Está aberta a temporada de vazamento de senhas em serviços web, aparentemente. A rede social para profissionais LinkedIn foi a primeira a confirmar que sua base de dados foi invadida essa semana e quase 6,5 milhões de senhas foram publicadas. Pouco depois o site de encontros americano eHarmony declarou o mesmo. Agora foi a vez do conhecido serviço de música Last.fm alertar seus usuários para algo similar.

Segundo o aviso postado numa página especial do serviço, eles detectaram e estão investigando uma brecha que ocasionou o vazamento de senha de alguns dos seus usuários. Eles afirmam que descobriram isso depois do vazamento de senhas de outros sites e “informações publicadas online”, sem dizer exatamente quais são essas informações. A equipe do site aconselha, então, a todos os usuários trocarem suas senhas para algo menos óbvio e única, que não seja usada em outros serviços web.

Ainda não existem outras informações sobre o vazamento até agora, como o números de usuários afetados ou se outros dados também vazaram, como email e login. Mas ao menos o Last.fm está avisando do problema a todos os seus usuários logados no site, com uma nada discreta barra amarela no topo. As últimas estimativas dão conta que o serviço tenha cerca de 48 milhões de usuários ao redor do mundo.

Os hackers de posse das senhas dos usuários já avisaram que vão fazer uma ferramenta automática para que todas as contas ouçam músicas do Justin Bieber ao mesmo tempo. Ok, essa última parte não é verdade.

Atualização às 10:10 | Como alertou o nosso leitor Murilo Monteiro no Facebook, o vazamento de senha de todos os sites parece estar ligado a um fórum chamado InsidePro.com, usado por hackers e pessoas maliciosas com o objetivo de decriptografar senhas em hash. O tópico original já foi deletado, mas o cache do Google ainda mostra alguma evidência de que ele existiu.

Segundo o site GigaOm o responsável pelo ataque pode ser um hacker que atende pelo nick de dwdm e que tem um grande histórico de vazar senhas no passado. Ele teria começado a publicar as senhas ainda em abril, mas apenas agora foi descoberto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados