Início » Celular e tablet Review » Sony Xperia S roda o Gingerbread muito bem, obrigado

Sony Xperia S roda o Gingerbread muito bem, obrigado

Por
2 anos atrás

Desde que se separou da Ericsson, a Sony declarou que uma das áreas em que iria investir pesado seria a mobile. A série de aparelhos Xperia NXT é o primeiro projeto da carreira solo da fabricante e conta com uma linha de três smartphones com Android. Um desses aparelhos é o Xperia S, que é o modelo voltado para o setor high-end do mercado móvel.

O grande Xperia S: tela de 4,3 polegadas | Clique para ampliar

Aqui no Brasil o Xperia S foi anunciado no dia 25 de maio e estará disponível para venda a partir de amanhã, dia 16, em diversas lojas nas principais capitais do Brasil. Passei duas semanas testando o esse modelo para saber o que ele traz de diferente ao mercado. Você confere aí abaixo as minhas impressões.

Design e pegada

Mesmo que sua tela de 4,3 polegadas seja um pouco maior do que o que estamos acostumados, o aparelho tem uma pegada decente. O plástico que o envolve parece bem rígido e de boa qualidade, apesar de ser levemente escorregadio. Isso é compensado pela curvatura da sua traseira que encaixa bem na mão. O resto do design segue a receita de bolo que a Sony já usa há tempos: botão de ligar/desligar e saída de fone de ouvido em cima, saída microHDMI, botões de volume e câmera à esquerda, microUSB na direita e o microfone e um chanfro para alça na parte inferior.

Na traseira estão alinhados a câmera, o flash, o microfone e o alto-falante do aparelho, junto com o símbolo da falecida Sony Ericsson (me pergunto se um dia vão trocar) na parte de baixo. Achei a posição do alto-falante estranha, mas é melhor do que dos lados. A frente do Xperia S ficam sua câmera de 1,3 megapixels, o LED de aviso e um sensor de luminosidade que é tão grande que pode ser confundindo com uma segunda câmera frontal. Na parte de baixo, uma área transparente que brilha e tem uma fina malha que eu imagino que seja para ligar o microfone.

Botões acima, ícones abaixo. Um problema. | Clique para ampliar

Essa área transparente, aliás, tem potencial para causar confusão. Dentro dela estão os botões comuns de um Android: voltar, home e opções. Então naturalmente um usuário vai querer tocar naquela área. Mas a ação só vai ser executada se ele tocar um pouco acima do botão, em um ponto minúsculo que você precisa acertar com precisão. No escuro, outro problema: a barra não fica sempre iluminada, então vez ou outra o dedo vai apenas tocar na parte de plástico que não é sensível ao toque.

Tela e interface

Com a tela desligada você dificilmente vai ver onde ela começa ou termina. Quando ligada, a resolução de 1280 x 720 pixels impressiona e realmente não deixa enxergar os pixels. Ela vem com uma proteção contra riscos da própria Sony e por trás das cortinas a engine Bravia está agindo, dando suporte para até dez pontos diferentes de toque – embora eu duvide que alguém deste mundo consiga segurar o aparelho e, ao mesmo tempo, tocar em dez pontos diferentes na tela.

Sobre a interface, tenho uma historinha para contar. Normalmente testo aparelhos de review levando ele para onde vou, para ver como a bateria reage em diversos lugares onde o sinal da antena pode não ser intenso. Por isso acabei mostrando o aparelho para alguns amigos e na maioria deles, quando ligou o dispositivo, perguntou: é o Ice Cream Sandwich? A interface engana bem nesse aspecto. Ele pode rodar o Android 2.3 embaixo do capô, mas não deixa isso transparecer.

Dito isso, ainda existem elementos que poderiam ser melhorados. O teclado, por exemplo, tem uma correção que falha bastante. Também não gostei da decisão da Sony de criar uma widget de controle de conectividade separada da área de notificações do Android. E acima de tudo isso, ainda não consegui achar utilidade para o Timescape. Felizmente existe a opção de ignorar completamente sua existência e foi o que eu fiz.

Multimídia

Música no Xperia S | Clique para ampliar

O suporte nativo de vídeos e música do Android sempre foi bastante amplo. O Xperia S mostra esse aspecto quando você coloca arquivos de mídia nele – seja no modo de sincronização, que descrevo logo abaixo, ou usando o aparelho no modo de armazenamento em massa mesmo. A identificação de músicas em AAC e MP3 aconteceu sem problema e aliado a isso, o player de músicas embutido é bem fácil de usar e tem boas opções extras, como busca por música e capas de álbuns.

Ao passo que no quesito música a Sony tentou fazer algo interessante, para tocar vídeo o máximo que a empresa forneceu foi o player padrão do Android junto com o suporte à engine Bravia. E o player padrão não é dos melhores, ele é integrado na galeria de imagens e não tem suporte a legendas. Mesmo com esse limitador, o processador foi potente o bastante para rodar tanto vídeos em baixa resolução quanto arquivos em MKV e 720p.

Para quem tem muitos arquivos de vídeo, no entanto, o Xperia S pode não ser ideal. Ele tem 32 GB de armazenamento, sendo 29 GB desses livres para o usuário, e não oferece slot para cartão de memória microSD.

Sincronização

Uma boa coisa: o aplicativo de sincronização já vem com o aparelho, basta conectá-lo ao computador que será exibida a opção de instalá-lo direto de lá. Uma coisa ruim: ele não vem completo. Se você quiser sincronizar arquivos de mídia ou atualizar o aparelho, precisa baixar componentes separados. Para o serviço de sincronização de mídia, chamado Media Go, precisei antes baixar e instalar também o Microsoft Visual C++ 2005. E isso é um pouco irritante.

Media Go, um dos componentes do PC Companion da Sony

O programa tem uma interface muito simples e fácil, mas não funciona tão bem quanto eu gostaria. Para copiar 50 músicas (cerca de 357 MB), foram necessários 3 minutos. Não é um tempo muito grande, mas ainda assim é um bom tempo. Basicamente coloque o aparelho para sincronizar e vá tomar um café, se for sincronizar músicas. Em contrapartida, para sincronizar vídeos, foi algo bem rápido. Dois vídeos totalizando 1,85 GB foram copiados em menos de 1 minuto. Eu fiquei imaginando por qual motivo essa diferença aconteceu mas desisti de entender nos dois primeiros minutos e atribuí isso a algum tipo de magia negra.

Câmeras

Sensores de imagem de celulares não são conhecidos por terem a melhor qualidade, de um modo geral. Mas os 12,1 megapixels da câmera do Xperia S não decepcionam em nenhum aspecto. A Sony sabe como fazer bons sensores de imagem e mostra isso no aparelho. As imagens de 4000 x 3000 pixels que ela captura não têm muita granulação e são suficientemente decentes para publicação em qualquer rede social ou visualização em telas grandes, como você pode ver abaixo.

Em contrapartida há uma falha no que diz respeito ao software, por não permitir que o método de captura de cena seja escolhido – está sempre regulado no automático, não há como alterar para macro ou paisagem. Ele permite, no entanto, que usuários capturem fotos de uma maneira incrivelmente rápida quando a tela está desligada. Basta apontar para o objeto em questão e segurar o botão físico da câmera na lateral do celular. Isso captura a imagem e ativa a câmera logo depois.

O sensor também é capaz de capturar vídeo em até 1080p e pelo teste que executei, a qualidade se mostrou decente para um celular. A combinação disso com a qualidade das fotos é a prova de que a Sony consegue fazer com que seus setores de imagem digital e mobilidade conversem e se entendam bem.


(Vídeo no YouTube)

O sensor frontal do Xperia S é de 1,3 megapixels e mostrou-se bem decente para videoconferências. A qualidade não é das melhores, mas ainda não acho vantagem ter um sensor frontal com capacidade para capturar em 1080p mesmo então fiquei bem satisfeito.

Aplicativos embutidos

A lista de aplicativos que a Sony embutiu no Xperia S é bem extensa e variada – e não sei até que ponto isso é realmente bom. Deixa a sensação de que o aparelho está carregado com crapware que o usuário pode nunca abrir. De qualquer forma, dentre os aplicativos presentes estão o leitor de QR codes NeoReader, gerenciador de arquivos Astro, leitor de documentos OfficeSuite, aplicativo de notas Evernote, Whatsapp (!) e até um identificador de músicas TrackID. Há uma ausência notável, a de um bom player de vídeo, mas vou atribuir a sua falta à licenciamentos de codecs.

Aplicativo de economia de energia: não é necessário, mas é bom ter.

Outro aplicativo importante citar é o de economia de bateria, que faz com que o aparelho automaticamente desative certas funções de conectividade em um determinado horário ou com um nível específico de bateria. Outra funcionalidade embutida que acho legal citar, talvez voltado mais para os geeks, é a opção de tirar capturas de tela embutida – basta segurar o botão de desligar que a opção de captura aparece.

Ah, a espertinha da Sony também colocou um aplicativo que leva para o Sony Preview, o blog oficial deles.

Bateria

Como sempre, testei a bateria em dois tipos de uso distintos, um com uso moderado e outro de uso intenso. No uso moderado do aparelho, com de 1 vídeo de 40 minutos no Netflix, 2 vídeos de 40 minutos em 480p na memória do aparelho, navegação web esporádica, uso de twitter, Facebook e Whatsapp e brilho de tela no nível médio, consegui tirar 6 horas e 57 minutos da bateria antes de aparecer o primeiro aviso de que eu precisava carregar (com 15%).

No uso intenso, com playback um vídeo de 1 hora no Netflix, 2 vídeos de 40 minutos em 720p, navegação web e uso de redes sociais constante e brilho de tela também no médio, consegui chegar aos 15% do nível de bateria em 4 horas e 43 minutos.

A bateria foi bem o que eu esperava de um smartphone com uma tela brilhante como essa e com o processador rápido. O fato do WiFi ficar constantemente ligado junto com a sincronização em segundo plano ajudou ela a se esgotar mais rápido, claro, mas eu não lembro de desligar o WiFi em nenhum smartphone e por isso estou sempre com o meu conectado em alguma tomada. Ainda assim, foi o bastante para perceber que o Xperia S aguenta sem problema um dia inteiro de uso, chegando em casa com fôlego para uma ou outra tarefa pouco intensa antes de pedir arrego.

Pontos positivos

  • Câmera de excelente qualidade;
  • Processador rápido.

Pontos negativos

  • Botões padrão do Android funcionam quando querem;
  • Ausência de slot para cartão microSD.

Conclusão

Os componentes que a Sony embutiu no Xperia S fazem dele um excelente smartphone que compete muito bem com os demais aparelhos da categoria. Ele me surpreendeu – principalmente por rodar o Android 2.3 Gingerbread. Fato é que ele não precisa do Android Ice Cream Sandwich para ser bom, só precisa ter boas funcionalidades e mostrar isso para o usuário. E é algo que eu achei que o Xperia S cumpre bem.

O grande Xperia S: tela de 4,3 polegadas

Xperia S: não tem o Android mais novo, mas não precisa ter | Clique para ampliar

O Xperia S é um Android que custa R$ 1.799,00 e já tem a certeza de que terá seu sistema atualizado no futuro. A Sony escorregou em alguns pontos, como os sensores dos botões padrão e oferecer modelos com apenas 32 GB de armazenamento – o que não é exatamente um ponto ruim, mas não oferecer uma opção para estendê-lo talvez seja para alguns usuários. Ainda assim, o Xperia S já tem o que é necessário para se destacar: uma câmera espetacular e um processador rápido.

Quem não quiser esperar pela atualização para a próxima versão do Android pode até escolher outro aparelho pelo mesmo preço ou um pouco mais caro e que já venha com o Ice Cream Sandwich. Mas quem escolher comprar agora o Xperia S terá nas mãos um smartphone bom o bastante para não se preocupar com futuras atualizações.

  • Kessler

    Eu não sei por que a Sony já não atualizou o S e deu preferência a modelos mais antigos e baratos.

    Fora esse detalhe, parece ser um puta aparelho.

    • http://about.me/iamthiagosilva iamthiagosilva

      Talvez construir uma base de usuários satisfeita né… tenho amigos que compraram o Neo e estão felizes da vida afirmando que o próximo smartphone será um da Sony.

      • Kessler

        Mas eu não disse para eles atualizar os outros, só disse que seria mais lógico dar prioridade aos mais caros.

        Também tenho um Neo e estou muito satisfeito com ele rodando ICS. :D

        • Mozart

          Eu tenho um Atrix e o Neo do meu pai dá um banho no smart da motorola. Com toda certeza meu próximo android também vai ser um Sony.

      • Massilon

        Eu tenho um Xperia Neo e a única coisa que eu melhoraria é o processador. A câmera e a tela não deixa a desejar ao Galaxy SII.

        • Kessler

          Nah, o problema do Neo mesmo é a memória interna!
          Com uns 2GB de memória interna ele já seria um telefone 100% melhor.

      • fraaancooo

        Concordo com vc iamthiagosilva, uma base boa é uma excelente estratégia de marketing, ainda mais que a Sony acaba de se separar da Ericson e daí partem os rumores de que a linha Xperia 2011, por ser fabricada pela Ericson, seria de 2ª linha. Agora com a linha Xperia NXT (2012) sendo considerada de 1ª linha (pois foi fabricada pela própria Sony), acredito que vai arrebentar nas vendas. O meu eu já comprei! :)

  • http://twitter.com/evefavretto Everton Favretto

    Detalhe interessante é que a Sony ex-Ericsson oferece um app pra sincronia(e update de software) também pra Mac, o Bridge for Mac. http://www.sonymobile.com/br/tools/bridge-for-mac/

  • http://twitter.com/brunocharamba @brunocharamba

    Alguém me explica o PORQUE dessa mania agora de tirar a possibilidade de colocar um cartão SD? Isso é pra seguir padrãozinho dos iphones?

    • http://twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

      É mais seguro porque exclui a possibilidade de corromper os dados do cartão de memória, e garante mais estabilidade do sistema.

      Além do aparelho ler os dados mais rapidamente direto da memória que já faz parte do hardware.

      (se eu estiver errado me corrijam)

      • Kessler

        Está certo. Eles tiram o slot SD por ser um ponto que pode vir a dar problemas, principalmente com a quantidade de cartões de má qualidade no mercado.

      • http://twitter.com/oroshy @oroshy

        Sim, cartões mal feitos (fabricados) custam muita performace do aparelho. E também alem de poder corromper dados. Ou seja, se você instala um software no SD em mal funcionamento ele vai começar a prejudicar o seu aparelho em desempenho.

        A leitura de uma memoria já homologada ou interna é mais rapido do que uma interface que faz essa leitura para componentes genericos.

        Você esta certo.

    • http://twitter.com/oroshy @oroshy

      SD podem custa performace do aparelho.
      E outra, raramente alguem vai andar com 20GB de musica pelas ruas.

    • Ramon Melo

      No iPhone e nos Windows Phones, o objetivo é que você não possa transferir mídia diretamente para o celular, dependendo sempre do iTunes/Zune, dois softwares proprietários que estão convenientemente associados à lojas de conteúdo digital.

      Nos Androids, como o hardware é a única forma de extorquir um extra dos consumidores, a ideia é que você não possa reaproveitar seu cartão de memória e seja obrigado a comprar memória adicional toda vez que trocar de aparelho.

      É claro que nenhuma empresa vai assumir que isso é verdade. O pretexto que elas usam é que a ausência do slot de cartão de memória permite construir celulares mais finos (ignorando o fato de que o Galaxy SII era uma lâmina de tão fino).

      • http://twitter.com/oroshy @oroshy

        Não acho muito falido esse argumento.

        • Ramon Melo

          Sim, essa é a prova de que um bom departamento de marketing e RP faz maravilhas.

          • http://twitter.com/oroshy @oroshy

            Okay, o que me parece que você é o um dos muitos que acham o que a Samsung faz é magico, como uns outros gritam pela Apple.

            Vou expor a minha ideia do porque eu não achei valido o seu argumento.

            No iPhone eu posso pegar as minhas fotos sem mesmo abrir o iTunes.
            No WP7S posso até concordar. Mas se o argumento fosse a segurança do sistema, ai sim seria um argumento válido. O iOS e o WP7 são sistemas blindados, ou seja, não execulta nada que não foi homologado.

            Sobre a sua opnião de que as fabricantes fazem isso para deixar o aparelho obsoleto, eu não concordo, pois tem muitas outras maneiras de fazer isso. Eu sou um cara que gosta de música e não uso os 16Gb do meu aparelho. Também não conheço muita gente que usa 16 ou 32 no “talo”. Tenho um amigo que carrega muita música pra isso ele comprou um iPod Classic que é o mesmo que eu faria.

            Pretextos vão surgir muitos todos os dias como os rumores os são. Mas ainda acho mais plausivel a questão do desempenho do que imaginar que seja conspiração para você sempre comprar outro aperelho.

            • Kessler

              Eu sou um dos que tem um iPod de 160GB (com mais de 80GB usados) e não acharia nada ruim ter mais 32GB no celular (eu tenho um cartão de 32GB, mas o meu tem pouca memória interna). Até porque eu não levo o iPod para todo lugar que vou, mas levo meu celular.

              Mas até entendo que eles não coloquem o slot, é mais uma fonte de problema considerando a quantidade de cartões ruins que existem à venda.

            • http://twitter.com/oroshy @oroshy

              Bom, celular quebra um galho com música mas ele não é um player de música.
              Eu não arriscaria fazer uma viagem longa longe de tomada ouvindo musica no meu celular.

            • Ramon Melo

              A Apple só bloqueia o que ela vende: músicas e vídeos. Fotos não fazem parte do catálogo dela. O mesmo vale para a Microsoft. Passar fotos para o X360 é fácil, agora tenta passar um vídeo ou um MP3 para ver no que dá.

              E eu não falei de comprar outro aparelho. O fato é que a Apple fatura bilhões de dólares anuais vendendo mídia e mais alguns bilhões vendendo memória superfaturada e ela não abrirá mão dessa grana toda só para dar aos seus usuários uma comodidade a mais (para a qual eles acabam nem ligando, no fim das contas).

              Não é obsolescência e sim uma forma de conseguir mais dinheiro dos consumidores. Um módulo de memória flash de 64GB custa uns 20 dólares para a Apple, mas ela cobra mais de 100 dólares a mais (no iPad) pela conveniência. Ao mesmo tempo, comprar músicas e episódios de seriados se torna mais interessante quando a única forma de sincronizá-los com o computador se disponibiliza a vendê-las especialmente a você (iCloud, Genius, etc).

              Por fim, a Samsung não é mágica. O que ela faz é passível de ser feito por qualquer grande fabricante de celulares. O fato é que ela não vende músicas e vídeos, logo não faz sentido para ela bloquear uma funcionalidade que vem bastante a calhar nos produtos dela (a linha Galaxy é conhecida por rodar praticamente todos os formatos e codecs de áudio e vídeo existentes). O mercado Android é guiado por números e um deles é a quantidade máxima de dados que um smartphone pode carregar (no caso do SIII, 96GB).

              Não existe vilão nem mocinho aqui. O que existe é uma funcionalidade capada para extorquir o seu dinheiro de um lado e uma funcionalidade oferecida com o mesmo objetivo do outro. A diferença é como os departamentos de marketing de cada lado fazem para convencê-lo do contrário.

      • Marcos

        Só tem um detalhe: São pouquíssimos os Androids sem entrada para cartão SD. Fico com a hipótese de piora na performance.

    • http://404forbidden.tumblr.com Forbidden_404

      32gb tá mais que suficiente pra mim

  • http://twitter.com/mfmateus @mfmateus

    Mesmo sendo aparelhos diferentes, comparativamente, na opinição de vocês vale mais à pena so Sony Xperia S ou o Samsung 3 ?

    • http://twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

      Sony certeza absoluta.

      (tenho um Lumia 800 e não troco tão cedo)

      • Carlos A.

        ué, lumia não é nokia? num entendi agora kkkk sua resposta

    • Ramon Melo

      Chega a ser covardia comparar o melhor Android do ano com um Xperia.

      • http://twitter.com/oroshy @oroshy

        Samsung mancha***

        A tela do G3 é e será a pior escolha que a samsung fez. Ela é uma tela descartavel.

    • Marcos

      SIII. Tanto por hardware quanto pelas adaptações de software que a Samsung fez. Certamente, será o melhor android do mercado por um boooom tempo.

  • Ronaldo

    Engraçado que com mais 150-200 reais no máximo, você consegue um iPhone 4s.

    • Lucas Herrera

      Na minha opinião esse celular é mais legal e bonito que um 4S.

    • http://about.me/iamthiagosilva iamthiagosilva

      Mas… os dois estão na mesma faixa de preço – qualidade, então… não seria lógico os dois terem um preço similar!?

      • Ronaldo

        Não diria que o xperia s tem a mesma qualidade que um iPhone. Mas não quero entrar em guerra de apple x world.

    • Marcos

      Falando sério, não trocaria meu Android middle-end por um iphone nem se fosse mais barato. As limitações da Apple realmente atrapalham a minha produtividade.

    • http://twitter.com/rafacst Rafael Silva

      Sim, por um pouco mais você consegue um celular com metade do armazenamento e uma tela menor. Ou também um Galaxy S III, por mais 300. Não quer dizer que é melhor ou pior, são preços diferentes e plataformas diferentes.

    • Mauricio

      Tax fora Ronaldo?? Pagar a mais por um Smart q tem recursos inferiores?? Reconhecimento facial, retina, NFC, chip quad core, câmera frontal 1.9 HD, tela HD, slot p micro SD, widgets, 70% dos apps grátis,gravar vídeo e bater foto ao mesmo tempo, Smart call, nao tem nem comparação c o Iphone, ahhh e tem o S Voice, q apesar d demorar mais q o Siri p/ responder, tem recursos q o outro nao tem!!

  • http://twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

    Na minha opinião muito superior ao Galaxy SIII.

    Sem mimimi de Ghz pra lá e pra cá…

    Ser Android com certeza é o de menos neste aparelho, e é isso que faz dele ser um super smartphone, a integração entre os produtos Sony é excelente, coisa que marcas como a Samsung e LG não fazem.

    Em breve tenho certeza que estaram brigando entre as grande em smartphone Nokia, Apple e Sony.

    • http://facebook.com/arthurpianor arthurpianor

      você escreve “muito superior” e não quer mimimi?

      sIII melhor do mercado sem dúvidas…

      • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

        Só tem alguns pobreminhas com o prástico.

  • http://bit.ly/marcosjahn Marcos Jahn

    Pena que é com Android :/

    • Ramon Melo

      Não entendi esse comentário. Se não fosse Android, seria só mais outro aparelho medíocre que não se destaca da multidão.

      • http://twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

        E como um Android se destaca sendo que a maioria dos aparelhos do mercado são Android?

        A Sony fez milagre no Xperia S graças a qualidade dos produtos Sony…

  • Claudio H.

    Eu estava em dúvida entre esse aparelho e o Razr, mas como a Sony demorou a lançar o Xperia S no Brasil eu acabei levando o Razr. Ambos são ótimos aparelhos, mas o Xperia S vence claramente devido a camera monstruosa e a qualidade da tela.

    • http://twitter.com/oroshy @oroshy

      Me apaixonei pelo Razr se fosse com Windows Phone com certeza seria o meu aparelho principal.

  • Alexandre

    Acho um desrespeito, um aparelho hoje em dia, sair sem ICS de fábrica. Deveria haver um boicote a esses aparelhos. Mesmo com promessas de atualização para o ICS.

  • d_mdc

    Faltou comentar o fato dele ser Dual-Core sendo que já está saindo smarts Quad-cores.

    • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

      Faltou comentar o fato de smarts Quad-cores serem iguais ou piores que os Dual-Core.

  • http://twitter.com/_fara @_fara

    “Botões padrão do Android funcionam quando querem;”
    Cara, é questão de costume. Claro que quem pega pela primeira vez pode até se atrapalhar mesmo, mas depois de algum tempinho com ele você já pega o jeito. Não é como se eles “funcionassem quando querem”.

  • http://twitter.com/daniellpita @daniellpita

    Bom. Eu fico em cima do muro qd o assunto é poder ou não utilizar cartão microSD para ter mais espaço de armazenamento. De qualquer forma, algo deste tipo seria uma solução?

    http://www.seagate.com/external-hard-drives/portable-hard-drives/wireless/goflex-satellite/

  • Heinrich Solidade

    Ótimo review Rafa. Só faltou maiores infos sobre games, já que o Xperia S é certificado pela PlayStation™.

  • http://twitter.com/AlissonEloi @AlissonEloi

    Não não vale a pena… confira a lista de assistência técnicas autorizadas… em MG só existe uma, a Sony não respeita seus clientes, estou com uma briga no PROCON comprei um ARC S no lançamento e até hoje nada…

    Se for comprar reze para nunca dar problema, porque ser der, ADEUS… só jogando na lixeira.

  • http://about.me/llemos Lucas Lemos

    Gostei do wallpaper. Já vem no celular ou você colocou? se colocou, posta aqui por favor!

  • Icaro Xavier

    Comprei um Xperia S e gostei muito do mesmo. Um celular fantástico. Porém, ele tem 2 defeitos que me tiram do sério. Primeiro que os 3 botões padrões realmente possuem pouquíssima sensibilidade. Fato! Não é questão apenas de costume, é falta de sensibilidade mesmo. Não entendo como a Sony deixou isso acontecer. Segundo, a localização do botão power, de modo que o usuário sempre tem que utilizar as duas mãos para desbloquear (pode até usar uma apenas, mas é muito desconfortável). Enfim, tirando esses dois problemas, é um aparelho fantástico, acho que só perde para Galaxy SIII, que é quad-core.

  • Icaro

    A falta de sensibilidade dos 3 botões padrões, para mim, é o maior defeito desse celular. Não é apenas questão de costume, mas sim de falta de sensibilidade mesmo. No mais, é um excelente celular.

  • Rafael

    Uma vergonha ele já sair de fábrica desatualizado. ICS daqui a pouco completa 1 ano de vida e essas empresas ainda fabricando smartphones com uma versão ultrapassada.

    A @garotasemfio já avisou que não vai mais receber nenhum android que não tenha ICS para fazer reviews. Acho que todos os outros deveriam fazer o mesmo. Quem sabe assim essas empresas não criam vergonha na cara.

    • Alexandre

      Assim como comentei, é um desrespeito. Nem sei se vão atualizar. As empresas não dão nenhuma garantia, só falam que num futuro ou no próximo semestre….

  • Afonso

    Rafael, parabéns pelo review. Realmente ficou muito bom, só faltou mesmo comentar sobre jogos. Uma coisa que ninguém questionou aqui é em relação ao custo x benefício. Comprei o meu na pré-vendano do site da Sony por R$ 1583,12 a vista no boleto (12% de desconto), e acho muito mais negócio que pagar R$ 2100,00 pelo SIII. E mesmo que o SIII tivesse com o mesmo preço do Xperia S, ainda assim ficaria com o Sony pela sua excelente câmera, pela tela com Bravia Engine e por ser um aparelho totalmente em HD, seja na exibição na tela ou na sída HDMI ou nas filmagens e até mesmo na câmera frontal. Outro fator que contou bastante na escolha é em relação ao fabricante, pois pra mim o nome Sony é sinônimo de qualidade e durabilidade. Enfim, investimento certeiro com certeza. Confiram um vídeo em full HD filmado com o Xperia S: http://migre.me/9w3qU

  • http://brasfootbrasil.net Caio Vidal

    Muito massa, realmente o design é impecável.

  • Sérgio

    Oi Rafael. Parabéns pelo seu Review. Muito bom! Eu só tenho uma pergunta… Esse aparelho você comprou na Claro?! Pergunto isso por já ter me aborrecido com um Galaxy S da Claro que vem cheio de “coisas travadas” pela Claro… Justo no Android que é para ser uma plataforma mais aberta…

  • patrillio

    a sony lançou ele ja com a atualizaçao 4.0 ics, e aqueles que nao estao com 4.o ela ja disponibilizou
    fonte: sony inside. tenho um xperia S e ele já veio atualizado te amo sony mesmo tendo vacilado no xplay falando que ia lançar a atualizaçao e nao lançou mais nao deixou a desejar no xperia S

  • 71nhoW

    Galera,

    Sou novo no mundo android, mas nesses 8 meses que “futuquei”, posso dizer com toda a certeza, ICS (ainda) tah muuuuuuuito incopatível com alguns apss, principalmente jogos…

    Ao passo que o GB, roda T U D O ! !! !

    Sem contar que, mesmo que a Sony naum disponibilizasse o ICS, tem como fazer “por fora” tranquilamente…

    Sei q isso eh agora, que os novos apps jah estaum vindo atualizados para pegar ICS mas quem vive android na veia como eu, sabe o que toh falando…

    Eu tenho o galaxy S, fiquei doido pra pgah o SIII, mas SINCERAMENTE, naum gostei mto do design e principalmente das cores disponíveis, mas sei q eh um P… smart…

    Enfim, vou apostar nesse Xperia S, pego amanhã…

    Abs!

  • kennedy

    comprei o meu ontem, to na expectativa pra chegar *-*

  • Marcus

    Não sei o que aconteceu, mas meu xperia s travou, e ficou imóvel. Tive que esperar a bateria acabar, e botar para carregar, ele carregou, ligou novamente, e travou mais uma vez, com a luz de como se estivesse carregando sem apagar, mesmo depois de ter tirado do carregador, muito estranho isso, irei ver este problema amanhã. Pois um aparelho tão caro acontecer tais coisas? Muito estranho.

    • Charles

      Cara, tu só tens que segurar o botão de ligar/desligar e o botão de aumentar o volume simultaneamente que o celular desliga…Não precisa esperar a bateria descarregar não!

  • Marcus

    Muito estranho mesmo esse problema.

  • RC3

    Chegou no sábado… Ontem derrubei.. Deu uma dor no coração…. Mas até o dia de hj estou tentando achar algum risco tela ou carcaça… E nada… Itacto.. Tinha um Defy.. Dei uma batidinha na parede e logo apareceu um marca…

    Bem, pelo jeito bagulho é bom….

  • Angelo

    O Meu xperia s travou tambem, ía comecar a navegar no site e travou, nao tenho como fazer nada no aparelho a opção é esperar acabar a bateria. E depois ligar novamente.

    • Charles

      Pow Cara, não precisa esperar a bateria acabar não, é só apertar simultaneamente o botão desligar e o botão de aumentar o volume que ele reinicia!

  • Rafael

    Tenho um Xperia S e um iPhone 3gs, o celular da Sony demora mto mais pra carregar a bateria do q o iPhone… Alguem sabe se isso é normal ou se meu aparelho esta com problema?

  • Thayná

    Gente gostei muito desse smartphone me parece muito bom mais to com uma duvida terrivel compensa compra o sony xperia S ou o Galaxy S3 ? por favor me ajudei pois tneho qe compra mais rapido possivel to com muita duvida.

  • Hugo Estrella

    Pessoal, faz quinze dias que comprei o meus Sony Xperia S e após atualizar os aplicativos dele ele começou a travar. Além disto o aparelho esta esquentando muito e cheirando a queimado. Estou indo reclamar na página da Sony Mobile oficial no Facebook. Mas quero saber se alguém já conseguiu alguma solução para este problema, e como foi?

  • Fabio Martins

    Tenho um XPeria Arc e logo mais vou trocar por um XPeria S com mais de mil reais de desconto à vista pela minha operadora (Claro). Vi uma série de questionamentos e defesas também sobre o aparelho, mas poucos comentaram sobre alguns aspectos. Um deles é a câmera. Meu Arc detona neste quesito. Junto com alguns apps tipo Camera 360 e HDR Pro, simplesmente aposentei minha câmera digital compacta, fora que o celular está sempre à mão, não perco um momento que julgue interessante fotografar – e eu adoro fotografar. E, ao que tudo indica, o XPeria S é ainda melhor. Outro aspecto – este sim que ninguém aqui comentou – é a total conectividade do celular com outros aparelhos Sony. Vejam bem, não estou falando de “nuvem”, “apple TV”, gadgets e/ou cabos caríssimos que não são encontrados facilmente no Brasil. Falo de uma marca que é presente no nosso país, é muito fácil ter uma TV, um som, um home theater, um notebook da marca pro aqui. Eu tenho, e integro todos os aparelhos entre si, sendo que com o XPeria Arc controlo tudo via DLNA, incluindo o home theater. Agora, com o XPeria S, vou poder usar meu celular como media center sem fios. Sobre desempenhos e afins, é muito detalhismo que só os “entendidos” dão tanta importância. Sim, Samsung SII é bem superior em desempenho ao meu Xperia Arc, mas para o que preciso está ótimo e, repito, câmera e recursos multimídia é insuperável – o que dirá com o Xperia S. Sobre a questão do cartão de memória, sendo sincero, não vejo necessidade de ter mais que 32gb, ainda mais que é para o telefone ter melhor desempenho, pelo visto. Bola fora mesmo é a Sony vender o aparelho com o android antigo, mas eles sempre atualizam via PC Companion (pode até demorar, mas atualiza sim!). Por fim, falando ainda sobre as necessidades de cada usuário, o iPhone e todas as restrições da Apple simplesmente não me interessam (fora que a Claro me venderia o iPhone 4S por 600 reais a mais que o Xperia S). Dentro de minhas preferências pessoais e prioridades quanto ao uso de um smartphone, fico com o Xperia S também por ter simpatia à marca – porque não? O Samsung SIII pelo visto ainda é o topo em desempenho, mas visualmente é horrível e estilo também para mim conta. Tarefas mais pesadas eu uso um tablet ou notebook – simples assim.

  • Wagner

    Comprei um Sony Xperia S, o aparelho de fato é muito bom, mas esta historia que em 30 minutos, ele carrega 80% da bateria, é LENDA, o meu demora em medida de 2:40hs para carregar 90%, muito lento, achei que era problema, ja troquei 3 vezes o aparelho na Claro, mas continua do mesmo jeito, unico ponto extremamente Negativo!!

  • Cleodimarr

    Meu xperia s travou e está esquentando muito,nao consigo desligar,que decepção…

  • http://twitter.com/marco_sa @marco_sa

    Há 2 meses comprei um Xperia S e estou extremamente satisfeito com o aparelho. A câmera realmente é imbatível e foi a principal desculpa para escolhê-lo em detrimento do SII (e não o SIII). Ele roda perfeitamente com o Android 2.3, mas a minha curiosidade enorme fez que eu atualizasse de maneira não-oficial para o 4.0… e está ainda melhor. Por exemplo, o player de músicas agora é o Walkman e, não sei se só impressão, mas as músicas estão com mais qualidade. Também por causa da atualização pude trocar o Opera pelo Chrome como browser… Então, acho que fiz a melhor escolha nesta faixa de preço.

  • Renan

    Estou com o Xperia s faz 1 mês. O design e a câmera são pontos muito fortes no aparelho, porém não estou satisfeito com algumas coisas. Vi os comentários sobre travamento e o mesmo aconteceu comigo. Na primeira vez reiniciei segurando o Power e o botão de volume, porém o problema ocorreu umas 3 vezes já! Alguns jogos travaram como “temple run”, jogo que tenho em um iPod touch e roda normalmente. O celular esquenta bastante realmente, mas com isso não me preocupei tanto, pois meu amigo tem um SII e esse costuma esquentar também. O aplicativo do facebook trava demais e sempre tenho que forçar seu fechamento pro mesmo voltar. Outro fato muito curioso é quando bloqueio o celular. Aparece a hora e botão para deslizar e desbloquear, porém algumas vezes, quando bloqueado, aparece o mesmo só que com outra interface..Outra fonte, o botão de deslizar diferente…isso é bizarro! (postarei fotos depois…)
    Enfim, sempre confiei na Sony, porém tive problemas com o ps3 e agora com o Xperia…alguém obteve soluções pros problemas que citei?

  • Val Campos

    Comprei este smartphone após roubarem um Samsung Galaxy S2 meu, eles são muito parecidos.
    Comparando os dois eu diria que prefiro o S2, o Xperia S tem um botão que realmente torna difícil sua agilidade, as vezes, quando retorno uma pagina ele demora para carregar os ícones da página inicial e o celular trava com frequencia.
    Sua camera é otima, mas não tem o componente que melhora a foto ao tremer, então muitas fotos saem distorcidas.
    Na qualidade video, também não tenho o que reclamar, tem excelente definição.
    O Iphone 4S que é um aparelho que também tenho eos botões funcionam super rapido,mas é para quem está acostumado com a Apple e seu apple store, muitos itens são pagos, diferente da Samsung ou Sony.

    Fica ai a dica, se estiver na duvida em qual comprar , va no S3 e se estiver com menos grana o S2 também fará tudo o que voce precisa.

    Sinceramente, se pudesse voltar a trás eu teria comprado o Samsung Galaxy S3, ou até mesmo um S2

  • Val Campos

    Os problemas que o renan citou tenho todos também e esqueci de mencionar a duração da bateria, que de longe é a melhor.
    Para mim esta durando cerca de 2 hs. Uma porcaria.

  • Renan

    Atualizei o sistema do celular e boa parte dos problemas se resolveu.

  • Renan

    Val Campos, tente atualizar para o ICS 4.0.4. Todos os meus problemas se resolveram.

  • http://www.facenook.com.br Eric

    Comprei o aparelho faz 3 dias, estou muito satisfeito, porem tenho uma coisa a reclamar dele, no segundo dia quando fui retira-lo do bolso, como um outro momento qualquer, assim que olhei para a tela havia um risco, e logo vi que era um aranhado, se passase levemente a unha dava para sentir a profundidade do mesmo. Não sei de onde apareceu este arranhado, pode ser q eu tenha coloca minha chave acidentalmente no mesmo bolso q ele, mas, de qualquer forma, isso não poderia ter acontecido com facilidade, ja que no próprio site da SONY diz que a tela do celular é totalmente a prova de arrahões ou riscos, e logo o aparelho não vem com película protetora de fábrica, isso reforça que o aparelho é resistente a riscos, mas comprovo que não é o q diz ser.
    Depois arrumei uma pelicula protetora para ele e deu tudo certo, mas o arranhão, infelizmente, continua la.
    No mais, o aparelho é ótimo!

  • erlan

    ola gente,
    alguem me esclareça uma duvida
    eu tinha um xperia neo, e curto mto o lance de jogos no celular , sempre instalava jogos q sao pagos no google play, diretamente do cartao de memoria , baixando por ai pela internet

    no caso do xperia s que nao tem cartao de memoria, sera possivel tambem passar os arquivos dos jogos e o instalador pro telefone e instalar normalmente como era feito atraves do cartao de memoria,???

    quem puder ajudar agradeço, obgd

  • Valterluiz

    Adquiri um xPeria P faz uma seana e ate agora, nao consigo exibir as fotos que tiro com ele. Os vides sao exibidos normais, clicando em cima do arquivo de video. Mas as fotos ano abre, aparece uma tela Preta sem imagem. Se transfiro a foto para o PC ela abre normalmente. Mas no xPeria P nao aparece nada. alguem pode me ajudar

  • Veditto

    Lindíssimo o Xperia S, será meu próximo smartphone :) Sony é Sony, e parabéns pelo review :)

  • agleisonpublicidade

    Eu tinha um Xperia mini pro, x10, e como a Sony tem uma ótima qualidade de som resolvi trocar meu cel por outro Sony. Comprei 1 Xperia S dia 15/4, já com a versão do android 4 ICS. Tava numa grande dúvida entre ele e o Razr i, e do desde ontem, dia 24/04, to começando a me arrepender da escolha. Já que tem um bom processador de 2 núcleos e uma boa memória interna, instalei vários jogos e aplicativos. Mas o começo da chateação foram os lags. Está dando lags com as os players de música poweramp e player pro, mas lags violentos, de parar a música por alguns segundos. Depois, os aplicativos começaram a demorar muito prá responder, parece meu antigo celular que tinha o android 2.1. A camera é boa, mas demora a responder e o álbum tá demorando prá carregar. Facebook, Youtube, mesmo com wi-fi, também estão lentos e o pior, que tá me deixando com muita raiva, quando fecho ou saio de um app para a tela inicial, os ícones demoram prá carregar, e não são muitos ícones que tenho na tela inicial. Não sei se peguei um celular ruim, mas já comecei a tomar minha providências. Entrei no site da Sony e através do chat a atendente informou para atualizar o celular através do PC Company. Se isso não resolver devo procurar uma assistência técnica. Agora, pergunto: isso tá acontecendo somente com o meu celular?

  • celsoyh

    Ainda vale a pena pegar o Xperia S?

  • kelven141

    Cara eu compre meu faz alguns dias e já atualizo sem eu dar conta para o 4.0 e estou bem satisfeito por enquanto. Não trava, nem nada, mas ainda estou conhecendo o aparelho. E uma coisa eu pelo menos não custumo colocar muita coisa na face do celular não, deixo tudo no menu mesmo.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha