Como emitir 1ª e 2ª via do CPF online

Saiba como tirar o CPF pela internet gratuitamente; serviço online da Receita Federal emite número na hora via formulário

Giovanni Santa Rosa Jean Prado
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
CPF (Imagem: Divulgação)
Cartão de CPF em mãos (Imagem: Divulgação)

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Saiba como emitir CPF online sem custo.

Como emitir a primeira via do CPF online

O cartão físico de CPF, como o visto acima, não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, uma vez que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista (CNH). O serviço online da Receita apenas emitirá um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo usuário e reimpresso sempre que necessário.

O processo pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo computador, usando um navegador, como o Chrome e o Safari.

  1. Entre na página de inscrição do site da Receita Federal

    No seu navegador, acesse o link correspondente ao seu caso: cidadão brasileiro residente no país, cidadão brasileiro residente no exterior ou cidadão estrangeiro.

  2. Preencha as informações exigidas

    Digite os dados como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe e, em seguida, clique em “Enviar”.Campos de informações necessárias para tirar a primeira via do CPF pela interet

Se o preenchimento resultar na emissão de um protocolo, você deve apresentar os seguintes documentos em uma unidade da Receita Federal no Brasil ou no exterior, com horário agendado. Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas.

Depois, é possível acompanhar o processo no site da Receita.

Sistema de inscrição de CPF da Receita Federal não funciona

Se o sistema online para emitir o CPF não estiver funcionando, vá até uma unidade da rede conveniada:

  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios.

Neste caso, há uma cobrança de R$ 7.

Excepcionalmente, em função da pandemia de COVID-19, a Receita Federal liberou fazer inscrição gratuita no CPF (Cadastro de Pessoa Física) através de endereços de e-mail de cada estado.

Quais são os documentos necessários para emitir o CPF online

CasoDocumentos exigidos
Todos os casosDocumento de identificação oficial que tenha foto do interessado.

Atenção: se o documento de identificação não tiver naturalidade, filiação ou data de nascimento, levar também Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Idade entre 18 e 70 anosLevar também: título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral.
Idade de 16 ou 17 anosLevar também: documento (com foto) de identificação oficial do pai ou da mãe, se um dos pais estiver fazendo o pedido.
Idade abaixo de 16 anosLevar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante (um dos pais, tutor ou responsável pela guarda);

e documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso.
Demais casos de representação legalLevar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante;

e documentos para comprovar representação legal, conforme o caso: procuração, tutela, termo de curatela, termo de inventariante etc.
Representante de pessoa falecidaLevar também: certidão de óbito.

Como tirar a segunda via do CPF online

Existem três formas de se obter a 2ª via do seu CPF:

Aplicativo CPF Digital

A Receita Federal também oferece um aplicativo gratuito, disponível para Android e iPhone, que fornece uma cópia do documento.

  1. Baixe o app
    Vá até sua loja de aplicativos e busque por “Pessoa Física“; faça o download para o seu celular;
  2. Insira suas informações
    Abra o aplicativo e insira o número do seu CPF, data de nascimento e clique em “Próximo“;Aplicativo Pessoa Física, com preenchimento de informações do CPF para emissão
  3. Faça a prova de vida
    O aplicativo pedirá para que pisque e sorria, até a Inteligência Artificial identificar a presença do usuário; logo depois será necessário o envio de uma selfie.

Após validação você terá o CPF no seu aparelho celular. Caso tenha CNH, o documento também será exibido.

Imprimir comprovante de CPF online pela Receita Federal

Este tutorial é útil caso não tenha apresentado a Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos. Você vai precisar do seu número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor.

  1. Entre na página de Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF
    Toque no link para ser redirecionado para a página oficial. A página funciona no celular, mas é melhor visualizada no computador.
  2. Envie as informações solicitadas
    Informe os dados pedidos e, em seguida, clique em “Enviar”.Informações necessárias para tirar a segunda via do CPF pela internet

Portal e-CAC

Essa opção é para quem declarou o imposto de renda em pelo menos um dos dois últimos exercícios.

  1. Acesse a página do e-CAC
    Abra no seu navegador a página oficial de Atendimento Virtual (e-CAC). É possível entrar pelo navegador do celular.
  2. Insira os dados de login
    Informe seu CPF, código de acesso e senha; depois, clique em “Avançar”. Se preferir, pode escolher acessar diretamente com os seus dados do Gov.br.Tela de acesso ao e-CAC
Tem idade mínima para emitir CPF?

Não. Segundo a Receita Federal, mesmo recém-nascidos podem ser inscritos no CPF.

Como fazer CPF online se sou estrangeiro?

Estrangeiros podem fazer sua inscrição no CPF por meio do site da Receita Federal. Não é necessário residir no Brasil.

Tem que pagar para tirar CPF online?

A inscrição feita pela internet é gratuita. Nas unidades da rede conveniada, como cartórios, agências do Banco do Brasil, Caixa e Correios, é preciso pagar R$ 7 de taxa.

Como consultar a 2ª via do meu CPF se eu não lembro o número?

Se você não lembra o número do seu documento, é necessário entrar em contato com a Receita Federal através de uma de suas unidades de atendimento. Agende data e horário pela internet para garantir o atendimento.

Como consultar se o CPF está regular na Receita Federal?

Acesse o site de Comprovante de Situação Cadastral no CPF, digite seu CPF e data de nascimento e clique em “Consultar”. É importante saber o que significa cada caso.

Posso regularizar meu CPF pela internet?

Sim, mas apenas se a situação cadastral for dada como “suspensa” e se não houver pendências na Declaração do Imposto de Renda. Se este for o caso, é possível fazer o processo pela internet.

Qual o risco de perder o CPF?

Sim, mas apenas se a situação cadastral for dada como “suspensa” e se não houver pendências na Declaração do Imposto de Renda. Se este for o caso, é possível fazer o processo pela internet.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CPF na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados