Motorola processa Apple por infração de patente no Siri

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Na sexta-feira passada a Motorola percebeu que a pilha de processos abertos contra a Apple nos mais variados países estava pequena demais e por isso decidiu adicionar mais um. A fabricante, agora uma subsidiária do Google, abriu um novo processo contra a empresa da maçã também por infração de patentes. Nesse processo a Motorola pede nada menos do que o bloqueio de importação de aparelhos iOS e também computadores com OS X para os EUA.

Segundo a Motorola, a Apple infringe em sete de suas patentes. Tais patentes envolvem coisas simples, como as notificações de novo email e lembretes dependentes de localização, até coisas mais complicados, como o sistema de reconhecimento de voz do assistente virtual Siri. A empresa também disse que “gostaria de resolver o problema das patentes”, mas a Apple não estaria disposta a licenciá-las.

Ao todo a Motorola pediu à Comissão de Comércio Internacional nos EUA, a ITC, que suspenda a importação de 11 produtos, dentre eles todos os modelos de iPad, iPhone e iPod Touch e todos os modelos de MacBook, além do Mac Mini e até o servidor, Mac Pro. Os documentos encontrados pelo TechCrunch enumeram todas as patentes, mas a que cita especificamente o Siri é a de número 6493673.

Quando o Google comprou a Motorola há alguns meses, levou de brinde o seu portfólio de mais de 17 mil patentes e disse na época que não foi apenas isso que motivou sua compra. Mas parece que a cada dia um novo processo envolvendo essas patentes é aberto, por isso espero que o Google não me culpe por ter a impressão de que o casamento foi motivado pela herança.

Em tempo: daqui a quatro dias sairá o resultado de outro processo aberto há alguns meses em que a Motorola diz que o iPhone infringe em uma patente relacionada a WiFi. No processo a fabricante também pediu ao ITC que impeça a importação do aparelho para os EUA, então se a decisão for a favor dela, a Apple vai ter um pequeno baque econômico.

Atualizado às 14:30 com informações sobre os produtos que infringem patentes e as patentes.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados