a conexão ad hoc…

  • Leanderson Souza Silva

    Meu Macbook pega sinal da NetVirtual Wifi, queri compartilharcom meu Galaxy Nexus, eu li que se o Airport estivesse ativo ele nao compartilha o sinal, será q tem algum Virtual Router pra Mac OS?

  • Viko Ok

    E o que fazer se aparecer Rede Hospedada Compatível: Não ?

  • xequemate.gj

    o que fazer no meu caso?
    meu sistema operacional é windows 8.
    baixei o connectify porem não funcionou.
    como posso fazer?

  • geysa.lima.gl

    também não consegui rotear do meu moldem………… fiz varias vezes esse procedimento mas o msm não funcionou….

  • Rui Ribeiro

    Boas , tenho 1 duvida na rede ad-hoc , faço todos os passos , mas no ultimo nao me aparece a caixa que diz “activar a partilha da conexão a internet” … Quando isto acontece como faço para que outros tenham acesso a minha rede ?

  • Kleirion Barreiro

    Primeiro meus parabéns pela publicação! Muito bem explicada!
    Gostaria de saber se existe alguma forma de oculta o SSID dessa rede compartilhada…

  • Willian Lopes

    Boa noite.
    Quando vou em: Propriedades de conexão local — Compartilhamento de conexão com a internet. Aparece a seguinte mensagem: O compartilhamento de conexão com a internet foi desabilitado pelo Administrador da Rede.
    ( não consigo transformar minha internet de cabo em wi-fi). O que façooo??
    obrigado

  • Herlania Lemos

    fiz tudo mais não consigo achar o sinal de wifi pelo smartphone. O que faço?

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha