Nokia e Claro permitem pagar por apps direto na conta de celular

Compra debita créditos de clientes do pré-pago.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Pagar pelos aplicativos do celular sem se preocupar em liberar informações de cartão de crédito ou similar. A Nokia vem trabalhando nesse objetivo, que facilita muito a vida do consumidor. A fabricante de celulares avisou nessa segunda-feira que a Nokia Store começa a funcionar com pagamento via operadora de telefonia. A primeira a embarcar nessa foi a Claro.

Consumidores que entrarem na loja da Nokia poderão escolher a operadora Claro como forma de pagamento. Clientes do pré-pago têm o valor do aplicativo diretamente descontado do total de créditos pertinentes àquele aparelho. Da mesma forma, clientes do pós-pago confirmam a compra e recebem a cobrança no fim do mês, junto com a conta. Depois a Claro se vira para repassar os valores para a Nokia.

O pagamento via operadora só funciona em celulares da Nokia rodando dois sistemas tidos por muitos (não todos) como ultrapassados: o S40 e o Symbian. De acordo com a Nokia, há 120 milhões de contas cadastradas na loja virtual e 5 bilhões de downloads registrados. Não sabemos se estes números se referem somente ao Brasil ou ao mundo inteiro, nem qual período de tempo eles consideram.

Perguntei a um representante da Nokia do Brasil por que essa forma de pagamento não está disponível no Windows Phone da linha Lumia. Volto a atualizar este artigo se a resposta chegar. De qualquer forma, posso especular que a loja do Windows nos celulares, sob o controle da Microsoft, ainda não oferece o recurso em nenhum país. Improvável que uma operadora brasileira, ainda que em parceria com a gigantesca Nokia, conseguisse tal privilégio.

“A Nokia mostra mais uma vez a importância que tem no mercado brasileiro, considerado o terceiro maior para a empresa.”, disse o gerente sênior de Portfólio e Produtos da Nokia, Vinicius Costa, em nota.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados