O Facebook anunciou essa semana algo que não parece que tem muito a ver com a rede social: uma página centralizadora de aplicativos. Chamada de App Center, a página vai servir para distribuir os chamados “programas sociais” que usam o Facebook nas plataformas Android e iOS, além do aplicativo próprio. O truque da página é que ela vai redirecionar os usuários para suas respectivas lojas de acordo com a plataforma que ele estiver usando.

Soa diferente, certo? Funciona assim: se um usuário de Android abrir o Spotify no App Center, ele automaticamente será redirecionado para a versão desse aplicativo no Google Play. No caso do iOS, ele vai para a iTunes AppStore. Mas um detalhe importante é que todos os os aplicativos que estarão nessa página devem, obrigatoriamente, oferecer login via Facebook.
A ideia do Facebook parece ser de mostrar mais os aplicativos, para que os usuários tenham uma melhor ideia do que eles fazem, além de permitir a publicação de reviews sobre eles e até um ranking de estrelas. Não que seja algo muito necessário: a listagem de apps em ambas as lojas já são bastante descritivas. Mas a página deve ajudar certos desenvolvedores a aumentarem a base de usuários – desde que eles cedam à ideia de implementar o login do Facebook nos seus programas.
Ainda não há uma data para quando o App Center estará no ar, mas o post no blog para desenvolvedores diz que “nas próximas semanas” isso deve acontecer.







Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Por um momento achei que de alguma maneira iria “unificar” as lojas.
Hoje acho que o maior obstáculo para mudar de uma plataforma para outra são os apps que você compra, se você mudar você terá que comprar tudo novamente na outra plataforma.
Melhor continuar sonhando…
Eh, meu amigo…essa “portabilidade” entre plataformas ainda eh um sonho distante…
Hoje entrei no facebook pelo computador e apareceu uma opção pedindo pra eu dar uma nota para alguns aplicativos que eu já usei. E listou alguns dos apps que já usei, tanto do windows phone quanto do android.
Imaginei um pessoal xingando falta de privacidade já por isso.
Só não sei se tem muito a ver com o que diz o post.
Ou seja, para quem costuma baixar constantemente aplicativos é uma inutilidade…
Vish…. lost time
As pessoas costumam recomendar app’s no FB. Ele só está arrumando uma forma de organizar e categorizar essas recomendações. Sem dúvida, fortalece ainda mais a rede social. E ainda tem a vantagem de englobar todas as lojas, já que nenhuma delas eh do FB mesmo. Ou seja, ele quer fazer com que todos nós, de qualquer plataforma, passemos a usar o FB quando quisermos ver as opinioes (esqueci o nome que se dá a isso) sobre os app’s. E ainda poderão cruzar as estatísticas de uma plataforma com a outra. E, logicamente, conseguirão também fazer com que mais app’s utilizem login pelo FB.
No final das contas, é uma ideia bem interessante. Mais pra eles, claro. Mas não deixa de ser, no mínimo, “legalzin” para os usuários. =)
Vamos lá google, faça um upgrade na sua Google + e ofereça aplicativos para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry OS… deixa Facebook comendo poeira
…