Cofundadores do Twitter lançam Medium, plataforma de publicação de conteúdo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias
Medium tem design minimalista e destaca posts melhor avaliados | Clique para ampliar

Os cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, estão trabalhando em uma nova ferramenta de publicação de conteúdo chamada Medium. O projeto ainda está em beta fechado e não há informações detalhadas de como o Medium funciona, mas o conteúdo publicado até o momento sugere uma plataforma de blogs simples e fácil de usar, como o Tumblr.

Evan Williams também trabalhou na Pyra Labs, empresa que desenvolveu o Blogger. No anúncio de lançamento do Medium, Williams relata que a possibilidade de qualquer pessoa poder publicar conteúdo na internet e compartilhar suas ideias “parecia radical” em 1999, mas o projeto deu certo, tanto que foi comprado pelo Google em fevereiro de 2003 e até hoje é bem usado.

No Medium, todos os posts sobre um mesmo tema são organizados em coleções, que podem ou não ser abertos para colaboradores externos. A plataforma destaca conteúdo de qualidade: em vez de mostrar posts na ordem cronológica, por padrão são exibidos primeiro os posts melhor avaliados.

Pela forma de organização do Medium, dá para especular que as “coleções” do serviço serão formadas por temas mais limitados e sem data de validade, não sendo apropriado para blogs de notícias, por exemplo. Para demonstrar o que pode ser compartilhado no Medium, já estão disponíveis coleções das fotos de infância de Williams e das ideias da Obvious, empresa por trás do Medium.

“Publicar no Medium (ainda não aberto a todos) é elegante e fácil, e você pode fazer isso sem o peso de se tornar um blogueiro ou se preocupar com o crescimento de audiência”, disse Williams. Os interessados podem tentar conseguir acesso ao Medium neste link.

Com informações: Neowin, CNET, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados