Sandboxie: Teste aplicativos sem medo no seu Windows

Sandboxie cria um ambiente virtual isolado do sistema operacional.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 9 meses

Com instalações e desinstalações de aplicativos no Windows a todo momento, o sistema operacional tende a ficar mais lento e cheio de arquivos inúteis. Além disso, sites que exploram falhas de navegadores e plugins podem causar um belo estrago na máquina. Como evitar esse tipo de problema?

O Sandboxie utiliza uma técnica bem interessante: os aplicativos que você escolher rodam de maneira isolada no sistema e todas as alterações de registro, configurações ou arquivos ficam numa área reservada, chamada de caixa de areia. Assim, fica fácil reverter as mudanças ou eliminar o software com apenas um clique. Você até poderia usar uma máquina virtual, mas a perda de desempenho e a exigência de uma grande quantidade de RAM acabam tornando o processo meio ingrato para uma tarefa tão rotineira.

Sandboxie roda programas de maneira isolada e impede mudanças no sistema operacional.

A técnica é a mesma do Google Chrome, onde os sites e plugins rodam em processos separados, impedindo na teoria que um plugin instável trave todas as abas (Flash, estou olhando para você). O melhor de tudo é que o Sandboxie é gratuito para uso pessoal, com uma licença vitalícia por 29 euros que pode ser utilizada em quantos computadores você tiver.

Utilizar o programa é bem simples: após baixar e instalar o Sandboxie, clique com o botão direito do mouse num atalho, executável ou instalador e acesse a opção “Rodar numa caixa”. O programa que será executado na área restrita terá acesso a todos os seus arquivos, mas não poderá modificá-los diretamente — uma versão modificada será salva na sua caixa de areia, mantendo o original inalterado. Mudanças no registro também serão aplicadas somente na sua caixa de areia. O título do programa estará com um “[#]”, para indicar que ele está rodando de maneira isolada.

Se o aplicativo que você estava testando não atendeu as suas necessidades ou era um malware, apague todo o conteúdo da sua caixa de areia clicando com o botão direito no ícone do Sandboxie na área de notificação, entre no menu da sua instância (por padrão o nome é DefaultBox) e clique em Apagar conteúdo.

Prontinho! Seu sistema operacional continua novinho em folha e poupou você de mais uma restauração ou formatação de disco rígido. 🙂

Receba mais sobre Sandboxie na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados