Ir para o conteúdo.

Início » Web e Redes Sociais » Facebook monitora chats para detectar atividades suspeitas

Está conversando com alguém pelo bate-papo do Facebook? Vocês podem não estar sozinhos: um software de monitoramento da rede social de Mark Zuckerberg é capaz de acompanhar as atividades dos usuários nos chats e detectar comportamentos suspeitos. Em março, o Facebook foi capaz de impedir que uma garota fosse abusada sexualmente após uma análise realizada pelos funcionários do serviço.

O algoritmo procura por frases obtidas anteriormente em bate-papos de criminosos, incluindo aqueles envolvidos em abusos sexuais. A Reuters publicou na quinta-feira (12) um caso de sucesso. Um homem de 30 anos estava conversando sobre sexo e marcou um encontro com uma garota de 13 anos. O sistema do Facebook automaticamente enviou o histórico do bate-papo aos funcionários do Facebook, que analisaram a conversa e chamaram a polícia imediatamente. O criminoso foi preso no dia seguinte.

Bate-papo no Facebook: eles estão de olho

Algumas pessoas não devem gostar nada da ideia de terem suas conversas lidas, mas o diretor de segurança do Facebook, Joe Sullivan, afirma que apenas uma pequena parte das conversas é acompanhada por humanos. “Nós nunca quisemos criar um ambiente onde temos funcionários vigiando conversas particulares, por isso é muito importante usarmos uma tecnologia que possui uma taxa pequena de falsos-positivos”, disse o executivo.

O sistema foca especificamente nas conversas entre usuários que não têm uma relação tão forte no Facebook. Pessoas que não se falam frequentemente, possuem diferenças de idade significativas ou moram distantes uma da outra, por exemplo, recebem uma atenção especial e têm mais chances de serem pegas pelo algoritmo.

A história é polêmica. Enquanto alguns acreditam que o monitoramento pode inibir a atividade de criminosos, outros defendem que uma conversa particular entre duas pessoas precisa ser particular.

Com informações: CNET.

136 Comentários (Deixe o seu!)

  • Tio Z

    “Nós nunca quisemos criar um ambiente onde temos funcionários vigiando conversas particulares”

    Nunca…claro…

    • Eu fico imaginando que deve ter um quartel general com milhões de toupeiras treinadas lendo as conversas de todo mundo!

      • Existem uns seres chamados mycruns, desenvolvidos com nanotecnologia, que são criados e treinados com propósitos diferentes. Desde criação de compostos químicos até a construção de satélites. Eles podem estar nos monitorando.

      • Tio Z

        Toupeiras, eu vi o que você fez ai =p

  • Tchau privacidade…(?)

    • Gaba
      1912c

      Ela já foi a muito tempo…

    • adsa88

      Antigamente se viesse a conhecimento que alguma empresa usava de dados pessoais (confidenciais ou não) de usuários para pesquisas, fornecer produt etc era considerado spyware/malware, tinha que se desculpar publicamente, reformular produtos etc
      A internet mudou mto em 6 anos ;x

  • Justificativa de segurança é sempre usada pra amenizar uma atrocidade com esta. No final, quem está sendo estuprado é o direito à privacidade e intimidade.

    • Yuri
      1c

      Se quer privacidade usa outro serviço.
      O cara tá conversando de graça com amigos e ainda tá reclamando? Esse povo só deve ter sido criado a base de ovomaltine com suco de pera.

      • Facebook não é polícia, não é justiça, não é legislador e não é constituinte. Eu e todos temos direitos e eles não podem simplesmente jogá-los no lixo. Eu quero usar o serviço e ter minhas garantias fundamentais intactas, como tem que ser. Não é uma empresa que decide se eu tenho ou não direitos. Não é o Facebook que decide se a privacidade e a intimidade valem.
        Quem quer ser vigiado, que seja. Mas uma empresa ou um governo não pode fazer isso pq querem. Eu tenho direito de usar um serviço sem ter q dispôr de meus direitos.

        • Yuri
          1c

          A empresa é deles, eles usam as regras que quiserem, vc aceitou o contrato, se tá achando ruim, apaga a conta e arruma uma linha privada.
          Por acaso vc é promotor, juiz ou alguma coisa pra se achar no direito?

          • Não. Empresa alguma pode fazer o que quiser. Direitos fundamentais são pessoais, não das empresas. Elas tbm não podem condicionar o serviço a entrega de garantias individuais quando o serviço nada tem relação com essa garantia. Conversa privada é privada, sem asteriscos.

            • Yuri
              1c

              É privada até certo ponto. Quando tu aceitou o contrato do facebook tu aceitou que TODA informação mandada pro servidor dele poderia ser usada como eles bom quisessem, e em nenhum momento eles garantiram que o bate-papo era privado, então deixe de argumento circular e ad-nauseum.

            • Conversa é privada, é privada. Qualquer tentativa de quebrar a privacidade é ilegal. Não importa o contrato (e isso nem tá no contrato). Uma empresa não pode fazer o que quiser. É preciso respeitar a Lei e a ei protege a privacidade, a garantindo com uma direito fundamental.

            • Yuri
              1c

              Tá no contrato sim, toda informação é toda informação, sem exceção.
              Ou seja, nenhuma conversa é privada pois se deve ter em mente que toda informação mandada pro face pode estar sendo monitorada.

            • Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de país democráticos

  • Raphael FIscher
    10c

    Aprenderam com o google que adora ler seus emails e te encaminhar anuncios.

    • Rafael Machado de Souza
      728c

      quem voce acha que lê os emails do google? os funcionarios?
      tanto no Google qnt no Facebook essa tarefa é feita por algoritmos.
      o problema é que no Facebook sua conversa de sexo com a namorada pode acabar virando um relatorio para os funcionarios

      • Luandersonn
        1393c

        Agora diz isto para os pais da garota de 13 anos que quase foi estuprada, deve estarem putos da vida pelo Facebook ler parte da conversa da filha, né?

        • Bruno Guerreiro
          41c

          Realmente, tem que dizer para os pais da garota:
          “-Viva, o monitoramento de chat do Facebook salvou sua filha”

          E também:
          “-Vocês deveriam saber que uma rede social não é o local mais seguro para uma menina de 13 anos ficar sem monitoramento”

          • Luandersonn
            1393c

            Mas há o monitoramento em vários sentidos, foi o que salvou a menina ¬¬
            Mas tem esperar algo de ruim acontecer para finalmente fazerem algo…

        • Diego

          Se você grampear todos os telefones, quebrar o sigilo de todas as contas bancárias ou violar todas as correspondências de um determinado grupo de pessoas, provavelmente flagará e/ou evitará muitos crimes. Mas isso não deixa de ser errado.

          • Luandersonn
            1393c

            O Governo já grampea telefones, quebra sigilo bancário e até abre a concorrespondencia de pessoas suspeitas.

            • Diego

              Não faz isso quando quer e se fizer, sem ordem judicial qualquer informação conseguida assim não tem valor legal. Existe um negócio chamado sigilo.

  • Para os que fazem mimimi sobre privacidade em casos assim, vale lembrar: Quem não deve, não teme.

    Ou vai dizer que o algoritmo invade a privacidade de alguém ao alertar sob alguém falando besteira quando mal conhece a pessoa? Acho que não, hein

    • “Quem não deve, não teme” é a maneira mais tosca de justificar um estupro contra Direitos Constitucionais. Durante séculos o mundo lutou pra ter garantias como privacidade e intimidade, pois elas fazem de nós pessoas livres, e você quer, em nome do vigilantismo típico de ditaduras, jogá-las na lato do lixo?

      Segurança pública se faz com planejamento, investimento social e prevenção, não cometendo atrocidades contra a própria população.

      • Tio Z

        Vei na boa, da uma editada ai que rolou uma suave dislexia. “Quem não deve, não mete” pegou mal bagarai…

        • huahuahauhahua tô rindo até agora.
          Pra vc ver o q uma pequena troca de sílabas pode fazer :P

        • Paulo Higa
          461c

          Editado. :-P

          • Acabou com meu comentário. Sacanagem. hahaha

      • Mas tem muita gente que não deve e tá metendo por aí.

        • huahuauuah melhor comentário xD

      • No post está dizendo que a filtragem ocorre principalmente em conversas entre usuários que não têm uma relação tão forte no Facebook, pessoas que não se falam frequentemente, possuem diferenças de idade significativas ou moram distantes uma da outra, por exemplo, recebem uma atenção especial e têm mais chances de serem pegas pelo algoritmo. (tá no post)

        Véi, na boa. O Facebook não é usado por apenas 1 ou 2 pessoas, é usado por 800 milhões, e desse montante tem um monte de usuários falando no chat agora (eu por exemplo estou com 2 agora)

        Com 800 milhões de pessoas, à menos que você esteja falando realmente besteira para pessoas que não conhecem/com grande diferença de idade/e etc (basicamente, os requisitos listados acima), a chance de alguém espionar a sua conversa é de 1/800.000.000…Ou seja, é mais díficil você ser stalkeado e ter sua privacidade invadida por alguém entre os seus amigos do que pelo Facebook por si só.

        E não, eu não concordo com a ditadura, só falei por causa que essa realmente me parece ser uma boa causa, especialmente com esses filtros impostos pelo Facebook e com essa finalidade. E fazer pessoas livres é completamente diferente de ter um script lendo o que você posta para evitar crimes e afins..afinal, o próprio Facebook já faz isso de forma quase automática, assim como Twitter (ou vai dizer que ele realmente não sabe que sites eu acesso com aquele tweet button?), Google (olha o Web History monitorando aí, gente!) e por aí..só que com propósitos diferentes.

        E eis aqui a minha opinião.

        Abraços.

        • O algoritmo só filtra. Depois, em caso positivo, seres humanos analisam. Mesmo se fose uma IA de filmes de ficção, isso é completamente ilegal e imoral.
          Relativar direitos é o que faziam e fazem as ditaduras. Tudo por uma boa causa, como sempre.
          Se quer quebrar a privacidade e intimidade, que peçam autorização judicial e justifiquem, para cada caso, o pq da invasão. E deixem a polícia investigar, pois particulares não tem poder de polícia para fazer esse vigilantismo.
          Facebook não tem que decidir por mim garantias. As garantias são do povo, não estão na mão do Facebook, de outras empresas ou mesmo do governo.

          • Se você diz..

            Eu não ligo tanto pois sei do filtro, e creio que os 800 milhões de usuários também não (ok, agora são 799.999.999 pois você não curte..), mas está aí uma polêmica questão à ser resolvida e…como a utilidade me parece ser de boa fé, eu curti, afinal não costumo discutir coisas 100% importantes via chat do Facebook mesmo (desconheço alguém que leve ele 100% à sério).

            E não, eu não sou favor da ditadura, como eu bem disse anteriormente, só acredito que sejam analogias e situações diferentes (meus professores hora ou outra vivem falando sobre a ditadura mesmo..)

            Abraços.

      • Yuri
        1c

        Vc aceitou os termos de uso, está usando um serviço gratuito e particular, se apropriando dos servidores de uma empresa.
        Se tá achando ruim compra uma linha segura.

      • Yuri
        1c

        Tu não é obrigado a usar o serviço, e tu aceitou os termos no contrato ao adquirir uma conta no Facebook.
        Se não concordou com as diretrizes pq criou a conta? A empresa é privada, eles fazem as regras que quiserem e ninguém é obrigado a seguir.

        • Contrato do Facebook não está acima dos Direitos Fundamentais. Meus direitos não estão disponíveis. Eu tenho direito de usar o serviço e ter minhas garantias constitucionais. Se vc não quer, dê sua privacidade pra eles, mas sua escolha não interfere nos direitos de outras pessoas.

          • Yuri
            1c

            O servidor é deles, eles usam os dados como bem entenderem, e vc não pode fazer nada contra pq aceitou um contrato. Seja lógico.

            • A empresa é deles, o direito não. O direito das pessoas não está disponível a uma empresa privada. Mensagens pessoais, privadas, são privadas. Nenhuma empresa ou governo tem o direito de monitorar a privacidade e intimidade das pessoas.

            • Yuri
              1c

              Não se vc concordou que essas mensagens privadas e pessoais seriam monitoradas, já que vc concordou que todo dado emitido para o servidor deles poderia ser usado como bem entendessem.

            • Msg privadas são privadas. Facebook não regula o direito das pessoas. O direito é pessoal e o serviço não pode ser condicionado a dispor de garantias fundamentais para funcionar algo que não tem relação com o fato.

            • Diego

              Então você acha que o que acontece numa empresa privada está acima da lei? Aconteceu dentro do Facebook, é jurisdição deles e danem-se os direitos e leis?

            • Yuri
              1c

              Vc estão trollando, certo? Não é possível alguem não entender meu ponto de vista pra admitir que O FACEBOOK NÃO É LOCAL PRIVADO. Desde o momento do contrato vc aceitou que toda a conversa poderia ser monitorada, é como vc publicar num jornal uma conversa com um amigo seu e depois processar o jornal por ferir a sua privacidade.

            • Rennan Alves
              425c

              O que está em discussão não é a concordância/discordância com o contrato do Facebook, mas sim até onde as empresas podem chegar para conseguir o que querem, pisoteando em leis/direitos das pessoas para vender seus serviços.

              Séculos e mais séculos de lutas para a garantia de tais direitos estão tornando-se em vão, não existe nenhuma justificativa plausível para que o Facebook tenha acesso a privacidade de todos.

            • Yuri
              1c

              O serviço do Facebook é gratuito e vc concorda que está sendo monitorado na hora que contrata (cria uma conta). Reclamar que está tendo os direitos feridos logo após concordar que esses direitos não se enquadram nessa situação é desonestidade.

            • Yuri, vc está perdido. Estamos em uma Estado Democrático de Direito, onde são as Leis que “mandam”. Empresa não pode fazer o que bem entender. Nem mesmo o Estado pode. É preciso respeitas Direitos e a privacidade e intimidade é uma garantia fundamental. Facebook não pode fazer o que bem entender. Ele não está acima da Lei. Ele não pode condicionar um serviço a entrega de direitos fundamentais, que não tem relação com o funcionamento.

            • Yuri
              1c

              Já expliquei claramente esse ponto. Vc está concordando que a informação não é privada nem pessoal pois concordou que toda informação poderia ser usada pelo o face como bem entender. Vou tratar o seu comentario como simples trolagem.

          • Rennan Alves
            425c

            Acho que você não está enxergando a situação como um todo. Não é porque um serviço é gratuito que a empresa pode exigir o que bem entender em troca. Além disso, ninguém tinha conhecimento de que o Facebook monitorava conversas no chat (inclusive por humanos).

            Permitir tais abusos é deixar margem para o “totalitarismo”, não existe necessidade/justificativa para o que o Facebook vem fazendo, independente dele ser gratuito ou não.

            • Yuri
              1c

              Ele deixa sim claro que toda informação do site pode ser usada como eles bem quiserem. O bate-papo faz parte do site.

            • Yuri, não pode usar como bem quiser. Facebook não está acima da Lei e não pode, por vontade própria, tirar Direitos Fundamentais das pessoas. Ele não pode condicionar um serviço à entrega de direitos que não tem relação com o serviço.

            • Yuri
              1c

              Já expliquei claramente esse ponto. Vc está concordando que a informação não é privada nem pessoal pois concordou que toda informação poderia ser usada pelo o face como bem entender. Isso não é estar acima da lei.

            • Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de países democráticos.

    • Gaba
      1912c

      Tem muitos que devem e não temem, também.

  • Desde o momento que avisam que é parcialmente monitorado, creio que não tenha problema. Se as pessoas querem conversa particular, use messengers para isso.

    • E eles estão avisando, logo não estão desrespeitando direito algum. É como as empresas que falam “estamos gravando essa conversa”. A questão é “como estão avisando?”, “O povão vai saber que está sendo monitorado?” Às vezes sinto falta dessas notificações no facebook.

      • Não adianta só avisar. Eles estão desrespeitando pq eu não autorizei a invasão. A garantia é minha e por isso não são eles que decidem. Eu tenho direito de usar o serviço e ter meus direitos respeitados.

        No caso de telefonemas, é legal gravar sua conversa. O que é ilegal é gravar conversa de terceiros, na qual vc não faz parte.

        • Yuri
          1c

          Vc autorizou sim, no momento em que adquiriu uma conta.
          Eles deixam bem claro que qualquer informação passada pelo o mesmo pode ser usada como eles quiserem.

          • Não, não podem fazer o que bem entendem. Direitos fundamentais não são disponíveis. Uma empresa não pode rasgar garantias individuais, protegidas em qualquer constituição. Eu tenho o direito de usar o serviço que bem entenda sem ser condicionado a dispôr de meus direitos individuais.

            • Yuri
              1c

              Vc está usando o servidor dele, na hora do contrato vc aceitou o fato de que as informações postadas lá NÃO são privadas. É como tu fazer um anúncio num jornal e depois ficar de mimimi pq um monte de gente viu.

            • Conversa privada é privada. A privacidade e intimidade não estão disponíveis para a empresa. O direito e garantias fundamentais são das pessoas, não das empresas.

            • Yuri
              1c

              Estão se vc concordou que essas mensagens privadas e pessoais seriam monitoradas, já que vc concordou que todo dado emitido para o servidor deles poderia ser usado como bem entendessem.

            • Empresa alguma pode fazer o que bem entende. Não se pode condicionar um serviço à entrega de direitos fundamentais, que nada tem relação com o funcionamento. O Facebook não precisa monitorar a intimidade e a privacidade das pessoas em suas conversas privadas. Isso não diz respeito à empresa e por isso garantias fundamentais e individuais não estão disponíveis ao Facebook.

            • Yuri
              1c

              Não, vc está se dispondo no memento em que aceitou que toda informação poderia ser monitorada. Não se faça de sonso, vc aceitou ser monitorado e depois fica chorando pedindo por um direito que revogou.

            • Yuri. Primeiro, não existe tal citação de monitoramento no contrato. Segundo, mesmo se existisse, empresa qualquer não pode retirar Direitos Fundamentais das pessoas. Ela não pode condicionar um serviço a entrega de garantias como privacidade e intimidade, quando isso não tem relação com o serviço. Conversa privada é privada e empresa alguma ou o próprio Estado não pode retirar minha privacidade e ver minha intimidade quando bem entender.

            • Yuri
              1c

              Já expliquei claramente esse ponto. Vc está concordando que a informação não é privada nem pessoal pois concordou que toda informação poderia ser usada pelo o face como bem entender. Isso não é estar acima da lei. Nem está te obrigando a nada. E tem sim no contrato, olhe está lá.

            • Didi Subiu no Cristo!

          • Yuri
            1c

            “Primeiro, não existe tal citação de monitoramento no contrato. ”

            http://www.facebook.com/full_data_use_policy#infoaboutyou

            Outras informações que recebemos sobre você
            Também recebemos outros tipos de informações sobre você:
            Recebemos dados sobre você sempre que interage com o Facebook, como quando você olha a linha do tempo de outra pessoa, envia ou recebe mensagens, procura um amigo ou uma página, clica em, visualiza ou interage de outra forma com as coisas, usa um aplicativo móvel do Facebook, compra Créditos do Facebook ou faz outras compras pelo Facebook.

            Pois é, vc é um mentiroso, tá lá, no contrato, que eles recebem suas informações sobre mensagens, sim! Inclusive dizem como podem usar as informações que vc usa.
            Tu aceitou que poderiam usar suas informações. Acabar tu vem dizer que eles estão cometendo um crime por usar informações que tu mesmo aceitou que pudessem ser usadas? Ha! Vá pastar!

            • Vocês gostaram dessa discussão, hein. Parece até ateu x crente. PELAMOR!

            • Registro não é monitoramento. Companhia telefônica registra e armazena SMS, mas não pode quebrar o sigilo, monitorar as conversas. Isso é crime previsto em Lei.
              Depois, ah! Você já leu o que disse. E parece que não entendeu e nem quer entender. Direitos fundamentais e garantias constitucionais passam longe de vc. Para vc, se estiver no contrato que é preciso doar um rim, vc vai considerar normal.

            • Caras, sério, arrumem uma vida!

  • Rodrigo Cajá

    Quem quer privacidade não entra em uma rede social como o facebook…
    sem mais =)

  • Luciano Carvalho
    304c

    E o Google, que pode se apossar dos nossos arquivos no GMail ou Google Drive?

  • Caras, é capaz de nem passarmos nesse algoritmo aí. Pelo que tá no artigo, o sistema procura por padrões que são utilizados por criminosos. É possível que pegue o pessoal que curte um “sexchat”. Até aí, não tem tanto esse negócio de invasão de privacidade, já que ninguém realmente está vendo a conversa.

    Depois disso, então, os trechos suspeitos vão para os funcionários do FB. Claro, minha preocupação maior são os falsos positivos, mas, pelo que falaram, a tecnologia que estão usando trata bem essa questão.

    Claro que isso só mostra a possibilidade de uma monitoração ainda maior por parte de qualquer orgão, procurando por qualquer coisa, mas não quer dizer que já não aconteça. Sabe-se lá o que os governos e grandes nomes mundiais estão fazendo. Se bobear, tudo que falamos, digitamos, etc, está sendo monitorado, enquanto estamos aqui chorando por um “problema menor”.

    Eu acho.

  • Não apenas os governos usam estes pretextos para nos vigiar, agora as empresas. Essa vigilância com o argumento de nos proteger é conversa fiada, elas estão atrás de dados importantes e que lhes deem lucros. Como o abuso sexual infanto-juvenil, causa muita comoção, eles usam esta argumentação, mas se tivessem mesmo preocupados com o bem estar das crianças e adolescentes, bem que poderiam instalar um “algorítimo” nos semáforos das cidades, aí eles teriam tantos dados para analisar que nenhuma nuvem de dados comportaria.

    • Yuri
      1c

      Paranoia sua. Pra que é que o governo e as empresas vão querer informação nossa? Fica batendo uma enquanto vê seu sexchat com a namorada?

      • O mundo vive de informação. Quem controla a informação controla o mundo.

  • Até acho válido esse tipo de comportamento para casos extremos como esse de estupro que destacaram.
    Não acho que alguém vá ficar lendo qualquer conversa pra procurar fofoca, fora que a chance de ter algum conhecido trabalhando no facebook e lendo minhas mensagens é infinitesimal

    • Fabio

      É sério que você acha isso com uma empresa de mais de 900 milhões de usuários, com sistema de anúncios e em uma jornada conturbada para ganhar espaço no mercado móvel? Se o Facebook pode gravar logs de conversas, ele varia isso somente com quem é suspeito? Ah tah! SEIH!

      • É possível.

  • paulorazia
    566c

    Eu sou meio ”radical” quanto a privacidade nas reder sociais. se quer privacidade, não participe de uma!!
    você coloca no facebook, cidade onde mora e nasceu, nome, idade, escola e etc. e espera que as pessoas não vejam??

    Obs: esse é o MEU ponto de vista

    • Eu uso várias redes sociais, mas concordo com o seu comentário. Pra falar a verdade, eu quase cago forte para essas questões de privacidade. Tomo alguns cuidados, mas não ligo que saibam que eu moro no RJ, que tenho 24 anos. Pra mim, não tem problema.

  • Achei que este bate-papo fosse do cara tentando assediar o outro escrito na matéria. Depois que vi que era do redator.

  • isso é invasão de privacidade, como assim os caras espionam nossas conversas?

    • Yuri
      1c

      Vcs aceitaram, na hora de adquirir o contrato, que eles podem usar qualquer informação no servidor deles como eles bem entenderem.
      Logo eles não estão invadindo a tua privacidade já que tu concordou que não há nada privativo em um local onde o dono pode ver tudo o que tu faz.

      • Vc é daqueles que se tivesse no contrato uma obrigação de dar o toba vc diria “i, tá no contato, vou ter de cumprir”.
        Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de países democráticos.

  • Já vi isso antes … É ficção, gente: https://twitter.com/J_Janz/status/223805972492206080/photo/1/large

    Oh, wait! …

  • Até o Tecnoblog rastreia nosso computador e mostra qual OS e Web Browser estamos utilizando.

    • No momento, tem dez serviços vendo que estou no Tecnoblog. O que não quer dizer nada, claro. =)

  • MSN: já quase me levou a uma expulsão de minha escola;
    Facebook: várias horas de conversas em família por mensagens deprimentes;
    Twitter: nem preciso falar nada.
    Logo a solução é simples: não fale nada, não faça nada, estamos sendo rastreados o tempo inteiro.

    • Bem, o problema dessas redes, se você ainda não notou, está em você. ;-)

      • paulorazia
        566c

        touché

    • Kessler
      1723c

      O caso aqui é suas mensagens privadas serem lidas por pessoas que decidirão o teor delas.

      Se você postou coisas em público numa rede social e se ferrou o problema é realmente seu.

  • Luandersonn
    1393c

    Quer privacidade? Exclua sua conta do Facebook.

    • Concordo…

      Redes Sociais != Privacidade…

      • A diferença de “eu decido não ter privacidade” e “o Facebook decide por mim que não tenho direito a privacidade” é muito grande

        • Luandersonn
          1393c

          Tenho certeza que você escolhe ou não usar o Facebook.

          • Eu escolho usar e escolho meus direitos. Perder direitos fundamentais (q no Brasil é protegido por cláusula pétrea) não pode ser condição de uso.

            • Yuri
              1c

              Seus direitos foram revogados na hora que aceitou usar um serviço que vc mesmo leu (ou deveria ter lido) ser de caráter público, onde o dono pode ver tudo o que vc posta. É muita choradeira viu? Vai, processa o face e ver se dá em algo, a lei não está do seu lado.
              Vc não teria o direito de processar um jornal onde vc mesmo publica uma mensagem sabendo que outras pessoas irão ler.

            • O que está sendo discutido não é o que vc posta publicamente, mas sua privacidade e intimidade em conversas pessoais, privadas. Direito fundamental algum pode ser revogado por interesse de empresas ou de governos. O direito das pessoas é das pessoas, não da empresa ou governo.

            • Yuri
              1c

              Não é privada nem pessoal se vc concordou que essas mensagens privadas e pessoais seriam monitoradas, já que vc concordou que todo dado emitido para o servidor deles poderia ser usado como bem entendessem.

            • Ninguém concordou com nada pois são direitos fundamentais, que não estão disponíveis pras empresas. Serviço algum pode condicionar o funcionamento em troca de garantias constitucionais que não dizem respeito a eles.

            • Yuri
              1c

              Não, vc concordou sim, tu não pode publicar algo em local que vc sabe que será interceptado e depois chorar pq acha que feriram teus direitos de privacidade. Cega a ser idiota.
              Todo mundo tem direito, e deve, procurar seus direitos, mas só quando tem razão, e vc meu caro, não está com razão.

            • Leia:
              http://sinapseslivres.com.br/2012/07/facebook-1984/

            • Yuri
              1c

              Grande coisa, texto sensacionalista e incoerente com a realidade.

            • Incoerente com a realidade? Pelo que sei vc é que se baseia em conceitos de antes de Cristo, achando que “contrato é contrato”, desconsiderante Direitos e Garantias Constitucionais e considerando empresas privadas legisladoras.

        • Yuri
          1c

          A lei só te defende pra informação privada, quando tu aceita o contrato tu está dizendo claramente que o face não é um local privado, mas público, pois o dono pode ler cada mensagem que tu postar lá.

          • Informação privada é o que está dentro da minha privacidade. Uma conversa privada é privada, não pública. Contrato algum pode retirar direitos fundamentais. Contrato algum pode condicionar um serviço a custo de garantias tão importantes que não dizem respeito diretamente ao serviço (Facebook não tem necessidade de monitoras conversar pessoais para funcionar).

            • Yuri
              1c

              Se tu começar a conversar “privacidades” com o seu amigo, na frete de alguem, essa pessoa deverá ser processada? Vc sabia que ela ia escutar, mas preferiu conversar mesmo assim. Não tente justificar o injustificável.

            • Vc está perdido ou parece não ter entendido. Eles não estão monitorando o mural das pessoas, a o chat, que é privado. Privacidade é uma garantia constitucional. Empresa alguma a pode retirar ou condicionar um serviço à entrega dela quando isso não tem relação com o próprio serviço.

            • Yuri
              1c

              Vc é que fica nesse ad nauseum infinito achando que o bate-papo não faz parte da “toda informação” publicada no site. Vc está concordando que a informação não é privada nem pessoal pois concordou que toda informação poderia ser usada pelo o face como bem entender. Isso não é estar acima da lei.

  • Tb acho que se quer privacidade, não use.
    Pouco importa que seja direito garantido, as empresas ignoram e quem fiscaliza finge q está tudo bem. Se vc tem a doce ilusão de que FB, Google, etc etc vão respeitar seu direito a privacidade vc está sendo muito simplório.
    A única pessoa que pode garantir a privacidade que vc deseja é vc mesmo e isso não é tarefa das mais fáceis hj em dia.

  • Eu não sei se sou eu que sou muito desconfiado mas, pra mim, a partir do momento em que você se conectou a Internet, de uma forma ou de outra você já está sendo monitorado.

  • Rodrigo Rocha

    ridiculo

  • Kessler
    1723c

    Até a parte do algorítimo estava tudo bem, mas pessoas lendo as mensagens? Puta merda.

  • Roberto Fonseca

    Meio tardio reclamar do monitoramento de chat, se é sabido que mesmo ligações telefônicas podem ser monitoradas há muito tempo (com a mesma justificativa de segurança, principalmente dos EUA em relação a prevenção ao terrorismo) e por órgãos bem menos confiáveis que o Facebook.

    Continue valendo a boa e velha regra de não faça online o que voce não faria na vida real.

  • ricardo
    464c

    Estamos caminhando para uma vivência sem privacidade. Por um lado inibem-se os crimes, mas por outro lado dá-se poder a empresas e governos de controlar, por exemplo, manifestações populares organizadas pela Internet. E essa última era justamente uma das maiores vantagens da rede.

  • Kevin

    Nunca mais uso o chat do facebook, PRIVACIDAE 0

  • Mas que quantidade absurda de “mimimi’ nesses comentários, vocês tão deixando de ser lógicos e reclamando que algo que nem pararam pra pensar sobre. Ta descrito no post que existe um algoritmo de verificação, que faz a classificação de conversas consideradas suspeitas. Então parem de se preocupar, porque a sua conversa sobre sexo com sua namorada não vai ser lida por ninguém, simplesmente porque existe um filtro estampado na sua cara chamado “Fulano está em um relacionamento sério com…”. Ou vcs realmente acham que o Facebook ia se prestar a ler isso? Tenham em mente que estamos falando de uma EMPRESA, e que acusar esses “falsos-positivos” tem um custo, muito elevado por sinal, pra eles. Afinal, existe uma pessoa real, que está sendo paga pra validar esses casos suspeitos. São milhões de usuários como vcs sabem. Tenham em mente que não é simplemente logar no facebook e já ter suas conversas lidas, que puta mania de perseguição hein. Agora parem de ser egoístas e pensem, na pior das hipóteses, não vale a pena ter 10 conversas suas lidas por alguém que VOCÊS NEM SABE QUEM É e em troca conseguirem salvar uma pessoa, como foi o caso dessa menina de 13 anos que poderia ter sido arruinada pro resto da vida?

    • ricardo
      464c

      Está certo, mas de qualquer forma o Facebook está assumindo o papel de investigar, papel que não é dele. Assim como não é papel das empresas de telefonia investigar as ligações suspeitas. Caso a justiça solicite, aí sim essas empresas quebram o sigilo e fornecem o conteúdo para investigação.
      Ainda há o caso da garota de 13 anos que foi salva, uma grande proeza, mas ao mesmo tempo me pergunto se não é papel dos familiares ou responsáveis monitorar as atividades das crianças na rede.

      • Cara eu concordo contigo. Só que assim, apesar dessa visão estar correta, ela é baseada em um mundo perfeito onde os pais cuidam seus filhos e todo mundo cumpre o seu papel e faz o que deveria fazer. Só que na realidade a gente sabe muito bem que não é assim que funciona, e por isso existem milhares de problemas. Então baseado na nossa realidade atual (e não em como deveria ser) eu acho que o Facebook faz certa em tentar ajudar um sistema que é catastrófico atualmente, mesmo que esse não seja o papel dele, acho que essa adaptação é fundamental. Resumindo, vamo se ajudar porque num tá bom pra ninguém.

  • bom e ao mesmo tempo ruim porque a pessoa tá lá conversando com outra em assuntos … e porque outro é bom para impedir que bandidos faça alguma vítima pelo chat!

  • Thiago

    É Normal, Internet é isso mesmo…

  • merci
    1c

    Muito bom! Nada temos de segredos, talvez descobrimos uma mina de ouro e convocando amigos pra ajudar a compartilhar , aí sim usaremos o celular. Ficou Claro?

  • Álvaro Rutz
    236c

    Hoje em dia, tem que ser um pouco bobo para achar que os serviços não tem acesso à nossas informações (mesmo chat, senhas, etc), é tudo vigiado, até o que você traduz no Google Translator vai para os espiões do Google.

  • O fato é que ninguém terá uma conversa realmente privada com o uso cada vez mais de tecnologias, isso está se tornando um grande “BIG BROTHER”, aposto que eles fazem parte da NSA :D

  • Eu apoio isso, sério. Além de uma rede social não ser privada (uma pessoa tem que ter isso em mente ao se cadastrar) estes dados, como no caso do post, podem ajudar em crimes. Como uma parcela pequena de pessoas é monitorada pelos algoritmos, usuários domésticos/normais dificilmente seriam monitorados.

    E bato mais uma vez na tecla: leis de privacidade se aplicam apenas no mundo real e não em sites. Uma pessoa, por espontânea vontade, postar algo e achar que só quem tá conversando vai ver é muita idiotice.

    Temos que considerar que ligações a celular, fixo, MSN, e-mail e demais também são monitorados. Por humanos ou não. Você nunca ficará imune a isso, com ou sei leis. As leis funcionam apenas teoricamente e não haveria necessidade em uma rede totalmente só, no quesito físico.

    • 1 – Não é por ser rede social que não existe privacidade. Conversas privadas são privadas e não podem ser monitoradas por qualquer mecanismo. Não confunda mensagens públicas, do mural, com mensagens privadas, dos “e-mails” e bate-papo.
      Além da privacidade e intimidade o Facebook violou o Estado de Inocência.

      2 – As leis e as garantias constitucionais se aplicam em qualquer lugar. Internet não é terra de ninguém, onde tudo pode. Ainda mais uma empresa.

      3 – Não confunda registro com monitoramento. Apesar do registro ter suas regras tbm, o monitoramento é muito mais.

      • Yuri
        1c

        Já expliquei claramente esse ponto. Vc está concordando que o bate-papo não é privado nem pessoal pois concordou que toda informação poderia ser usada pelo o face como ele bem entender. Isso não é estar acima da lei.
        Acho que está sendo egoista em querer que crianças sejam estupradas, pra que consiga ganhar alguma merreca em algum processo contra o face. Tenho desprezo por vc e espero que alguem da sua família seja salvo pelo o face.

  • Yuri
    1c

    http://www.facebook.com/full_data_use_policy#infoaboutyou

    “Outras informações que recebemos sobre você
    Também recebemos outros tipos de informações sobre você:
    Recebemos dados sobre você sempre que interage com o Facebook, como quando você olha a linha do tempo de outra pessoa, envia ou recebe mensagens, procura um amigo ou uma página, clica em, visualiza ou interage de outra forma com as coisas, usa um aplicativo móvel do Facebook, compra Créditos do Facebook ou faz outras compras pelo Facebook.”

    Tá lá, no contrato, que eles recebem suas informações sobre mensagens, sim! Inclusive dizem como podem usar as informações que vc envia.
    Tu aceitou que poderiam usar suas informações, logo o local virtual não é privados, pois o próprio usuário aceitou que a equipe do facebook pederá usar as informações como eles bem entenderem.
    Inclusive acho que ainda é bem privativo, pois o face deixa claro que informações pessoais, como por mensagens, não serão compartilhada com os parceiros.

  • Felipe

    Não adianta… as pessoas parecem robozinhos programas pra responder sempre o mesmo.
    “Você aceitou o contrato, então não tem o que reclamar…”

    Bullshit! Privacidade é um direito constitucional e não tem nada a ver com contratos.

    • Yuri
      1c

      Tem sim, se tu concorda que toda informação vai ser monitorada, pq tá reclamando que ela está sendo monitorada? É algum tipo de vagabundo desonesto pra tentar descolar uma graninha fácil?

      • Vc não entende nada de Estado Democrático de Direito. Vc usa argumentos de impérios totalitários do passado muito distante. Acorda pra realidade. Dê-se o trabalho de pelo menos ler as constituições e doutrinas de país democráticos.

  • Sou total a favor… foda-se que estão lendo minhas conversas… não estou fazendo nada de errado. Esse tipo de serviço é totalmente util.

    Obs.: E quanto a essas teorias de conspiração… por favor… MENOS.

  • qual o nome desse programa que monitora as conversas do facebook eu quero me respondem?

    • Esse software citado é exclusividade do Facebook, mais se quiser saber o que se passa no seu PC recomento que baixe um programa TI Espião! ;)

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.