Várias novidades aplicativos do Google foram anunciadas essa semana. Um deles, mostrada na quarta-feira, foi o aplicativo de busca para o iOS. Uma atualização que (com a ajuda da dona sorte) deve ser liberada nos próximos dias vai trazer para o sistema móvel da Apple algo que os usuários de celulares com Android Jelly Bean já desfrutam há algum tempo: a busca por voz melhorada.

O aplicativo vai agir basicamente da mesma forma que o Siri do iPhone 4S, interpretando comandos ditos em linguagem natural – obviamente apenas em inglês, por enquanto. Curiosamente, apesar de usar a mesma interface do Google Now para Android, o Google hesita em dar esse nome para a funcionalidade do iOS. O vídeo abaixo mostra como ele deverá funcionar quando estiver disponível.


(Vídeo no YouTube)

A desvantagem, claro, é que o recurso de busca inteligente por voz só funciona no aplicativo e não no sistema por completo, o que quer dizer que ele não pode enviar mensagens de texto ou configurar reuniões na agenda. Por isso o Siri ainda tem vantagem, embora a busca do Google pareça ser um pouco mais inteligente. Mas enquanto o Siri fica restrito aos usuários do iPhone mais recente da Apple, o aplicativo do Google será compatível com todos os aparelhos iOS, desde que rodem a versão 4.2 do sistema. Então essa é uma boa vantagem.

Essa nova atualização deve fomentar um pouco mais a disputa de quem cria o melhor assistente virtual para celulares. Enquanto o Google Now tenta angariar espaço no Android Jelly Bean e a Apple faz o que pode com o Siri no iPhone 4S e no novo iPad (quando o iOS 6 chegar), a Nuance já mostrou que quer um pedaço do espaço com a Nina. Claro, cada um fica restrito às limitações dos sistemas para os quais eles são liberados, e a Nuance tem que brigar contra os dois, mas nada impede as empresas de tentarem se superarem em termos de funcionalidade. E no final das contas, competição saudável é sempre bom, principalmente para os usuários.

Quem já quiser ir baixando antes da atualização estar disponível, pode usar esse link para a loja de aplicativos da Apple – o programa é gratuito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados