Eis uma curiosidade que vi passando pela interwebs na tarde dessa terça-feira e não podia deixar de compartilhar aqui no TB: a Leica, conhecida fabricante alemã de câmeras e lentes, é a empresa que criou a lente para uso pessoal mais cara do mundo. O modelo em questão é chamado APO-Telyt-R 1600 mm f/5.6 e custou ao seu atual dono a bagatela de US$ 2.064.500,00.

Lente monstro | Crédito: Leica

A lente foi encomendada em meados de 2006 pelo Sheik árabe Saud Bin Mohammed Al-Thani, morador do Qatar e provavelmente um cara cheio da grana. Essa lente tem 1,2 metros de comprimento (1,55 se estiver com o protetor), 42 cm de diâmetro e pesa 60 kg. E a foto aí acima não é da lente verdadeira, trata-se apenas de um protótipo dela que está exposto na fábrica da Leica na cidade de Solms, na Alemanha.

Como ela é incrivelmente pesada, o seu apoio tem que ser firme e sólido. Por isso, o sheik Saud também mandou que uma de suas Mercedes fosse adaptada para que a lente pudesse ser encaixada e facilmente transportada. Saud, infelizmente, não é o tipo de pessoa que gosta de compartilhar fotos – nenhuma das imagens capturadas com essa lente viu a luz do dia.

A Leica também é a fabricante da câmera mais cara do mundo. Em maio, um dos primeiros modelos de câmera fabricados pela empresa em 1973 1923 foi vendido por US$ 2,8 milhões.

E essa foi a sua dose de história fotográfica para hoje.

Com informações: DVice.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados