Ir para o conteúdo.

Início » Celular e tablet » Rumor do dia: telefone do Facebook produzido pela HTC

Vira e mexe essa história — não confirmada — volta ao noticiário de tecnologia. Dessa vez, a agência de notícias Bloomberg afirma que o Facebook vem trabalhando em conjunto com a HTC para desenvolver um smartphone próprio amplamente integrado com as curtidas e os contatos que mais de 900 milhões de internautas mantêm na rede social mais usada do mundo.

O tal Facebook Phone ficaria pronto até meados do ano que vem. Parece que houve atraso na produção do smartphone. Inicialmente ele deveria chegar às lojas já no fim de 2012, segundo informações da Bloomberg. Entretanto, o CEO do Facebook negou a existência do produto numa conferência telefônica para anunciar os resultados financeiros da companhia.

Existe um bom motivo para a rede social agregar esforços no campo dos dispositivos móveis: publicidade. Mais da metade dos usuários do Facebook usam a rede social no celular. Quantos deles veem propaganda durante o acesso? Zero. O Facebook atualmente não trabalha com publicidade em dispositivos móveis.

A parceria com a HTC ficou prejudicada por outros dispositivos que a indústria taiwanesa vem projetando e precisam de prioridade. A Bloomberg fala que estão desenvolvendo um “sistema operacional modificado”. Algo me leva a crer que falam do Android. Não?

Datacenter em Pineville, EUA (imagem: divulgação)

Datacenter em Pineville, EUA

Vale lembrar que a HTC recentemente abandonou o Brasil. Fecharam o escritório local e não têm intenção alguma de vender novos produtos (mesmo aqueles homologados pela Anatel e que nunca viram as prateleiras nacionais).

Também há uma equipe responsável por refazer o aplicativo do Facebook para o iPhone. São funcionários que deixaram a Apple para se dedicar ao projeto depois do que pode ter sido uma proposta irrecusável de Mark Zuckerberg. O app no iOS é lento e usa uma “janela” para o conteúdo formatado em HTML; ou seja, não acessa diretamente as informações, o que adiciona uma camada de lerdeza ao processo de publicar fotos horrorosas, posts inúteis e dar checkin em eventos pelos quais ninguém se interessa.

21 Comentários (Deixe o seu!)

  • paulorazia
    566c

    “adiciona uma camada de lerdeza ao processo de publicar fotos horrorosas, posts inúteis e dar checkin em eventos pelos quais ninguém se interessa.”

    :´(

    • Thassius ta com raiva do Facebook?

  • Rafael
    728c

    no Android eu já deixei o facebook só para fazer upload de fotos. nao queria nada de integração com redes sociais. já to achando essas integraçoes um grande exagero.

  • Facebook Phone: Mito ou verdade?

  • Não vai existir, não tem motivo algum, é pra isso que existe o mercado de aplicativos, tanto é que o Windows Phone, iOS (esse na última versão) tem integração com a rede social e todos os sistemas operacionais populares tem o aplicativo.

    Se fosse para fazer, não seria em um Android, até porque é o sistema do concorrente (usa Google+).

  • Rennan Alves
    425c

    Mark não desmentiu essa notícia? Segundo ele não é de interesse do Facebook ter seu próprio smartphone.

    • Sim. A informação consta do artigo — abaixo do título e no segundo parágrafo.

      • Rennan Alves
        425c

        É eu vi, o que deu a entender é que era um novo boato que refutava a afirmação do Mark. Mas acho que interpretei errado mesmo, deve ser a falta de café…

  • Acho pouco profissional editorializar a matéria pra incluir as opiniões pessoais negativas do autor sobre o Facebook.

    • Fabio

      Isso aqui não é uma agência de notícias meu caro, os editores podem escrever o que quiserem e opinar sobre sobre o que bem entender. Blog é exatamente para essas coisas, mas quando há um selo “Reuters” ou “AEF”, por exemplo, ai a questão é outra.

    • Tecnoblog é justamente para conter opiniões, ou estou enganado?

      • Windows XP? :O

        • Sim, mas não é meu :P

    • Dennis

      As piadinhas são a melhor parte, e pelo para mim, o diferencial do Tecnoblog.

      • Dennis

        Pelo menos*

      • Principalmente as do Rafa! :D

  • Alisson
    72c

    O Facebook precisa diversificar os negócios, abranger a área de atuação, ampliar as possibilidades de lucro. Não dá pra agradar os investidores só com perspectivas de lucros vindas de publicidade, principalmente agora com o franco crescimento dos dispositivos móveis, onde a dificuldade de inserção de anúncios é maior. Não dá pra sobreviver no mercado da tecnologia sem ser polivalente. A Google talvez não existisse hoje se continuasse a ser somente um buscador. Não sei se o Facebook duraria se continuar a ser somente uma rede social.

    • Com quase um bilhão de usuários, integração em dois sistemas operacionais e aplicativos em tudo quanto é lugar, acho que sobrevive, só não sei, se com $$$ no bolso.

  • Fabio

    Pra que criar um telefone se o Facebook, de certo modo, já tem mais de 400 milhões deles só Android? Realmente não faz nenhum sentido… a Empresa também já disse no passado que não deseja trabalhar em troçentas coisas ao mesmo tempo, como o Google e a Microsoft fazem, o negócio do Facebook é socialização, e ponto final.

  • Não da pra entender ainda se vai existir um Facebook Phone ou vão dar um jeito de colocar os anúncios nos Apps oficiais já existentes para IOS, Windows Phone, Android e (o resto não interessa), mas que uma das duas coisas vão acontecer ou algo parecido isso é certeza.
    Caso contrário as grande empresas que apoiam e quem ousa em comprar ações do Facebook vão começar a pular fora do barco, porque cada vez mais o mundo tecnologico se move para a mobilidade, e se o que da lucro para o Facebook não esta nos dispositivos moveis ele morre.

  • Turdin
    3346c

    Se for um android modificado já prevejo um fail bem grande.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.