Um hacker russo publicou essa semana um método que pode tirar uma considerável quantia de grana extra dos desenvolvedores de aplicativos iOS. Ele conseguiu encontrar uma maneira de burlar as microtransações que acontecem dentro dos programas, que normalmente usam o sistema proprio da Apple. Com o seu sistema, os usuários podem receber de graça os itens que normalmente seriam pagos.

O método criado pelo hacker, por enquanto identificado apenas como ZonD80, não envolve fazer Jailbreak ou qualquer modificação mais profunda no sistema. Ele não diz os detalhes, mas ao que parece basta instalar dois certificados no aparelho e mudar o DNS da conexão WiFi. Depois disso, quando o usuário inicia uma microtransação dentro do aplicativo, uma tela diferente da originalmente criada pela Apple aparece e, depois disso, a compra é aprovada – sem que nenhum valor seja debitado da conta do usuário.

Para mostrar que seu método funciona ele publicou o vídeo abaixo.

Na descrição do vídeo, o hacker mostra sua motivação: “Esse projeto permite que você compre conteúdo in-app de graça. Porque você deve pagar por conteúdo já incluído no aplicativo pago? Eu acho que você não deve”. Em seu site ele também oferece dicas de como usuários devem instalar os certificados e também pede doações.

Felizmente, no momento de publicação desse post, o blog do autor do hack avisava que o serviço estava “indisponível devido grande quantidade de tráfego”. É muito provável que a Apple, pressionada pelos desenvolvedores, encontre logo um meio de tapar esse buraco.

Com informações: 9to5mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados