A Synaptics é uma empresa desconhecida para muita gente, mas seus produtos são amplamente usados e estão presentes em smartphones, tablets e principalmente notebooks – as chances do seu trackpad ter sido produzido pela Synaptics são grandes. Nesta semana, a empresa lançou novos produtos, incluindo um teclado que deve deixar os notebooks ainda mais finos.

Sim, esse teclado é bem fino

O ThinTouch promete ser até 50% mais fino que os atuais teclados de notebooks. A Synaptics abandonou a tradicional tecnologia que utiliza um par de presilhas para segurar as teclas; em vez disso, o teclado usa superfícies capacitivas para capturar toques. Isso é bom porque torna o teclado mais durável e facilita a retroiluminação nas teclas, já que as presilhas foram eliminadas. As teclas também se movem fisicamente para dar um retorno ao usuário.

(Vídeo do Vimeo)

Outro produto anunciado pela Synaptics foi o ForcePad, um movo modelo de trackpad que é até 40% mais fino que os modelos atuais. Para mostrar o avanço na diminuição da espessura, a empresa soltou uma imagem de divulgação comparando o trackpad com um sanduíche e uma fatia de queijo (?), entre outros itens.

ForcePad é bem mais fino que um biscoito delicioso

O ForcePad funciona de uma maneira um pouco diferente: não há nenhum botão físico, nem uma superfície clicável. O trackpad é formado por uma grande superfície que detecta a pressão exercida pelo dedo do usuário. Se você mover o dedo pela superfície sem muita força, o cursor simplesmente se moverá pela tela. Se a pressão for um pouco maior, o ForcePad vai entender isso como um clique. Esse trackpad reconhece 64 níveis de pressão diferentes.

ForcePad está adaptado para gestos no Windows 8 | Clique para ampliar

Tanto o ThinTouch e o ForcePad devem estar disponíveis a partir de 2013. Estou curioso para saber o que os fabricantes de notebooks e ultrabooks vão aprontar nos próximos produtos.

Com informações: Ars Technica, AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados