Boa parte dos serviços de email já oferece, via web, um conjunto de interface e funcionalidade bastante similar aos dos programas de email para desktop. Por causa desse fator, mais e mais pessoas estão preferindo ficar na web do que usar um programa dedicado a isso. Ao que parece esse é o principal motivo da Mozilla ter decidido que não vai desenvolver mais o Thunderbird, seu cliente de email.

Thunderbird: já era

Quem deu as más notícias foi Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation, que disse eu seu blog que “muitos membros da liderança da Mozilla, incluindo o time responsável pelo Thunderbird” decidiram que não é necessário desenvolver mais o programa. A partir de agora, o máximo que a organização planeja fazer é liberar atualizações de segurança no mesmo formato que já existe para o Firefox, mas não vão atualizá-lo com funcionalidades ou demais inovações.

O Thunderbird nasceu há oito anos e atualmente tem mais de 20 milhões de usuários ao redor do mundo. E é por causa dessa grande base de usuários que a Mozilla decidiu também liberar, no futuro, o acesso a ao código-fonte para certos desenvolvedores membros da comunidade da Mozilla, para que eles criem suas próprias adaptações e inovações de forma independente.

Desses 20 milhões de usuários do Thunderbird, você está entre eles? Se respondeu “sim” a essa pergunta, qual vai ser sua alternativa agora?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados