Um anúncio feito discretamente essa semana pela BitTorrent Inc. não agradou muito os usuários do uTorrent. Segundo a empresa, a futura atualização do programa viria com anúncios e torrents patrocinados. Hoje a BitTorrent Inc. fez mais um anúncio, dessa vez na forma de um post no blog oficial, em que admite que o feedback da sua ideia não foi exatamente dos mais positivos (estou parafraseando) e por isso eles decidiram modificá-la. A próxima versão do uTorrent terá a opção de desativar anúncios.

Segundo o post, “a versão inicial” da próxima atualização do uTorrent terá um mecanismo de opt-out, ou seja, quem decidir atualizar vai ter que desativar os anúncios quando abrir o programa pela primeira vez. A companhia quer “encorajar os usuários a testarem o novo cliente […] e se você não gostar das ofertas, não precisa vê-las”. O problema está no ponto “versão inicial”, o que indica que atualizações subsequentes não poderão ter seus anúncios desativados. E isso tem potencial para afugentar usuários.

Por sinal, a BitTorrent Inc. também esclareceu um ponto importante sobre os anúncios: a privacidade. Segundo a empresa, a privacidade do cliente não muda. Eles não vão tentar descobrir o que você está baixando e, com isso, oferecer os anúncios mais relevantes. A única maneira que a companhia tem de saber se os anúncios são relevantes ou não é com o feedback dos usuários. Ao que parece, haverá uma opção embutida no programa que permitirá que você envie uma mensagem elogiando, xingando ou dizendo apenas ‘meh’ aos anúncios exibidos.

Então aí está. Vocês fizeram barulho e a BitTorrent Inc. ouviu. Vamos ver se a atualização trará funcionalidade o bastante para justificar a exibição de anúncios. Pessoalmente, eu fico com o atual.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados