Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Em mãos: Android 4.1 Jelly Bean

Uma das maiores novidades do Google I/O é a nova versão do Android. Dessa vez, o nome do doce é “Jelly Bean”, que uns chamam de jujuba, outros chamam de delicado e eu chamo apenas de bala. A atualização estava prevista para Galaxy Nexus, Nexus S e Motorola Xoom para a metade do mês de julho, mas o arquivo já vazou. Instalei o Jelly Bean no meu Galaxy Nexus e abaixo você confere as principais novidades que a atualização trouxe para o telefone.

Google Now, o assistente virtual

Se tem algum recurso que merece ser destacado nessa atualização é o Google Now. Trata-se de um assistente virtual como a Siri do iOS, mas de forma ainda mais inteligente. Ao contrário das versões anteriores, o reconhecimento de voz agora parte do próprio aparelho, não dependendo dos servidores do Google para decodificar a voz e transformá-la em texto. Com isso, o processo de utilização fica bem mais rápido, principalmente quando o celular está conectado via 3G.

O assistente não depende exclusivamente de ações de voz. Como o Google já tem acesso a praticamente toda sua vida, o assistente aproveita as informações coletadas para exibir dados relevantes ao usuário. Dentre eles, previsão de tempo com maior precisão (mede até o bairro), bilhetes de viagem, locais próximos à você, trânsito local (incluindo estimativas de tempo de chegada do local onde você está até a sua casa), traduções e placar de eventos esportivos.

Google Now liga para estabelecimentos | Clique para ampliar

Todas essas informações são armazenadas no que o Google chama de “cards”, e o acesso é bem simplificado. A tela de bloqueio foi redesenhada, e ao clicar na bolha de desbloqueio, surgem três opções: câmera, Google Now e destravar o celular. Além disso, ao pressionar e segurar o botão “Home” em qualquer parte do sistema surge um atalho para abrir o assistente com facilidade.

Nos recursos de voz, muitas das ações são similares ao Siri, da Apple. É possível marcar compromissos para determinado momento, ativar o despertador, pesquisar definições e traduções de palavras, buscar a previsão de tempo e pontos de interesses próximos, como restaurantes, postos de gasolina e hotéis, bem como ligar rapidamente para algum ponto de interesse disponível no Google Maps.

Achei o assistente muito útil, mas devo ressaltar que os comandos de voz não funcionam em português. Acredito que não deva demorar muito para que o recurso seja implementado, afinal, a busca por voz funciona muito bem. Aliás, ainda não é possível utilizar os comandos de voz se o idioma do celular for diferente do inglês.

Nova barra de notificações e central de compartilhamento

O sistema de notificações do Android que já era ótimo ficou ainda melhor. No Jelly Bean, a barra de notificações foi totalmente redesenhada, com maior destaque para as informações. Elas também se tornaram mais interativas: ao tirar uma screenshot, surge uma notificação com a imagem em tamanho bem grande, podendo compartilhá-la dali mesmo. Ao receber um SMS, a mensagem é exibida e dali é possível responder ou retornar com uma ligação.

Com as notificações dinâmicas, surge um leque de possibilidade com aplicativos. Claro que nem deu tempo dos desenvolvedores se adaptarem para aproveitar o máximo do sistema, mas vejo em um futuro bem próximo que apps se atualizem para aproveitar maiores atividades e prender ainda mais o usuário.

Além disso, a gloriosa central de compartilhamento do Android ganhou uma pequena mudança. Agora, as opções são mostradas em ícones, e não listas, como no Ice Cream Sandwich ou anterior.

Mudanças não tão perceptiveis

Embora o design do sistema não se diferencie muito da versão anterior, o Jelly Bean ganhou inúmeras melhorias por baixo do capô. Uma delas é a atualização incremental de aplicativos: na nova versão do sistema, não é necessário baixar um aplicativo inteiro depois de sua atualização, e sim apenas o que foi modificado. Com isso, quando aquele seu aplicativo de quase 500 MB for atualizado, fique tranquilo que não será necessário baixar tudo de novo. Isso é excelente para quem tem pacotes de dados controlados ou conexão lenta com a internet.

Tem até Emojis no Jelly Bean | Clique para ampliar

Tem até Emojis no Jelly Bean | Clique para ampliar

Ao contrário do que foi anunciado, o Chrome não é o navegador padrão. O navegador antigo continua lá, firme e forte, mas não traz todos os benefícios do Chrome, como sincronização de abas. Para quem ainda deseja ter suporte ao Flash, é uma boa pedida. Quem eleger o Chrome como padrão não precisa fazer muito esforço: basta ir nas informações do aplicativo e desativá-lo. Assim, não surgirá nenhuma caixa de seleção ao abrir um link em algum aplicativo.

O teclado não mudou muito, mas devo dizer que a autocorreção está um pouco mais inteligente. As opções de linguagem ganhou suporte aos famigerados Emojis, que estavam restritos ao iOS até então. O suporte não permite incluir os emojis em caixas de texto, apenas visualizá-los (e em preto e branco).

O Jelly Bean ficou ainda mais fluido que o Ice Cream Sandwich. Nessa nova versão, novos efeitos ao abrir e fechar aplicativos trazem uma sensação mais natural ao mexer no telefone. Até o momento, não tive nenhum problema com relação à compatibilidade de aplicativos.

Tudo ficou muito melhor e mais bonito. Entretanto, ainda é necessário tocar em uma grande ferida do Android, que é a questão de atualização. A adoção ao Ice Cream Sandwich foi bem lenta, mas, como desenvolvedor, posso afirmar que o salto do Gingerbread para o Ice Cream Sandwich foi enorme, e até adaptar todas as adaptações que as fabricantes cismam em manter nos telefones demorou (e demora) muito. Acredito que isso não deve repetir com o Jelly Bean: considero a atualização como algo incremental, e não algo totalmente novo. Adaptar o Jelly Bean a partir do Ice Cream Sandwich será muito mais rápido do que em relação ao Gingerbread.

53 Comentários (Deixe o seu!)

  • Fred
    1c

    Bom, apesar de não possuir um android topo de linha (por isso sou conformado em não ter atualização pra mim) espero que as fabricantes (e operadoras) acordem pra essa situação das atualizações.

    Ps.: off topic, cadê o podcast?

    • @mos_axz
      1069c

      Será que após aquela parte onde o Mobilão fala “hoje é sexta-feira, 29 de Junho” vai tocar um sonoro NOT?

  • marcos
    1c

    a questão é saber quantos e quais aparelhos serão
    atualizados!
    como o samsung galaxy s2 que não irá receber.
    algém ai sabe se o galaxy note e o galaxy s2 lite irão
    receber o JB?

    • Alan
      17c

      A Previsão era pra ser atualizado na 3º semana de junho, mais ja estamos em julho e nada de Atualização :x

    • Lucas Herrera
      327c

      O S2 lite não sabe nem se vai receber o ICS.

      • Luandersonn
        1393c

        Ele é mais recente que o SII?

        • Na verdade o SII lite é o S melhorado. Apenas no Brasil é chamado de SII lite, no exterior é Galaxy S Advanced. Mesmo assim eu comprei e é excelente!!! Agora respondendo a sua pergunta: não, ele não é mais recente que o SII.

          • Lucas Herrera
            327c

            É mais recente sim, foi lançado pra ser um um middle-end.
            A Samsung se preocupou com a atualização do original porque esse era high-end.
            Do S2 lite ninguém sabe se vai ter ou não, os últimos rumores é que vai ter sim.

  • Rafael Olegario
    2c

    “Acredito que isso não deve repetir com o Jelly Bean: considero a atualização como algo incremental, e não algo totalmente novo. Adaptar o Jelly Bean a partir do Ice Cream Sandwich será muito mais rápido do que em relação ao Gingerbread.”

    Bem tenho um Galaxy Nexus e não to animado para receber tão logo esta atualização, visto que a sempre querida Samsung fez modificações no aparelho, não permitindo que receba atualizações diretamente do Google como dito na propaganda inicial. Os que são controlados pelo Google já estão na versão 4.0.4 do Android, o meu ainda tah na 4.0.2, a 4.1 Jelly Bean, então nem se fala quando receberei. Tecnoblog bem que poderia tentar arrancar umas palavrinhas da Samsung sobre…hehehe

    • Alexandre
      251c

      sei nao, nexus eh nexus. Se o seu nao tem ainda a versao 4.04 eh porque nao rodou ainda, pois o OTA percoreem imeis pela ordem, assim os mais novos antes e por ai vai.
      pode demorar, mas que chegara, chegara!

    • krebs01

      Amigo o Galaxy Nexus é puro não tem nenhuma modificação da Samsung e outra a atualização para 4.0.4 do Galaxy Nexus já saiu faz um tempo,

    • O meu era essa versão da samsung também, mas eu atualizei ele na mão e agora ele tem a versão oficial do google. É bem tranquilo de fazer e vale muito a pena.

    • Elton V. Silva
      118c

      O Galaxy Nexus brasileiro (Galaxy X) não anda recebendo as atualizações normalmente por causa de algo relacionado ao padrão (yakju, e yakjuvs). Se a sua garantia já acabou ou já está perto de acabar, seria melhor você procurar um tutorial para substituir o yakjuvs, que é o do Galaxy X, para o padrão yakju, que é o do Nexus original. Eu farei isso, se eu tiver coragem.

  • Jorge
    1c

    Dois comentários:
    1- já existe o reconhecimento de voz em português do Brasil sim….basta baixar o “dicionário” (configuração, idioma e entrada, pesquisa por voz, download rec. voz off-line)
    2- para acessar o Now basta pressionar qualquer um dos botões (voltar, home ou tarefas) e deslizar o dedo pra cima….não precisa segurar o home

    • @flarub
      55c

      Jorge, acho que o que ele quiz dizer com relação ao suporte ao português é que ele não obedesse comandos, apenas faz buscas e entende o texto. Em Inglês você pode dar comando que ele obedece !

      • YanGM
        1c

        Quando eu falo “temperatura” ele manda a temperatura e não uma busca.

      • Jorge
        1c

        Se estava falando apenas dos comandos por voz, tudo bem! Ainda não funcionam mesmo. Mas falar sobre eles no mesmo parágrafo que fala sobre o Now me deixou a entender que se referia ao Now, e não aos comandos exatamente! :)

  • YanGM
    1c

    N.O.V.A. 3 e The Sims Free Play não rodam de jeito nenhum no JB.

  • Jean

    Legal. To ansioso para que a atualização chegue logo no meu aparelho. Não tenho coragem de instalar a rom vazada, senão a garantia já era.

    • Alexandre
      251c

      Faz bem, a rom vazada no caso nao tem todo o suporte ao aparelho. Ai vc fica com celular com o novo OS mas nao pode usar o gps, nfc, etc e tal…

      • YanGM
        1c

        Velho… a rom que vazou foi do Galaxy Nexus e a mesma está 100%! O único problema é aquele aplicativo não rodar.

  • Sou mais o California Coffee da Serjipe do que a do Diamond.

  • Lindo e maravilhosoooooo! Eu querooooo!

  • Pow, finalmente atualizações incrementais dos aplicativos! Quando eu recebia notificação de atualização do Fifa 12 eu não sabia se ficava feliz ou triste… Mais de 1 GB pra baixar!

  • Essa versão do Android me lembra Cougar Town :D

  • Leandro Mast

    Caros, alguma expectativa para o S3? Vi que meu ICS está na versão 4.04, comprei meu aparelho fora do país.

  • Gabriel Ayres
    115c

    E esse ‘where i can’ aí hein? risos

  • ricksan
    20c

    Agora a vontade de comprar um Nexus aumentou x10… Sera que vale a troca de um SII surrado por ele?

  • Emilio Souza
    1c

    Apos instalar o JB no meu Nexus X o app Vibber parou de funcionar… fora que fica dando um erro em looping… só para que forço a parada do app

  • “Adaptar o Jelly Bean a partir do Ice Cream Sandwich será muito mais rápido do que em relação ao Gingerbread.” Eu concordo. O 4.1 JB ta parecendo bastante com o 4.0 ICS. Mas fale isso pra Samsung… Ela não concorda com você não… Não ta querendo atualizar o Samsung Galaxy SII… :P
    Bom… Não é exclusividade da Samsung… Mas vocês entenderam né?

    Ah… E eu adorei esse tal Google Now… Espero que tirem de uma vez o Flash pro Android e que o Google Chrome para Android ganhe algumas features do navegador padrão do Android (que eu não sei o motivo de não ter ainda) e algumas outras coisas que estão faltando…

    • Alexandre
      251c

      Complementando: a samsung alem de nao querer atualizar, quando o faz, da um jeito de parecer que nada foi feito, metendo aquela interface de GB no seu ICS novinho, ninguem merece…

      • Pois é… O ICS foi tão editado, retiraram tanta coisa boa do ICS pra por o tal TouchWiz que parece o mesmo… Mas isso eu não vou ficar reclamando não. Pelo menos eu recebi. Antes pouco do que nada né mesmo? :P

        • Pedro

          Mas pelo menos a Samsung deixou as principais novidades. Gosto mais do ICS com motocast, eles modificam muito pouco, mas também pra sair uma atualização, aí é outra história.

          • Rafael Oliveira
            1c

            Eu acho que no caso da Samsung eles fazem isso por causa dos mais leigos, tem que seguir a linha inicial (o touchwiz) pra não deixar as pessoas perdidas..

  • Que mané android, o negócio agora é http://www.youtube.com/watch?v=95mwPxxDcx4

  • bruno
    11c

    Uma coisa que ainda não foi falada é que eles otimizaram o código por isso agora desliza que nem “manteiga” (como eles mesmo falam) eles declararam guerra contra a lentidão do sistema.
    Fora isso ess versão é PREVIEW não é a FINAL, que somente estará disponivel em julho.

    E tem coisas que ainda não foram completamente faladas como Matias duarte informou e fez mistério.

    A versão preview ainda não está completa, estou esperando doido para a versão FINAL.

    E para quem tem um galaxy X como eu, faça a atualização numa boa pq vale mto a pena!!.

    e no caso da garantia, é simples recuperar (cabo energia qndo eu tava fazendo a atualização e travou tudo) mas recuperei numa boa!

  • Gustavo Beckman

    Lucas, como vc fez para ativar a autocorreção no aparelho? o meu gnexus com ICS só joga como sugestões os nomes dos meus contatos :(

  • Esse Jelly Bean parece ótimo. Mais do que nunca parece um sistema liso, bem acabado e etc.
    Não sei como (ou se) vai funcionar o project butter e o google now em celulares low-end e mid-end, mas mesmo assim parece muito promissor.

    Acho que seria legal (e prevejo que acabará acontecendo) o Google controlar um pouco mais a Play Store, pra evitar aquele clima de Casa da Mãe Joana. Na minha opinião isso causa uma impressão ruim sobre o sistema. Até destoa do refinamento que eles tem feito na interface, etc.

  • David
    1c

    Eu tenho um Xoom 1 mas é 3G sera que vou ficar o JB passar ou ele irá receber a atualização para o JB? Lembrando que já tá para receber a ICS…

  • @maxikd
    1c

    um dia ainda compro um Nexus… *-*

  • Pedro

    A atualização do meu galaxy note pra ICS saiu agora a pouco, e o Google já lançou o Jelly Bean, espero que assim como o Lucas Braga falou, não demore tanto por ser só uma incrementada no sistema, espero, mas aí da assim acho difícil. :/, devia ter comprado um Nexus…

  • Turdin
    3346c

    Parece bom o sistema, fiquei curioso para fazer um hands-on e testar o aparelho.

  • Alexandre

    Me esclareçam aqui uma coisa:
    Por que essas customizações das fabricantes ao Android? É alguma limitação do hardware ou imposição comercial mesmo?
    Essas customizações é que tornam as atualizações demoradas?
    Qual a vantagem do Android puro?
    No caso do Galaxy S3, é possível torná-lo puro e há alguma vantagem e desvantagem nisso?
    Sou novato, admito. Mas sempre curioso…

    • Rafael
      1c

      O que posso te dizer, Alexandre, é que as customizações são uma maneira que as fabricantes encontraram para diferenciarem-se umas das outras, aproveitando que o Android é um sistema aberto. Isso inclui colocar novos aplicativos ou retirar os fornecidos pela Google.
      Essas customizações atrapalham sim as atualizações do sistema, afinal cada fabricante tem que colocar sua interface na nova versão e em muitas (muitas) vezes isso não é feito em tempo hábil.
      O Android puro é bom porque você tem tudo exatamente como a Google implementou e os aparelhos da linha Nexus, que carregam o Android puro, têm atualizações feitas diretamente pela Google, pulando as fabricantes.
      Talvez outros possam te ajudar melhor, mas acredito que através de root é possível sim, colocar o Android puro no Galaxy S III ou em qualquer outro dispositivo Android.

  • Elton V. Silva
    118c

    Acho que vou comprar um Galaxy X e transformá-lo no Nexus no mesmo dia. Ano que vem, claro! Depois que tudo estiver nos conformes.

  • finalmente uma notícias no jelly bean q explica tudo q tem no novo sistema operacional do google e não fica falando sobre as metades igual as outras notícias publicadas pelo tecnoblog do jelly bean.

  • Jbma
    1c

    Eis aí uma diferença fundamental entre um S.O. baseado em software livre, no caso, o GNU/Linux, e os outros. Tenho um Motorola RAZR e já estou usando o ICS 4.0.4, que instalei com as orientações técnicas do sítio GSMFANS. O pessoal do CYANOGEN já anunciou que quem instalou o CM9, o ICS puro, logo poderá atualizar para o CM10, o JB puro.
    Um amigo meu instalou o CM9 no celular Samsung S dele e, devo adimitir, ficou melhor do que no meu RAZR, com ICS customizado peloa Motorola, mesmo tendo perdido o acesso à tv digital, que só saiu nos modelos vendidos aqui no Brasil.
    O que digo é: com um pouco de esforço e risco, diga-se, o usuário de um celular com Android topo de linha, ou nem tanto, pode ter o aparelho sempre atualizado.

  • Instalei o JB e rodou liso.
    A velocidade aumentou monstruosamente! E até agora, todos os meus aplicativos rodaram suavemente…

  • Marcos

    Como faço para instalar o JB no meu nexus?

  • Se é nexus (comprado nos EUA) vc receberá automaticamente via OTA..Basta estar ligado numa rede Wifi ir em Configurações < Sobre o telefone < Atualizações de sistema se houver uma mensagem que seu telefone pode ser atualizado atualize.. se não tem que esperar

  • IbereJr

    Quando sai a Atualização do JB…Vi uma reportagem dizendo que seria Hoje 29/08/2012..
    Sabem se isso é real??????

  • João Erico Rocha Valença
    1c

    Simples, não tem atualização pro seu celular, CYANOGENMOD! melhor até que a ROM do NEXUS S

  • Joceli Ebres
    1c

    Atualizei o meu xperia acro s lt26w para a v.4.1.2 porém agora não consigo fazer root de jeito nenhum. Já tentei com o unlockroot/z4root e nada. alguém sabe se é possível rootear o jelly bean?

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.