Início » Software e apps » Microsoft conta como fez o aplicativo de email do Windows 8

Microsoft conta como fez o aplicativo de email do Windows 8

Menos botões e menos recursos para atender usuários médios. Ficou bacana.

Por
2 anos atrás

Ainda não estou totalmente convencido de que o Metro é a melhor aposta em termos de inovação visual para computadores pessoais. Em tablets pode até ser; em máquinas de trabalho não. Pelo menos o aplicativo de email (ou Mail, nome em inglês) parece que atende bem as necessidades do usuário que adota o software. Nessa semana a Microsoft publicou um artigo no qual enumera algumas das decisões a serem tomadas para fazer um cliente de email do zero e totalmente focado na experiência do usuário.

Esqueça o Live Mail porque este software foi para o limbo no Windows 8. De fábrica o Mail vai suprir as necessidades básicas de qualquer pessoa com uma conta de email. Aliás, com duas ou três contas de email. A Microsoft recolheu as estatísticas para uso de email e chegou à conclusão de que o internauta usual tem uma conta de email para assuntos pessoais, outra para coisas do trabalho e talvez uma terceira conta para receber avisos de descontos, cupons e toda essa bobagem que a gente insiste em assinar mesmo sabendo que nunca vai comprar nada.

Pastas praticamente não são usadas, diz a MS. Tudo bem que no trabalho cada mensagem que recebo entra em pelo menos uma pasta. Contas de email de pessoas “comuns” não funcionam assim, então não puseram tanto foco no recurso para gerenciar cinquenta ou mais pastas (palavras da companhia). Também detectaram que as pessoas normais recebem mais ou menos 180 mensagens de email por semana. Pode comparar com a sua caixa de entrada — aposto que você recebe mais. Usuários pesados de email, mostram as estatísticas, chegam a receber até 2.100 emails numa única semana.

Email no Windows 8

De posse desses dados, a maior fabricante de software do mundo (dizem alguns analistas; eu não sei ao certo) desenhou o aplicativo Mail que você vê acima. Simples, com poucos recursos, visual fluído e quase nada de botões.

De acordo com a companhia, optou-se pela interface com três paineis para mostrar as informações relevantes tirando proveito dos monitores widescreen. Um toque dos dedos permite pular de uma conta para a outra. No painel do meio aparecem os destinatários e o assunto da mensagem somente, com direito a uma foto ao lado da pessoa que a mandou. Para a gente reconhecer rapidamente os amigos, familiares e pessoas que importam para nós, diz a Microsoft.

Ler a mensagem é mais sossegado porque elas ficam compreendidas em uma largura de 640 pixels sempre que possível para evitar o cansaço dos olhos. Lá no topo aparece uma foto enorme do remetente, para que não haja dúvidas da procedência.

Escrever email

Mandar um email abre uma nova tela ainda mais simples. Dois paineis: à esquerda mostrando os dados do destinatário e à  direita mostrando o assunto da mensagem e o conteúdo. A Microsoft diz que optou por separar em duas seções distintas porque a exibição de teclado virtual tomaria boa parte da tela. Dessa maneira os elementos visuais ficam organizados, bem distribuídos e ainda funciona bem (essa é a promessa) em tablets.

Escrever email no iPad 2 / iOS 6

Eu não pude deixar de comparar com a interface do meu iPad 2 para escrever mensagens. Realmente, pelo que posso observar, há mais espaço e é mais cômodo digitar texto para um email no Windows 8. As informações parecem mais organizadas. No tablet da Apple tudo parece menor, um estímulo para que o usuário coloque o poder de síntese em funcionamento.

Repare que os botões virtuais no Windows 8 são bem poucos. No canto superior direito tem como escrever uma mensagem ou mandar a que está selecionada para a lixeira. Pouparam recursos para que o dono do dispositivo não se perdesse em meio a tantas opções. E quer saber? Essa economia faz bem. Simplifica as coisas.

Ainda falta a possibilidade de selecionar várias mensagens e usar o bom velho arrastar-e-soltar para coloca-las em uma determinada pasta. Não custa nada implementar esse recurso. E a compatibilidade com alguns serviços de email precisa ser modificada para que o sistema entenda quando é para excluir e quando é para “arquivar” um email.

Essas são as poucas broncas que eu tenho com o Mail da Microsoft. Ah, sim: ainda falta a opção de modificar a assinatura de email. Esse sim é de vital importância.

  • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

    é possível selecionar várias mensagens, eu fazia isso quando estava com o RP, e excluia várias de uma vez, basta clicar em cada uma com o botão direito!!

    Enfim, eu gostei muito é bem prático, bem limpo, resumindo: Simples!
    e além de tudo, extremamente rápido!

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      ps: não tenho certeza, mas se não me engano, vá na barra charms, configurações quando o app estiver aperto, e as configurações se adaptam de acordo com o app, nesse caso o mail, e se não me egano, tem uma opção pra mudar a assinatura, lembro que no CP desativei as assinaturas!

    • http://twitter.com/oroshy @oroshy

      sim tem mesmo a opção de selecionar muitas. Bom eu estou usando desdo Rp e estou muito satisfeito. No começo acha estranho e também pensava que somente para uso domestico seria bom. Mas eu trabalho nele e posso falar que é tão bom quanto o Win7.

  • http://twitter.com/william_movibe @william_movibe

    O único defeito, se é que podemos chamar de defeito pois não encontrei solução, é alterar a Assinatura do email. Também não consegui acrescentar outra conta que fosse diferente do Hotmail e Gmail que são padrões do Mail do Metro que creio que seja através do Exchange. Mas a interface realmente me agradou muito

  • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

    Arrastar e soltar me faz falta, principalmente para quem usa o Hotmail. Mas dar para selecionar várias mensagens sim.

  • http://@leandrhartmann Leandro Hartmann

    Vou ser sincero as meterias daqui desse blog não sou boas, pensava que era de um publico aberto porém não de caráter pessoal. Vou deixar de acompanhar ele por causa disso.

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      Tchau!

    • Kessler

      Um blog dando opiniões pessoas, parem as prensas!

      • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

        Esse mundo todo errado né? tsc tsc tsc

    • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

      Não entendi seus motivos, o que desagradou você, estou falando sério.

      • https://www.facebook.com/FernandoMossmann Fernando Mossmann

        Basicamente, ele não gosta do fato de o tecnoblog ser um blog! :P

        • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

          Inteligente da parte dele procurar jornalismo imparcial num blog.

          • http://twitter.com/RohdMatthah @RohdMatthah

            Realmente este blog não deveria dar sua opniao, tem que dar fatos para que o leitor tenha suas conclusões, e isto não acontece aqui.

            • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

              Não amigo, BLOG é um lugar exatamente para dar opinião. Se fosse um portal de noticias ai seria outra coisa.

  • http://twitter.com/allancancian @allancancian

    Thássius, eu tenho usado o Windows 8 RP totalmente desde que foi liberado. Acho que, após um treinamento que a MS deve ensinar com pesadas campanhas de marketing, o sistema vai bombar. Eu adoro “brincar” com os sistemas, por isso creio me acostumar mais rapidamente que as outras pessoas (espero estar redondamente enganado).

    A interface do Win 8, embora um pouco estranha para PCs, é boa de ser usada com um mouse e um teclado físico. O sistema é leve (parece, pelo menos) e demora cerca de 10~13 segundos para o WIN8 dar boot (e meu computador não é bom, vai por mim….).

    O Windows 8, na minha opinião, vai para frente. Entretanto ele deve acabar primeiramente com uma coisa: o medo das pessoas com o novo!

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      Também achei tranquilo usar com mouse e teclado!! Aqui no meu, sem SSD demorava(quando tinha) entre 8~10 segundos, quero ver como vai ser nos SSD com UEFI, vai ser instantâneo :p

    • Denis

      Ao contrario do que as pessoas dizem eu também não achei ruim usar a Interface Metro com mouse+teclado, me adaptei rapidamente, tem vários aplicativos inúteis ainda, porém os que eu uso sempre e gostei foi o Mail, Message, Jogos do Xbox live, Temperatura e o Music.

      Até minha irmã que é super leiga não teve nenhuma dificuldade em usar o Windows 8 com Mouse+teclado, fora que o boot é realmente muito mais rápido e sim também acho e estou torcendo para que o Windows 8 faça muito sucesso.

      • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

        Também foram os apps que eu mais gostei!! Passei mais tempo no metro que no desktop, só acessava o desktop para usar o photoshop, nem para o youtube eu usava mais!

        Amigos meus, que pouco sabem a diferença entre “o computador com a maçã atrás” e os demais, ficaram impressionados e pediram pra eu instalar no netbook, que dizem ser note notebook deles!

  • http://twitter.com/AntonioVeras @AntonioVeras

    Não é para meu e-mail do trabalho.
    Uso muitas pastas e regras/filtros. Quem sabe no futuro?
    Meu backup do Thunderbird é de apenas 5Gb.

  • Paulo

    Puts… Uso MUITASSSSSSSSS pastas no meu hotmail.

    Muitas mesmo. Tem e-mails que vão direto pra algumas pastas, e coisas importantes eu sempre guardo em pastas que criei.
    Se não tiver isso no Mail do Windows 8 Final, vai ser triste.

    • http://twitter.com/allancancian @allancancian

      Tem sim, já tem! Você pega um email e coloca na pasta. Se o seu é automático, acredito que vá automaticamente para as pastas de lá também (com sinal da quantidade de e-mails n lidos).

      • Denis

        Sim, os emails vão pras pastas que você configurou automaticamente :D

      • Paulo

        Instalei o W8 em uma VM para mexer um pouco.

        Notei que o Mail é um pouco confuse essa parte de Pastas, realmente.
        Quando abro uma pasta, ele não carrega todas as mensagens que tem nela.
        Apenas algumas.

        O mesmo eu notei no People, com as atualizações do Facebook e etc. Só algumas aparece.
        Obviamente, pode ser por causa do Beta né. Mas espero que melhore isso

        Uma coisa que notei usando o Windows 8 por algumas horas, é a falta do relógio aparecendo o tempo todo.
        É uma bobagem, mas eu me baseio olhando só no relogio do computador. E ter que descer o mouse no canto, pra aparecer aquele relogio não é muito pratico.

        • Paulo

          Isso no Metro, claro.
          Na versão da Area de Trabalho Classica isso não acontece.

          • Renato Frota

            O Mail é configurado para sincronizar apenas as últimas duas semanas. Se você quer ver todos os e-mails é só aumentar o prazo.

            Ele foi feito para uso ‘corriqueiro’, como nos tablets (apesar de estar conquistando fãs de outros apps mais robustos como Thunderbird, Live Mail, e até do próprio Outlook, pelo visual clean).

    • Andre

      Fica tranquilo, as pastas que ele exibe são as pastas online, e se você criou regras dentro do Hotmail, elas continuam funcionando do mesmo jeito no App.

  • Marco Queiroz

    Fora a bronca com o Windows Phone.

  • Andre

    “De posse desses dados, a maior fabricante de software do mundo (dizem alguns analistas; eu não sei ao certo)”

    @Thássius Veloso, você tem dúvidas de que a Microsoft é a maior empresa de software do mundo?
    Se tem dúvidas é porque tem outras referencias.
    Poderia nos dizer quais?

  • Rafael Machado

    me deparei com o maior problema hoje:
    como desligar o Windows 8 se o mouse pára de funcionar?

    • Andre

      ALT + F4 ou WinKey + C ou CTRL + ALT + DEL

  • Pierre

    Parei de ler em “pastas quase não são usadas”. Nunca vou usar esse aplicativo, tenho mais de 80 pastas no email. O cliente de email do windows phone já me dá nos nervos.

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      na verdade, suas pastas aparecem no app! Só não pode criar ;D

      • Pierre

        No windows phone, as pastas não são sincronizadas automaticamente. Preciso acessar a pasta e sincronizar. Aí ele baixa TODOS os emails dela.
        E ele trata os labels do gmail como pastas, aí não me permite deixar o mesmo email em dois labels, ou definir um label sem tirar da inbox.

        • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

          só uma dúvida, o que seria label ?
          Não uso o Gmail

          • Renato Frota

            Label = Marcador.

            No Gmail você pode marcar um e-mail como “Resolver Hoje” e como “Trabalho” ao mesmo tempo, e outro como “Resolver Hoje” e “Família” ao mesmo tempo.

            Ao abrir o Marcador “Resolver Hoje”, você verá esses dois e-mails, e também os verá (separadamente) abrindo os marcadores “Trabalho” e “Família”.

            No Mail você só pode mover o e-mail para uma pasta (marcador) por vez.

      • Renato Frota

        No Mail que acompanha o Win 8.1 (não usei anteriores) pode criar sim. É só clicar com o direito em qualquer pasta e aparecerá os smart buttons no rodapé, um deles com as opções de pasta.

  • http://www.agenciawfour.com William Nascimento

    É bom e fácil de usar. Um belo aplicativo para email. A simplicidade que estava faltando

  • http://twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

    Nem li tudo…só pelo print do Mail comparado ao email no IOS já vi que o resultado ficou sensacional.

  • http://7megas.wordpress.com/ 7megas

    Ainda bem que não uso GMail. E nem Hotmail.

  • http://www.segundachuvosa.blogspot.com Gabriel

    Bom, espero que o uso do Windows 8 seja agradável como o Windows Phone 7.5 mas tenha os recursos básicos oferecidos pelos outros SOs. Algumas vezes, sinto que a Microsoft pegou muito forte a filosofia da Apple de oferecer melhor experiências antes de tudo e acaba deixando algumas limitações irritantes no sistema…como a Apple.

    • Pierre

      Exatamente como eu me sinto no windows phone. Como ex-usuário de android, é frustrante descobrir que alguma coisa simplesmente não pode ser feita.

  • http://twitter.com/WelingtonSouza @WelingtonSouza

    É possível incluir contas como a do Gmail, sem essa ser necessariamente colocada como ID do Windows Live?

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      sim….
      abra a barra charms, quando estiver com o app aberto, clique na opção configurações (ela e a pesquisa, se adaptam de acordo com o app), e nela escolha adicionar contas, lá vai ter “Microsoft” e Gmail/Google

      • http://twitter.com/WelingtonSouza @WelingtonSouza

        Valeu Vinicius!

        • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

          :)

    • http://twitter.com/TatoGomes @TatoGomes

      Sim. Porém, com limitações. Você pode adicionar apenas contas do Hotmail, Gmail, Exchange e só, se não me falha a memória.

      • http://twitter.com/WelingtonSouza @WelingtonSouza

        Obrigado Tato!

  • http://www.agenciawfour.com William Nascimento

    O app ficou ótimo. A Microsoft enfim colocou as necessidades dos usuários em primeiro lugar. Com este app utilizar o email via navegador vai ficar cada vez mais raro.

  • Geraldo

    Olá galera, tudo bem. Eu estou usando o Windows 8 desde que foi leberada a Release Preview em Portugues, e queria uma ajuda com relação ao App mail. Como eu faço para encaminhar uma mensagem recebida para uma outra pessoa. Eu não encontrei essa opção. Alguém pode me ajudar?
    Eu agradeço quem souber me ajudar.

  • Alexandre

    No App Mail não aparece todas as minhas mensagens, as antigas.

    Fica só aparecendo as novas do dia que instalei o Windows 8 pra frente, como faço pra ver todas?

  • Neuber DCastro

    Ola, para mudar a assinatura é só ir no canto direito (inferior ou superior) mover o mouse ao centro do lado direito da tela, selecionar a opção “configurações” depois “contas”, escolher qual conta quer mudar a assinatura e lá onde tah escrito “enviado do meu windows” é só por o que quiser.

    Sobre adicionar outras contas q não gmail ou hotmail, já lah em configurações / contas / adicionar uma conta tem a opção “outra conta”, pode colocar qualquer e-mail, tente deixar ele encontrar os servidores automático, se não conseguir pegue os endereços IMAP ou POP3, SMTP e suas respectivas portas e todas as outras configurações que não forem padrão como ssl, autenticação….

    Só não consegui achar o botão “encaminhar e-mail” nem no menu de contexto, será que não tem essa opção? Alguém ai já conseguiu?

  • Felipe A Ribeiro

    Neuber,

    Quando clicar em “responder” (ctrl + r), aparecerá a opção “encaminhar”.

  • rq.igor

    como faço para alterar a foto que está sendo usada no email nativo? Já troquei a foto no gmail, no próprio Windows 8, entretanto, continua a foto antiga no perfil do email nativo.

  • vivi

    Boa tarde!
    Muito útil as informações do blog, parabéns! Estou apanhando com o win8 e nao uso o computador porque não tem cliente de email como estava acostumada com o win7 o thunderbird e o outlook que não precisa logar e fica ali na barra de tarefas o icone – nao sei a versão – mas eles eram muito pratIcos, a qualquer momento estavam ali disponiveis todos emails pastas sem precisar usar o navegador nem fazer log in, não mudava as páginas, ficavam ali todos juntos. É isso que eu quero no windows8. VOCES SABEM Se esse Metro ou Mail é assim sem navegador e da PRA USAR MEU EMAIL DO TERRA NELE?
    é gratuito? ou voces indicam algo maia pratico sem live outollok.com etc…
    Por faVOR HELP ME KKKK
    Começando do zero, meu note nao ficiona se eu tirar da tomada, acho que é o tal de instant que nao deixa a bateria carregar, mesmo ficando dias na tomada e desligado, ela nao carrega mais que 36%.
    Obrigada e conto com a juda de voces.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha