Ir para o conteúdo.

Início » Dicas Linux Software e Apps » Como agendar downloads de torrents usando feeds RSS

Fazer downloads de torrents exige um bom ritual de paciência e cliques. Você precisa esperar o arquivo ser disponibilizado, acessar um site indexador de torrents, fazer uma busca e então fazer o download. Os principais clientes de torrent possuem um recurso de download automático por feed RSS, que automatiza o processo e poupa alguns minutos dessa sua vida preciosa.

Vamos configurar o uTorrent para baixar automaticamente novos episódios de Pioneer One, a primeira série distribuída legalmente em BitTorrent. O primeiro passo é instalar o cliente torrent, que possui versões para Windows, Linux e OS X. Se você utiliza o sistema das janelas, preste atenção durante a instalação para não ganhar alguns programinhas de brinde.

Existem vários indexadores de torrents que fornecem feeds. Dois bem conhecidos são o Torrentz e o TorrentReactor, que geram um RSS automático da sua busca. Assim, basta pesquisar pelo nome do arquivo desejado e copiar o link do feed para a área de transferência. Você também pode usar o showRSS ou o ezRSS, serviços específicos para séries de TV.

Indexadores de torrents fornecem feeds RSS

Com o link do feed em mãos, abra o uTorrent, acesse o menu Arquivo e clique na opção Adicionar feed RSS. Preencha o campo URL do feed com o endereço que você obteve e selecione a opção Baixar automaticamente todos itens publicados no feed. Assim que um novo arquivo estiver disponível no feed, o uTorrent fará o trabalho sozinho. Também é uma boa prática de organização selecionar a caixa Descrição personalizada e preencher o campo ao lado com um nome sugestivo, como “Pioneer One” ou “Scientific Linux”.

É só preencher o campo de RSS, selecionar a opção para baixar novos arquivos automaticamente e clicar em Ok. Funciona como mágica.

Neste ponto, o uTorrent estará configurado para fazer downloads automáticos. Você não precisa fazer mais nada. No caso das séries, ele é suficientemente inteligente para baixar um episódio somente uma vez, logo, se uma pessoa enviar ao tracker BitTorrent o terceiro episódio da primeira temporada de uma série qualquer e outra fizer o mesmo, apenas a primeira versão desse episódio será transferida.

Se quiser ter mais controle sobre os downloads, é possível criar filtros entrando no menu Opções e abrindo o RSS Downloader (ou apenas presionando Ctrl+R). Na aba Favoritos, clique no botão Adicionar, selecione o feed desejado e configure a categoria e o diretório onde os arquivos serão salvos. Na opção Qualidade, você pode garantir que o uTorrent baixe somente arquivos num determinado formato, como HDTV ou 720p. Também é possível dar prioridade máxima ao feed, permitindo que o uTorrent faça downloads automáticos mesmo se você estiver baixando vários outros torrents ao mesmo tempo.

Filtros no uTorrent dão mais controle nos downloads

O uTorrent também suporta o download automático de feeds que exigem cookies ou autenticação por senha, além de vários outros filtros para usuários avançados. A lista completa dos recursos do gerenciador RSS do aplicativo pode ser encontrada na documentação oficial. Adicione os feeds, configure os filtros, deixe o uTorrent aberto e vá curtir a vida.

26 Comentários (Deixe o seu!)

  • Bem que o Transmission poderia fazer isso também.

    • http://www.tvshowsapp.com

    • Jefferson
      2c

      O qbittorrent faz isso muito bem. Melhor que o utorrent, na minha opnião.

  • Marcoscs
    929c

    Dica totalmente excelente!!!
    Procurar episódio por episódio é mesmo um pé no saco.

  • Usuarios de mac podem fazer o combo TvShow + Transmission (http://tvshowsapp.com/)
    Combinação perfeita :D

    • TV SHows é ANIMAL!

    • Diogo Amaral
      2c

      E as legendas, como fazer serem automáticas?

  • o ezrss tá indisponível faz quase uma semana..

    e eu uso o vuze desde que o utorrent passou a apresentar lentidão nos feeds.

  • Pra OSX tem o TvShowsApp http://tvshowsapp.com/ que faz esse trabalho em conjunto com o transmission. Basta dizer que séries vc quer acompanhar e fazer algumas breves configurações q ele começa a baixar e nem te pergunta onde quer salvar e coisas do tipo. É MTO BOM!

  • uTorrent não tem versão para Linux…Quer dizer, tem uma versão podre que funciona com Web Gui..e que técnicamente não tem NADA À VER com a interface do uTorrent nos outros S.O, além disso, é uma versão que se encontra em eterno estado “Alpha”, e que portanto tende à não ser muito recomendado para o seu uso.

    Para o Linux eu curti o Deluge (este sim tem versões 100% nativas em outras plataformas), mas infelizmente não tem suporte à RSS..ainda :(

    Abraços.

    • Guilherme
      149c

      Sugestão: Transmission + PyTVShows-Plus.
      Problemas: tem que ter paciente de configurar via linha de comando.
      Vantagens: menos consumo de memória e de CPU, suporte à RSS ;-)

  • leo

    todo o processo descrito acima me pareceu tão chato quanto ir no site, digitar e baixar o episódio. sinceramente. e isso q nem tenho usado o desprotetor.

    • @maxikd
      1c

      isso acima você faz uma vez. ir no site, é toda semana ;)

  • Para quem usa Linux e usa Deluge, tem um plugin chamado FlexRSS (que eu nunca usei)
    http://dev.deluge-torrent.org/wiki/Plugins/FlexRSS

    • Guilherme
      149c

      O PyTVShows-plus também pode ser usado com o Deluge – link acima :-)

  • @maxikd
    1c

    dica perfeita pra mim, que baixo uns 10 episódios por semana :P
    vou ver se configuro aqui certinho, senão vou sair baixando episódio em SD, HD e tudo mas que existir ^^

  • Allison Gabriel
    17c

    Dica muito boa, testei aqui e funcionou legal, valeu Paulo Higa!!!

  • Turdin
    3346c

    Dica bacana, mas fiquei com uma duvida.

    Tecnoblog apoiando a pirataria, é isso mesmo? =p

    • Não estão apoiando pirataria, até por que o exemplo é de uma série disponibilizada legalmente por BitTorrent, agora se vamos usar para o bem…

      Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.
      http://jf.omnis.ch/log/wp-content/images/TigerSudoCommand.png

  • @trovalds
    684c

    Pra séries:

    Inclua suas séries preferidas, escolha como baixar e qual indexador (torrent ou usenet) e deixar ele fazer o resto sozinho. Limitado pq não tem como escolher o RSS do torrent (vai ser sempre EZTV) e às vezes “passa batido” um episódio ou outro. No torrent, basta configurar para ele monitorar uma pasta e adicionar automaticamente para d/l (utorrent faz isso).

  • @trovalds
    684c

    Não saiu o link no anterior, http://www.sickbeard.com

  • Henrique Mello

    Alguém que assiste Pioneer One!! Milagre!!

    • Humm. Gente que assiste Newsroom aqui. O mundo não tá perdido. :)

  • Ótima dica, estava querendo assistir à uma série que voltou esses dias e estava impossível de baixá-la, estou meio ocupado e ficar caçando torrent é horrível, agora posso abrir o uTorrent e ele faz o trabalho sozinho, minha única preocupação é ir no legendas e baixar a legenda. :)

    • Diogo Amaral
      2c

      Se usar o Mac, pode usar o Subsmarine.. aposto que existe um similar para Windows

  • Anderson
    10c

    Achei a dica legal!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.