Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Google completa compra da Motorola, que ganha novo CEO

O Google anunciou hoje que finalmente completou o acordo de compra da conhecida fabricante americana de celulares Motorola Mobility. A proposta da compra foi feita em agosto do ano passado e até agora estava passando pelo lento processo de aprovação dos órgãos reguladores americanos e europeus. No final de 2011 a União Europeia quase barrou a compra, mas com um pouco mais de análise, liberou em fevereiro.

Ao todo, o Google pagou 12,5 bilhões de dólares na Motorola, o maior valor que eles já investiram na compra de uma empresa. Além de fechar a compra, o Google se certificou de que a empresa vai ter a mesma linha de pensamento ao aplicar uma atitude bem simples: trocou o CEO da fabricante por um dos seus. Sanjay Jha, que estava no cargo de CEO da Motorola desde agosto de 2008, foi trocado por Dennis Woodside, executivo da gigante da web.

Dennis à esquerda, Sanjay à direita: dança das cadeiras

A troca de CEOs já estava prevista desde fevereiro, mas com a compra essa transição realmente deve começar para valer. Segundo pessoas familiares com as negociações, Jha pode estar embolsando nada menos de 66 milhões de dólares para deixar o cargo. Woodman, por sua vez, está com o Google desde 2003 e seu cargo até agora era vice-presidente de operações para Américas.

O CEO do Google já disse que as empresas vão continuar operando separadamente e também garantiu que a aquisição não foi puramente por causa das patentes. Na prática, então, isso não deve mudar muita coisa para o consumidor final. O que levanta a questão: por que, então, comprá-la?

TB Respostas
Publicidade

30 Comentários (Deixe o seu!)

  • Leodemelo
    157c

    Vamos ver se vem alguma novidade entre Google e Motorola, que até hoje depois da compra a Motorola continuava a mesma.

    • Gaba
      1858c

      É porque ainda não havia sido concretizada.

  • Só 66 milhões? Ele foi realmente passado para trás ):
    Os dedos estão cruzados esperando por melhorias na Motorola, e olha que tem espaço de sobra pra isso

    • Ramon Melo
      2410c

      US$66 milhões só para sair do cargo. Os salários e bônus recebidos, os fundos de previdência privada e as ações que ele adquiriu ao longo do tempo permanecem com ele.

      • Eu estava só sendo irônico, cara ASHUDHASUDUSADSHA

        • Ramon Melo
          2410c

          Pensei que você estava achando pouco. Não é uma quantia tão alta assim, dado o porte das duas empresas.

          • 66 milhões mesmo para o porte das duas empresas está indo para a mão de UMA pessoa, isso é muito dinheiro pra qualquer um, mesmo se o cara já for bilionário

            • Ramon Melo
              2410c

              Pô, nem é, cara. O cara deve ganhar mais que isso só em bônus no final do ano. Ele saiu perdendo nessa negociação, sem nenhuma dúvida.

              Mas concordo que 66 milhões de dólares é dinheiro demais para uma só pessoa. Ninguém deveria ter o direito de ganhar isso tudo.

  • Gaba
    1858c

    Creio que agora o Google vai começar a mexer os pauzinhos dentro da Motorola.

    Mas ainda assim, pra mim, o principal motivo da compra foram as patentes…

    • Patentes, sem dúvida :)

  • Sergio Maia

    Woodside ou Woodman?

    • Lucas Carvalho
      48c

      É o Woodside mesmo.

  • RubensBrilhanteJr
    184c

    Agora há esperança.
    Motorola, trate melhor seus clientes.

  • Gabriel
    852c

    É complicado decidir o que fazer com a Motorola, ela tem um know-how interessante na fabricação de hardware mas um modelo de negócios como Nokia + Microsoft poderia complicar a relação do Google com outros fabricantes.

    Se os boatos de fortalecer a linha Nexus se concretizarem, faz sentido investir mais pesado na Motorola para iniciar o projeto, mas acho uma decisão complicada. Pelo tratamento dado pela Samsung ao Galaxy X, é visível o desinteresse em fortalecer o Android puro.

    • Eu vi em algum lugar que a Google ia “unificar o processo” da linha Nexus, criando um para cada marca e ela mesmo fazendo a venda direta ao consumidor

  • Dominação mundial.

    • Pedro Lima
      50c

      Sera que ngm ve isso ??? Vão deixar o Google dominiar o mundo ai depois eu quero ver a merda que isso vai dar.

  • david
    126c

    Espero que com isso a Motofail libere a ICS sem desculpa esfarrapada.

  • Aposto um pedaço do meu fígado que o Google pega só as patentes e vende o resto pra Huaweii.

  • paulorazia
    566c

    Quem sabe ele não muda a politica de atualização e volta atrás quanto ao milestone 3, atrix e outros.,…..
    é uma VERGONHA single-cores a 1ghz da Sony Ericsson rodando ICS e os poderosos DUAL CORE da motorola presos ao Gingerbread

    • Queria TANTO o meu Defy+ com ICS :/

    • Se pelo menos eles explicassem, né? Eu dou muito mérito aos desenvolvedores da Sony, por que eles não ficam simplesmente no “pode ou não pode”, eles vão lá, fazem um post explicando quais as mudanças, o porquê de ser tão díficil e demorado para atualizar os celulares, explicam quais as vantagens e desvantagens da atualização e explicam os motivos de alguns aparelhos não serem atualizados.

      A motorola chega e diz “Olha, talvez a gente atualize até o fim do ano…” ~fim do ano~ “Agora não dá, só Q2″… “Ah, e esses aparelhos aí não vão ser atualizados não.”
      consumidor: Mas por quê?
      Motorola: …

      • paulorazia
        566c

        Cara, você resumiu as ações da motorola quanto as atualizações PERFEITAMENTE!!!
        Fica no talvez, adia o prazo, depois lança um modelo novo pra não atualizar o anterior e quando é questionada dá uma resposta LIXO aos clientes!

        • Isso quando respondem, por que eu acompanhei, antes de me decidir pelo razr, eu estava em dúvida se pegava o Atrix, por que o atrix era um celular mais barato e que ainda assim aguentava o tranco e até muito bom, ouvi opiniões de vendedores da própria Motorola dizendo que o Atrix chegava até a se sair melhor que o Razr em jogos por causa do Tegra… O Atrix tem o hardware suficiente para aguentar o ICS e muito bem… meu amigo tem um e eu sei disso. A motorola inicialmente não ia atualizar, mas falaram tanto no blog deles, isso por que eu vi vários comentários, que eles decidiram “dar uma chance”, colocando para ser AVALIADO, isso não foi pronunciamento nenhum, eles apenas atualizaram a página para acalmar os usuários.

          Cheguei até a ler que a o problema do ICS no Atrix era questão dos próprios desenvolvedores não conseguirem lidar com o port do ICS para o hardware do Atrix, isso é, no mínimo um absurdo! E eles lançam essa página em janeiro e até hoje eu não vi UMA atualização se quer, depois de 5 meses, a ROM do Razr continua em “desenvolvimento” e eles só se apoiam no último prazo, no twitter mesmo, é sempre assim, você pergunta sobre e eles “Vai ser lançado no Q2″… eu sei disso, mas o Q2 já tá acabando e nada!

          Dentre a interface da Motorola pro da Samsung, eu prefiro da Motorola (tudo bem que comparar Motoblur e TouchWIZ… não vale nada), mas a empresa não tem respeito nenhum pelos clientes. Por mais que eu não me veja interessado por nenhum aparelho da Sony, eles mantém seu compromisso com todos os seus usuários e quem sabe agora a Motorola fique assim, quem sabe.

          • paulorazia
            566c

            Concordo, o motoblur do razr ( e não o antigo blur do defy e outros) é muito mais bonito e elegante que o TouchWiz…. um amigo meu tem um galaxy note (comprou na alemanha) e recebeu o ICS essa semana (4.0.3) e a samsung colocou umas transições muito pesadas que deixam ele lento, tirou o ScreenShot e outras coisas. ele tá querendo voltar para o 2.3 e esperar uma atualização melhor por parte da samsung.

          • paulorazia
            566c

            falando nisso, toda a linha da samsung do ano passado e desse ano que tá rodando 2.3 tem o recurso de ScreenShot e a motorola não colocou isso ainda!!!! tem hora que faz falta!

            • É uma coisa tão básica e útil… mas esperar algo da Motorola é muito utópico

  • @kadugaspar
    1902c

    Agora a gente fica aqui sonhando que o Google vai dar um jeito na Motorola e, quem sabe, fazer dela sua fabricante oficial (mas não única) de hardware para Android. É difícil, mas sonhar não custa nada…

  • Turdin
    3330c

    Será que agora o motoblur some?

  • Allen
    16c

    Motorola NUNCA MAIS! pior marca que já tive celular, e ainda 2 vezes, nunca mais!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.