O serviço de armazenamento na nuvem Dropbox ativou na sexta-feira passada uma funcionalidade de segurança já amplamente usada por grandes sites: a verificação em duas etapas. Dessa forma, antes de acessar uma conta no Dropbox o usuário cadastrado no serviço precisa verificar que é ele mesmo usando um segundo código de acesso além da senha. Isso certamente coloca uma barreira consideravelmente forte para quem tentar invadir contas do Dropbox.

Para ativar essa opção, que ainda está em fase de teste, basta logar na sua conta no Dropbox e visitar esse link. A partir daí a opção vai aparecer em Settings, na aba Security. Nessa tela, é só ativar a Two-step verification e escolher qual método será usado para a verificação. Na opção de mensagem, um SMS com o código token será enviado ao seu celular. No caso do aplicativo, o token será gerado pelo próprio aparelho. Se você já usa o Google Authenticator, por exemplo, é só escanear um QR code com o aplicativo que o ele convenientemente passa a gerar códigos para o Dropbox também.

Se você quiser usar um cliente desktop com suporte à autenticação dupla, é necessário instalar a versão 1.5.12 (que assim como a opção de dupla autenticação, também está em teste). Eis aqui o link direto da versão Windows, da versão OS X e da versão Linux (essa outra é para Linux x86 com processador de 64 bits).

A criação dessa funcionalidade aconteceu depois que uma combinação de usernames e senhas que vazou foi usado no mês passado para acessar contas de usuários do Dropbox, capturar seus emails e enviar spam. A empresa espera que, com a dupla autenticação, menos usuários sejam vítimas desse tipo de roubo.

Com informações: Naked Security.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados