Nokia 808 PureView, uma câmera que faz ligações

Celular da Nokia tem sensor de 41 megapixels, lente Carl Zeiss e flash de xenon.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano
Nokia 808 PureView, uma câmera de 41 megapixels que também faz ligações | Clique em qualquer imagem para ampliar

Em fevereiro, a Nokia surpreendeu todo mundo ao apresentar um celular com câmera de 41 megapixels. Com flash de xenon e lente Carl Zeiss, o Nokia 808 PureView prometia tirar fotos de altíssima qualidade. Em várias ações publicitárias, a fabricante finlandesa destacou a qualidade do sensor da câmera, divulgando fotos de alta resolução e comerciais gravados com o próprio aparelho.

O Nokia 808 PureView finalmente desembarcou no Brasil no final de julho custando nada menos que R$ 1.999. Será que a câmera do 808 realmente tira fotos boas, nítidas e cheias de detalhes? O sistema operacional Symbian (agora chamado de Nokia Belle) ainda dá conta do recado? A bateria tem boa autonomia? Nos próximos parágrafos você confere as respostas para essas e outras perguntas.

Design

O design do Nokia 808 PureView é meio exótico. Há uma grande saliência na parte superior traseira para acomodar o sensor de 41 megapixels, a lente, o flash de xenon, o flash de LED e o alto-falante. Mas, apesar de não ser tão bonito, esse calombo tem o seu lado positivo: além de ajudar na pegada, também evita que o usuário coloque o dedo na lente da câmera.

Nokia 808 PureView é meio gordinho e a barriga fica na câmera

A frente do PureView é composta por um alto-falante, uma câmera com resolução VGA, uma tela AMOLED de 4,0 polegadas e três botões agrupados que servem para atender uma ligação, abrir o menu de aplicativos e encerrar uma ligação — esse último também pode ser usado para fechar aplicativos e desligar o celular.

No topo do aparelho temos um conector para fones de ouvido (3,5 mm), uma porta microUSB e uma saída de vídeo HDMI; na lateral direita há um botão de controle de volume, um botão dedicado para a câmera e uma chave de bloqueio/desbloqueio da tela. Para colocar ou tirar o PureView do modo de espera, basta deslizar essa chave.

O acabamento fosco combinado com o peso de 169 gramas passa uma impressão de robustez. A tampa da bateria é bem rígida e as laterais do aparelho dão a sensação de um plástico de boa qualidade. Entretanto, o Nokia 808 PureView fica levemente inclinado quando deitado sob a mesa, o que pode causar riscos na superfície metálica em volta da câmera — inclusive, olhando bem de perto, encontrei algumas marcas nessa região, mesmo tomando bastante cuidado ao usar o aparelho.

Tela

A tela AMOLED de 4,0 polegadas do Nokia 808 PureView possui boa relação de contraste, as imagens são brilhantes e, mesmo sob luz forte do sol, foi possível enxergar o conteúdo da tela sem forçar a vista. Bem diferente do meu Galaxy Nexus, que exige alguns movimentos extras para driblar os reflexos. Além disso, a tela conta com Gorilla Glass e tecnologia ClearBlack, que melhora o ângulo de visão e deixa o preto mais intenso.

Pixels!

Mas parece pecado colocar uma tela com resolução de apenas 640×360 pixels num aparelho com câmera de 41 megapixels — a visualização das fotos acaba ficando comprometida. A fonte padrão do sistema operacional Nokia Belle e os ícones arredondados dos aplicativos nativos acabam destacando a baixa definição com serrilhados inconvenientes. Além disso, o navegador web mostra fontes pequenas, o que dificulta a leitura de textos.

Interface e desempenho

O Nokia Belle é bem simples de usar e bastante personalizável. São quatro telas iniciais que podem subir para seis dependendo da vontade do usuário. Cada tela possui um papel de parede próprio. E não falta conteúdo para preencher essas telas: tem widget de calendário, previsão do tempo, música, rádio FM, fotos, relógios e também botões para ativar ou desativar conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

Na parte superior da tela há uma central de notificações deslizante onde é possível ativar ou desativar conexões, deixar o celular no modo silencioso e visualizar informações básicas, como o nome da rede Wi-Fi e da música que está tocando. Essa central de notificações, infelizmente, é um pouco limitada e não mostra o número de quem ligou ou mandou um SMS como nos outros sistemas. O espaço da tela poderia ser melhor aproveitado.

Widgets sobrando e central de notificações faltando

Mesmo com um processador de 1,3 GHz e 512 MB de RAM, o Nokia Belle não se comporta tão bem. O sistema tem multitarefa real e exige que o usuário gerencie os aplicativos por conta própria: se você esquecer de fechar os programas após usá-los, a RAM continuará sendo consumida e você receberá uma triste mensagem avisando que a memória está cheia. Será necessário apertar o botão central por alguns segundos para acessar o menu de aplicativos abertos e finalizar alguns processos.

O Nokia Belle apresenta travadinhas incômodas e a animação de carregamento é exibida várias vezes ao dia, seja na hora de abrir qualquer aplicativo ou dentro da galeria de imagens. O desempenho em jogos também não é dos melhores. O Asphalt 6 e o BlockBreak3, jogos pré-carregados no Nokia 808 PureView, rodam visivelmente com baixa taxa de frames e, em alguns momentos, travam.

Cenas frequentes no Nokia Belle

A instalação de aplicativos da loja da Nokia é demorada e o download falha frequentemente. Eu não estranhei quando o Microsoft Office Mobile demorou cerca de 30 minutos para ser instalado, já que se tratava de uma grande atualização. Mas mesmo aplicativos de 500 KB precisam de um ou dois minutos para serem instalados numa operação que parece consumir muitos recursos de hardware — o aparelho começa a travar e o sistema apresenta engasgos na interface. Muitas vezes a instalação de um aplicativo impede que você continue utilizando o celular, já que uma janela com o progresso da instalação se sobrepõe às demais. Em várias ocasiões, me senti usando um Android de baixo custo.

Aplicativos embutidos

O Nokia 808 PureView vem de fábrica com vários aplicativos instalados e a qualidade deles varia bastante.

Você gosta de aplicativos? Então toma!

Ao visualizar a tela de aplicativos, a primeira impressão é que há ícones demais. Tem aplicativo de busca, gerenciador de arquivos, compactador de arquivos, previsão do tempo, registro de chamadas, atualização de software, dicionário, manual, informações sobre o sistema, sincronização, mensagens de operadora… Sério que não tinha como agrupar esse monte de aplicativos, Nokia?

O Nokia Mapas cumpre muito bem sua tarefa e facilita muito a vida do usuário ao permitir o download de mapas de uma região inteira, afinal, depender da conexão 3G da operadora é pedir para ficar perdido no meio da cidade. Em conjunto com o Nokia Dirigir, que fornece navegação curva a curva com orientação por voz, o Nokia 808 PureView é capaz de substituir perfeitamente um aparelho GPS.

Após fazer uma atualização de software, é possível ter acesso a suíte Microsoft Office Mobile, que inclui os tradicionais Word, Excel e PowerPoint para visualizar e editar documentos direto do celular. Também estão incluídos no pacote os aplicativos Lync e Broadcast (para usuários corporativos) e o OneNote, que sincroniza as anotações do usuário diretamente com a conta Microsoft.

Não há muito o que elogiar nos outros aplicativos nativos. O navegador web é lento em páginas com bastante JavaScript e a fonte está longe de ser a ideal para leitura — é pequena demais para uma tela com essa definição. O ícone do YouTube serve unicamente para abrir o navegador numa página que mostra a mensagem “Parâmetro inválido”. Só consegui acessar o site de vídeos após instalar o Opera Mini.

Navegador web e Nokia Social

O aplicativo Nokia Social suporta Twitter e Facebook. Apesar de não ser muito atraente, é bem funcional. Tem suporte a múltiplas contas e aos principais recursos das duas redes sociais. Dá para favoritar tweets, enviar tweet com imagem, pesquisar hashtags, enviar mensagens diretas, comentar numa publicação do Facebook, consultar eventos. Falta o suporte aos grupos do Facebook e uma maneira mais rápida de atualizar a timeline — é necessário acessar um menu e tocar na opção Atualizar.

Multimídia

Player de vídeo nativo toca *.mkv com legendas em *.srt

Numa primeira olhada, o player de vídeo do Nokia Belle parece extremamente limitado. Aparentemente, é só um aplicativo que lista vídeos em ordem cronológica e exibe um player com controles simples. Mas essa impressão passa rapidamente quando você descobre que ele roda vídeos em DivX e Matroska de 720p sem nenhum engasgo, mesmo com um simples processador single core de 1,3 GHz. Ah, e ele suporta exibição de legendas em *.srt também. É certamente um dos melhores players de vídeo para celulares.

Player de música do Nokia 808 PureView

A navegação pelo player de música é intuitiva e rápida. As capas de álbuns são exibidas num efeito semelhante ao do iTunes. Além disso, o player pode exibir todas as informações das tags ID3 das músicas, tem um equalizador de som, suporta listas de reprodução e, em conjunto com o transmissor de FM embutido no Nokia 808 PureView, é possível escutar a música do celular direto no som do micro system ou do carro.

Se você é funkeiro de ônibus ou metrô, uma boa notícia: o alto-falante do Nokia 808 PureView é realmente alto e não distorce o som mesmo com o volume no máximo.

Câmeras

O Nokia 808 PureView bate todos os outros smartphones na hora de tirar fotos. O sensor de 41 megapixels pode até tirar fotos gigantes e servir para atrair o público leigo, mas ele é muito bem aproveitado pela tecnologia PureView, que usa algoritmos para reduzir a foto para 8 MP, 5 MP ou 3 MP mantendo uma grande quantidade de detalhes.

Câmera de 41 megapixels do Nokia 808 PureView

No modo de resolução máxima, a câmera tira fotos em 38 MP (formato 4:3) ou 34 MP (formato 16:9). Esse modo é útil se você quiser uma foto de alta definição para edição posterior. No modo PureView, que tira fotos de até 8 MP, é possível usar o zoom sem perda de qualidade: diferentemente dos outros celulares e câmeras com zoom digital, a imagem será recortada, não ampliada.

A câmera do PureView se dá muito bem mesmo em ambientes mais escuros, graças ao flash de xenon, bem mais poderoso que o flash LED adotado na maioria dos smartphones. E mesmo com um sensor de alta definição num espaço físico tão pequeno, não há excesso de ruídos ou granulações na imagem.

Abaixo você confere algumas fotos tiradas com o Nokia 808 PureView. Elas não passaram por nenhum tratamento. As primeiras quatro imagens estão em resolução máxima (7728×4354 pixels) e chegam a 22 MB, então tenha paciência. A quinta foto foi tirada em modo PureView de 8 MP; as três últimas imagens estão com 5 MP. Clique com o botão do meio do mouse para abrir as fotos em nova aba.

O aplicativo de câmera possui vários controles manuais: flash (ligado, desligado e redução de olhos vermelhos), compensação de exposição (de -4 até +4), equilíbrio de branco (fluorescente, incandescente, ensolarado e nublado), ISO (até 1.600) e filtro de densidade neutra. Se você não tiver interesse em fotografia, também é possível deixar tudo no automático ou escolher cenas pré-definidas, para tirar fotos em macro, na neve ou durante a noite, por exemplo.

Várias opções no aplicativo de câmera do PureView

Também há várias opções comumente encontradas em câmeras compactas: tons de cor (vívido, sépia, preto e branco), modo de captura (disparo automático, intervalo de tempo, várias exposições), saturação, contraste e nitidez. E ainda tem um botão de preferências, que pode habilitar sons, luz auxiliar, grade no visor e estabilização de vídeo.

Os vários controles também estão na gravação de vídeo: é possível escolher a taxa de quadros (30 fps, 25 fps, 24 fps ou 15 fps), a resolução (1080p, 720p e 360p), tons de cor, saturação, contraste e nitidez. Abaixo você confere um exemplo de vídeo com o Nokia 808 PureView, gravado com as configurações padrão, em Full HD a 30 frames por segundo:

https://www.youtube.com/watch?v=Lf4uX15b4CI


(Vídeo do YouTube)

Conectividade e acessórios

Após abrir a caixa do aparelho, fica claro que o Nokia 808 PureView é uma câmera que funciona como celular, não um celular que funciona como câmera. Um dos acessórios que a Nokia envia é o cordão de pulso, aquele que normalmente é utilizado em câmeras compactas.

Cordão de pulso é um dos acessórios

Dentro da caixa há um fone de ouvido intra-auricular de boa qualidade, um cabo microUSB, um carregador de tomada e um monte de papéis (manual rápido, informações do produto, informações de garantia, exemplo de tag NFC e recomendações de segurança). Só ficou devendo o cabo HDMI, que seria útil para visualizar fotos e vídeos diretamente numa TV.

O celular da Nokia vem com suporte ao HSPA+, então você poderá acessar a internet com o 3G mais rápido que algumas operadoras oferecem. Ele também conta com Wi-Fi 802.11b/g/n, DLNA, Bluetooth 3.0 e NFC. Por meio do aplicativo JoikuSpot, que vem pré-instalado, o PureView se transforma em um roteador 3G.

Bateria

Bateria de 1.400 mAh é bem aproveitada pelo sistema

A bateria de 1.400 mAh do Nokia 808 PureView dura bastante, inclusive com o relógio sendo exibido mesmo em modo de espera. Se você deixar 3G e Wi-Fi ativados, ouvir duas horas de música, responder alguns emails, acompanhar redes sociais e acessar dez ou vinte páginas pela conexão 3G, dá para chegar ao fim do dia sem medo de ficar sem carga.

Em uso intenso, com brilho no máximo, 1 hora de navegação por Wi-Fi, 30 minutos de redes sociais por 3G, 1 hora e 30 minutos de vídeos no YouTube por Wi-Fi, 45 minutos de Fruit Ninja e 1 hora e 30 minutos de vídeo *.mkv, a bateria chegou a 35%, uma marca boa.

Em uso moderado, com brilho no médio, 30 minutos de navegação por 3G, 30 minutos de navegação por Wi-Fi, 1 hora de vídeos no YouTube por Wi-Fi, 30 minutos de Angry Birds, 45 minutos de vídeo DivX 480p, a bateria chegou a 51%.

Pontos negativos

  • Sistema operacional lento.
  • Baixa oferta de aplicativos.
  • Tela com baixa definição.

Pontos positivos

  • Câmera grava fotos e vídeos de alta qualidade.
  • Nokia Mapas e suíte Microsoft Office.
  • Boa duração de bateria.
  • Som alto e bem definido.
  • Player de vídeo nativo com suporte a vários codecs.

Conclusão

O Nokia 808 PureView tem um público bem definido: pessoas que gostam de tirar fotos e gravar vídeos de altíssima qualidade e ao mesmo tempo não querem carregar uma câmera dedicada só para isso. O PureView deve agradar desde amadores até entusiastas. O aplicativo de câmera possui vários controles e a definição das fotos é a melhor que já vi num celular ou até mesmo numa câmera compacta.

Como smartphone, o Nokia 808 PureView ainda fica devendo na experiência de uso. O Nokia Belle possui várias características que com o tempo acabam se tornando irritantes. As teclas estreitas do teclado virtual nativo deixam a digitação incômoda. O Swype, desenvolvido pela Nokia, exige reinicialização do sistema e é lento para reconhecer as palavras. A central de notificações poderia ser melhor. E a instalação de aplicativos é extremamente lenta.

Por R$ 1.999, o Nokia 808 PureView vale a pena como câmera, mas não como smartphone

Quem estiver migrando do Android ou do iPhone deve sentir falta de alguns aplicativos. A loja disponibiliza alguns jogos, como Angry Birds Rio, Fruit Ninja e Cut The Rope. Tem também WhatsApp, Opera Mini e Foursquare. Mas, no meu caso, não consegui encontrar um bom leitor de feeds com sincronização com o Google Reader, um cliente para o Pocket e um aplicativo do Skype. Serviços como Netflix e Rdio também não estão lá. Instagram e Flipboard, nem pensar.

Com o preço sugerido de R$ 1.999, o Nokia 808 PureView está na faixa dos smartphones mais caros do país. Ele é mais caro que um iPhone 4S de 16 GB e um Galaxy S III, que possuem telas de alta definição, hardware melhor, boa experiência de navegação na web, além de lojas de aplicativos recheadas. Se você não faz questão da melhor câmera de celular do mercado, há opções melhores.

Especificações técnicas

  • Bateria: 1.400 mAh.
  • Câmera: VGA (frontal) e 41 megapixels (traseira).
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 3.0, DLNA, NFC, HDMI e USB 2.0.
  • Dimensões: 123,9 x 60,2 x 13,9 mm.
  • Kit contém: aparelho Nokia 808 PureView, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB e cordão de pulso.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB.
  • Memória interna: 16 GB.
  • Memória RAM: 512 MB.
  • Peso: 169 gramas.
  • Plataforma: Nokia Belle Feature Pack 1.
  • Processador: single core 1,3 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
  • Visor: AMOLED 4,0 polegadas com resolução de 360×640 pixels e proteção Gorilla Glass.

.

Receba mais sobre Nokia 808 PureView na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados