Twitter vai lançar ferramenta que exporta tweets do usuário

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma nova ferramenta no Twitter permitirá que os usuários façam download de seus tweets antigos. O anúncio foi feito ao The New York Times na segunda-feira (23) por Dick Costolo, CEO do Twitter. O recurso já está presente em serviços como o Google, que libera alguns dados da conta do usuário em um arquivo compactado por meio do seu projeto Data Liberation, criado para facilitar a migração de informações de um serviço para o outro.

Atualmente, o Twitter libera para visualização na timeline do usuário apenas alguns milhares de tweets. Dessa forma, se você estiver com saudade das mensagens publicadas há quatro anos no Twitter, não poderá visualizá-las a menos que tenha favoritado os tweets previamente ou utilize serviços de terceiros, como o oldtweets, um mecanismo de busca que encontra tweets publicados no primeiro ano de vida do Twitter, em 2006.

Mesmo não permitindo o acesso fácil aos seus tweets antigos, o Twitter salva com carinho tudo o que você já publicou. Essas preciosas mensagens poderão ser relembradas em breve, se depender do CEO. “Estamos trabalhando em uma ferramenta que permitirá aos usuários exportar todos os seus tweets”, disse Costolo. “Você poderá fazer download de um arquivo com eles”, completou.

O acesso aos tweets antigos por terceiros ainda deve continuar um pouco difícil, no entanto. Diferentemente do Facebook, que traz uma timeline com acesso fácil a todo o conteúdo que você já publicou no serviço, com divisão por meses e anos, no Twitter a implementação desse recurso não deve chegar tão cedo por ser bastante complexo. “Você não pode simplesmente colocar três engenheiros nisso”, disse o CEO.

Apesar de confirmar o desenvolvimento da ferramenta de exportação de tweets, Dick Costolo não deu detalhes de quando ela estará disponível aos usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados