Depois de muita (e bota muita nisso!) especulação, boatos e informação desencontrada, a Valve finalmente se pronunciou sobre o estado do Steam para o Linux. A confirmação veio de um post no novo blog da Valve, feito especialmente para dar detalhes do projeto de migração do Steam para o Linux.

Segundo o post em questão, sempre houve um certo interesse em migrar a plataforma de jogos para o Linux, e eles até mesmo já usavam o sistema do pinguim em alguns de seus servidores. Mas foi só em 2011 que a Valve finalmente resolveu iniciar o processo de migração.

Antes tarde Duke Nukem

O primeiro passo era tentar migrar o cliente do Steam e o jogo Left 4 Dead 2 para o Ubuntu. E por que exatamente o Ubuntu? Bem, gostando ou não, essa é a distribuição Linux mais famosa e utilizada no mundo todo, e o fato de haver uma empresa por trás deve ajudar muito no suporte. Obviamente outras distros também poderão rodar o Steam no futuro, mas focar inicialmente em apenas uma delas parece ser o caminho mais acertado.

A Valve já possui uma versão do cliente do Steam rodando no Linux, mas ainda há várias correções que precisam ser feitas para que ele funcione perfeitamente e até para que uma versão de testes seja liberada. E como Steam sem jogos não serve de muita coisa, os esforços para portar o L4D2 também estão em um estado bem avançado, com o jogo já rodando nativamente no Ubuntu, mas ainda com alguns problemas de performance. O objetivo da Valve é garantir que o jogo tenha a mesma performance da versão para Windows.

Ainda não há uma data clara de lançamento do Steam para o Linux, mas ao que tudo indica podemos ter novidades muito em breve. Quem viver, verá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados