Bastidores de como o Nokia 808 PureView (e sua câmera de 41 megapixels) foi desenvolvido

Vídeo gravado com o 808 PureView revela o desenvolvimento do celular.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Na falta de alguém que de fato tenha brincado com os recursos de vídeo do Nokia 808 PureView, a empresa por trás do smartphone publica um filmete no YouTube que retrata o desenvolvimento do smartphone com câmera de 41 megapixels. Mais interessante: o próprio documentário foi filmado em Full HD utilizando outras unidades do 808 PureView. Assista para saber se o dispositivo é tudo isso que a fabricante finlandesa promete.

Pouco mais de oito minutos de documentário, com trejeitos de vídeo feito pela equipe de relações públicas da Nokia para divulgar o produto, servem para mostrar que de fato o Nokia 808 PureView corre o interessante risco de ser esse aparelho que promete revolucionar a forma como tiramos fotos.

Funcionários da Nokia mostram o início do projeto que daria vida, cinco anos depois, segundo consta, ao celular rodando o moribundo sistema Symbian. Como em qualquer produção deste naipe, temos vários porta-vozes comentando que os melhores componentes do mercado foram usados tanto no sensor como na lente do 808 PureView. Por sinal, as lentes merecem todo um destaque por parte da Nokia — fazem parte da grife Carl Zeiss, antigo parceiro dos finlandeses na produção de câmeras para dispositivos móveis.

“Este filme foi gravado integralmente no Nokia 808 PureView”, informa uma mensagem logo no início do filmete. Não temos como saber o quanto de pós-produção foi usado para deixar as imagens bonitas e palatáveis. O que aparece no vídeo, porém, me agrada. Não fica devendo a outros aparelhos que também gravam em altíssima definição.

Vídeo mostra primeiro protótipo do PureView

Fica a recomendação de vídeo para assistir quando você tiver oito minutos livres e quiser saber dos bastidores para colocar um aparelho desses no mercado.

O Nokia 808 PureView chega às prateleiras da Rússia e da Índia em maio. Um bom prognóstico porque indica a intenção da Nokia em colocar o produto em países emergentes — time do qual o Brasil faz parte. Por outro lado, não temos nenhuma informação vinda da Nokia do Brasil sobre o desembarque do primeiro aparelho com a tecnologia denominada PureView por aqui.

Nokia 808 PureView no Brasil

Este humilde editor esteve com um PureView em mãos durante uma visita a Manaus a convite da Nokia. Também gravei um vídeo que mostra um dos VPs mundiais da companhia demonstrando o recurso de bater foto como 41 MP e depois, com o procedimento de oversampling, criando uma imagem com 5 megapixels. Assista abaixo.

E aí, o Nokia 808 PureView te convence?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados