O Skype vai introduzir anúncios publicitários durante as chamadas. Os banners aparecerão em ligações feitas de um usuário para outro que não possui créditos ou a assinatura de algum dos planos que possibilita telefonar também para números convencionais ou realizar videoconferências com diversos participantes.

Banners (em formato de imagem) silenciosos e sem animações aparecerão na janela  do aplicativo para ambos. Chamado de Conversation Ads (algo como “anúncios de conversação”), o recurso entra no portfolio de produtos do Skype para mercado publicitário como “uma oportunidade para que marqueteiros alcancem centenas de milhões de usuários conectados em um lugar onde eles têm conversas significativas sobre marcas em um ambiente de engajamento elevado”.

Anúncio durante chamada no Skype

O Skype, oficialmente uma empresa da Microsoft, não deixa claro como vai realizar a contextualização dos anúncios para que se tornem mais interessantes para os usuários do aplicativo. Lá no site eles dizem que “podem usar” aquilo que chamam de “informação demográfica” identificável por não humanos (pelo menos foi isso o que deu a entender). São dados de localização, sexo e idade do participante da chamada para trazer propaganda mais relevante — esta é a técnica que o Google emprega no Gmail e outros serviços para gerar bilhões em publicidade anualmente.

Não temos como negar que a oportunidade para os publicitários é enorme. De acordo com uma página no site da Microsoft Advertising, o braço de propaganda da MS, há 41 milhões de usuários únicos ativos no Skype. O tempo médio de uso é de 13 minutos. Imagine ter sua marca exposta por mais de dez minutos durante uma conversa por voz?

O Skype diz que vai se certificar de que a chamada cumpre os requisitos básicos de qualidade em termos de áudio e de latência antes de posicionar os anúncios. Quem de alguma forma paga pelo serviço não vai visualizar as mensagens de propaganda.

O Conversation Ads inicialmente está limitado ao Skype em Windows. A empresa não comentou sobre a expansão também para o Mac OS, sistema que conta com uma versão oficial do software.

De acordo com o nosso Paulo Higa, editor do TB, os anúncios aparecem há pelo menos um mês. No entanto, a novidade foi oficializada nessa semana.

Comprado pela Microsoft

Há um ano a Microsoft comprou o Skype do eBay por US$ 8,5 bilhões. À época o gigante de Redmond disse que fazia a aquisição para integrar os serviços e tecnologias criados pelo Skype em produtos similares, como Messenger ou MS Lync. Atualmente o Skype é um dos aplicativos que os fabricantes (OEMs) podem manter pré-instalado quando instalam o Windows em novas máquinas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados