Net Virtua do Rio de Janeiro fica sem acesso a Google e Facebook

Assinantes de outras cidades relatam o mesmo problema.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro
Facebook inacessível na Net Virtua do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro — Assinantes da Net Virtua em todo o Rio de Janeiro ficaram com problemas para acessar diversas páginas, entre elas o Google e o Facebook, por mais de duas horas na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo Tecnoblog a partir de uma ligação ao serviço de atendimento ao cliente da operadora. Ainda não se sabe qual é o motivo da interrupção no serviço de banda larga exclusivamente para o acesso a alguns sites — aqueles que são os mais visitados no mundo. O problema não se repetiu em São Paulo.

A ligação para o atendimento do Virtua no 10621 automaticamente avisa que “tem um problema técnico na sua região”. O sistema também informa que a previsão de retorno do serviço está agendada para as 16h dessa quinta-feira (12). Portanto, no momento da ligação era possível que os clientes ficassem sem acesso a alguns sites ainda por mais cinco horas. Já falando com uma atendente, a informação que se tem é que o Orkut também foi afetado e não pode ser acessado pelos assinantes. A funcionária da operadora de telecom não soube informar o motivo do incidente porque ele havia sido identificado há pouco tempo.

No Twitter havia diversos usuários relatando que o problema também ocorre em outros estados, como Espírito Santo e Amazonas. O Rio de Janeiro parece ser o mais afetado. Na lista Caiu, tradicional reduto para troca de informações sobre banda larga com problema, diversos participantes também informam que não conseguem acessar os sites do Facebook e Google.

Nos testes feitos por mim às 11h era possível entrar na página inicial do Google, mas alguns conteúdos do Google+ não carregam. Já o Facebook está completamente indisponível desde as 9h (pelo menos). Teste de ping mostra perda de 100% dos pacotes e o trace route informa que o tempo limite foi esgotado. Mudar o provedor de DNS não ajudava. Troquei do Google Public DNS para a OpenDNS, mas Facebook e os demais sites permaneciam com problemas de acesso ou completamente inacessíveis.

O problema durou pelo menos 2 horas e 30 minutos. Agora, às 11h39, tanto o Google Public DNS como a OpenDNS têm acesso restabelecido aos sites e serviços que ficaram fora do ar.

Resposta da Net

A enviou um comunicado às 18h50 no qual afirma que a falha do Virtua se deve a links internacionais com problema. Leia o texto na íntegra abaixo.

“A Net informa que problemas em conexões internacionais da internet afetaram a performance de alguns sites hospedados fora do Brasil pelo período de 1 hora. O problema atingiu assinantes do Vírtua que tentavam acessar sites do exterior. Após atuação dos responsáveis pelos links internacionais, o serviço foi plenamente restabelecido e opera normalmente.”

Atualizado às 18h57.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados