Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Sony Xperia S recebe Android sem personalizações

Parece que o Google não está contente com a Samsung. Após dois anos trabalhando lado a lado com a fabricante coreana para a sua linha de celulares Nexus, o gigante das buscas parece buscar uma parceria com a Sony. O motivo? Bem, o smartphone Xperia S foi adicionado ao Google AOSP (Android Open Source Project), e isso quer dizer que o Xperia S pode rodar um software sem as modificações da Sony.

O lider técnico do projeto AOSP, Jean-Baptiste Queru, afirmou que o Xperia S é um poderoso smartphone com bootloader desbloqueável e de uma fabricante muito amigável no desenvolvimento da plataforma.

Faz muito sentido, já que a Sony é mais aberta que outros fabricantes quando se trata do desenvolvimento de seus sistemas operacionais: a fabricante disponibiliza publicamente versões beta de atualizações para os seus smartphones.

A Samsung nunca foi a única a lançar aparelhos com o Android puro, sem modificações. A pioneira foi a HTC, com o lançamento do Nexus One em 2010. Posteriormente, a Samsung marcou sua presença com lançando o Neuxs S e do Galaxy Nexus. A Motorola também tem participação no AOSP, com o Motorola XOOM da primeira geração. Recentemente, a ASUS também colocou o dedo no bolo ao lançar o tablet Nexus 7.

Seja lá o que o Google está aprontando, seria muito legal ter smartphones da linha Nexus, com aparelhos de diversas fabricantes. Assim, o poder de escolha aumenta, além de expandir o Android como ele de fato é.

Os arquivos para instalar o Android sem modificações estão no Git do Android. Por sua conta e risco, como de costume.

Com informações: Neowin

TB Respostas
Publicidade

26 Comentários (Deixe o seu!)

  • Kessler
    1576c

    Por que alguém trocaria a linda rom do S pela medonha AOSP, nem Jesus explica.

    • Stunts

      Pq beleza é tudo que é necessário em um software, né? Eu hein…

      • Kessler
        1576c

        E que função tem o AOSP a mais?
        AOSP é extremamente desprovido de funções.

        • Stunts

          Para muitos, só o fato de ter atualizações mais frequentes e um software sem aplicativos e modificações “obrigatórias”, já é melhor. Me incluo nesse grupo.
          Se o AOSP é desprovido de funções, que a pessoa escolha, como eu escolho e ele me serve muito bem.
          Caso eu precise de alguma dessas funções, baixo o app e coloco, sem ter coisas forçadas no meu software =)

          • Kessler
            1576c

            Quem sabe instalar uma ROM sabe remover aplicativos que não gosta da ROM da Sony.

            Não entendo esse fetiche por Android AOSP. Não fossem as modificações das fabricantes, o Android não seria NADA.

            Alguém realmente acha que o Gingerbread AOSP tinha alguma chance contra o iPhone?

            • Dennis

              Remover aplicativos de custom roms nunca irá torná-las puras. Do ponto de vista de um usuário leigo as custom roms sem dúvida são mais indicadas, mas para usuários avançados a capacidade de personalização e desempenho oferecidos por uma rom pura são muito mais vantajosos.

    • Pois é! Visto que as modificações que a Sony faz nas roms trazem muito mais benefícios que a linha ‘pura’…

    • Ramon Melo
      2410c

      A ROM AOSP é muito, mas muito mais rápida. Tive até que diminuir a velocidade do Nexus, estava me deixando tonto.

      • kkkkkkkkkkkkk! Sensacional! =D

    • Renan

      Eu tive que instalar uma ROM limpa no meu Motorola Defy. A que vinha junto tinha o Motoblur, que é um negócio tão repugnante quanto lento.

      Rooteei e troquei tudo. Agora ele é mais rápido e consome pouca bateria. Melhor que manter a original, por mais “bonitinha” que ela fosse.

      • @maxikd
        69c

        mesma coisa comigo. depois que saí da ROM da Motorola pro CM7, nunca mais voltei.

  • Nexus by Sony em breve? Oremos.

    • Rafael
      534c

      tomara! seria um smartphone phoda!

    • YanGM
      5264c

      Oremos mesmo, não quero ter que vender um rim para poder comprar um Nexus.

  • Claudio H.
    508c

    Não entendi muito bem, isto quer dizer que o Xperia S pode rodar o Android 4.1, por exemplo, puro? Assim como o Nexus roda?

    Se for isso mesmo, foi uma pena não ter esperado para comprar ele…

    • Rafael
      534c

      exatamente isso mesmo.
      nao só rodar Android puro, mas tambem receber as futuras atualizaçoes tão rapido quanto o Nexus

  • Ramon Melo
    2410c

    Eu acho que é só uma tentativa de dar um tratamento justo às fabricantes. A HTC teve o primeiro Nexus, Samsung e Motorola vieram logo depois e agora chegou a vez da ASUS. A Sony tem sido a fabricante mais esforçada no sentido de continuar atualizando os aparelhos mais antigos e seria injusto deixá-la de fora.

    Para falar a verdade, ela até se deu bem, porque a linha Nexus é tradicionalmente composta de aparelhos com hardware fraco e baixas margens de lucro, o que não é o caso do Xperia S.

  • @mlhz
    97c

    show de bola; sony vai se sobresair no mercado dos androids rapidamente.

  • Alexandre
    251c

    Eu to querendo aposentar meu nexus s e nao me sinto seguro em pegar o galaxy nexus. isto pois o botao de ligar morreu e 1 ghz mono core sofre.
    Sei que alguns galaxy nexus tem problemas com o carregador; tem uns com o mesmo problema do botao, enfim, me parece que a samsung nao liga ou se interessa pela linha nexus depois de lançada. acho que dao pouca bola pra um hardware esmero e uma montagem mais resistente.

    Por outro lado, venho percebendo que a linha xperia vem perdendo o design de tioazao, tem aparelhos bem potentes e estao atualizando para versoes mais recentes do android. sem falar na camera!!!

    Assim, com android purinho fica uma opcao “de fabrica” de um android puro que samsung, o qye eh muito bemvindo!!

    • YanGM
      5264c

      Não tive nenhum problema com meu Galaxy Nexus, esses problemas ai são dos Early Adopters, que compraram as primeiras remessas.

  • Maicon
    5c

    A linha nexus e boa pelo suporte e atualização,mas agora é esperá para ver o que será o novo nexus asus ou sony.Ainda não tenho android de verdade,porém quando ter será nexus to só na espera pra ver o que a google vai lançar.Ate tenho um galaxy 5,mas isso ate o nokia E5 da minha irmã ganha,pois pelomeno no aparelho dela roda tudo bem ja no meu galaxy kkkk.Fudeu mais de 500 no lixo.

  • Leandro de souza

    Ta ai um smart que quero comprar…daqui um tempinho…esperar abaixar o preço e trocar meu sansung y…

  • Samuel

    Aff, eu estava olhando o Xperix S um dia desse… desisti e comprei um nexus.

  • Se eu instalar o AOSP no meu Xperia S e me arrepender, tenho como voltar atrás?
    Existe algum forum que oriente como fazer a atualização para o 4.1?

  • Turdin
    3324c

    Agora sim eu vi vantagem!

  • Andrew

    Como posso atualizar o Sony Xpiria “S” para versão 4.1 do Android puro? O quer quer dizer AOSP? A versão do android puro citado na matéria acima é versão final ou beta para o xpiria S ?

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.