Entendendo a nova marca da Microsoft
Especialista em design comenta mudanças promovidas em Redmond.
Você diria que este logo da Microsoft na imagem abaixo foi criado em 1987? Não importa se gosta ou não, é inegável que a versão anterior não é nada datada e passaria muito bem como algo desenhado nos dias de hoje. Talvez seja interessante compará-lo a outro logo também famoso entre os designers, o da NeXT, feito pelo conceituado designer Paul Rand.

Todos nós, entusiastas de tecnologia, crescemos acostumados com esse logo da Microsoft. Com uma tipografia sem serifas e levemente inclinado à direita, a maior ousadia dessa versão é uma customização envolvendo as letras o e s. Nada chamativo – principalmente quando colocado ao lado do cubo tridimensional com letras coloridas da NeXT. Ele sempre “esteve lá”, no canto dele, e é exatamente esse o ponto. A empresa de Bill Gates nunca fez muita questão de atrair o carinho do consumidor para seu nome – seus produtos eram prioridade. Lembra dos cartazes da campanha “I’m a PC”?

Campanhas da Microsoft: foco no produto e não na marca
É óbvio que associemos palavras como Windows, Word, Excel, Powerpoint e Office à Microsoft. De certa maneira, podemos dizer que seria desnecessário incluir “Microsoft” nos cartazes acima. É verdade. O “problema” é que Gates e Ballmer continuaram procurando melhorar a experiência de uso de seus produtos, e conseguiram um filão na área dos jogos com o Xbox e a Live – console e serviço bastante queridos pelos gamers.
A empresa de software que quase sempre era vista como fria e sem sal agora começava a cativar seus usuários. A interface Metro (que agora não se chama mais Metro, mas utilizarei esse termo para melhor entendimento) aplicada em plataformas como o Zune e o próprio Xbox conquistou por sua simplicidade e fluidez. Tornou-se então uma filosofia que agora engloba toda a linha de produtos da empresa. “Nós somos Metro. Verdadeiramente digitais. Faça mais com menos. Trabalhemos juntos.”

Chegou um momento, porém, que isso se tornou um problema. Como toda grande empresa, há uma grande divisão entre seus departamentos. A inovação da nova filosofia Metro ainda não havia chegado às raízes, estava apenas aplicada em seus produtos. Era como se a “entidade” Microsoft ainda não tivesse absorvido para si os valores simples e amigáveis que aplicava naquilo que vendia para o consumidor. Perderia o timing se não se reposicionasse.
“A marca Microsoft é muito mais que logos ou nomes de produtos. Nós temos a sorte de cumprir um papel nas vidas de mais de um bilhão de pessoas todos os dias. A maneira como as pessoas vivenciam nossos produtos é a nossa mais importante ‘impressão’. É por isso que o novo logo da Microsoft se inspira nos princípios de design dos nossos produtos ao mesmo tempo que se vale dos valores, fontes e cores da marca”, escreveu Meisner em seu post. Em outras palavras: “Sim, nós gostamos do resultado da filosofia Metro e queremos isso em nosso logo”. Muito diferente de sua postura nos anos 80 e 90, onde designers eram os últimos a opinar sobre o próprio design.

Novo logo da Microsoft, apresentado no dia 23
Uma estratégia inteligente do novo logo da Microsoft é a adição da clássica janela formada por quatro quadrados. Referência óbvia ao Windows, o símbolo agora deve ser lido como o nome da empresa e não mais como “Windows” – que tem sua própria janela, em perspectiva. Convenhamos: para o público geral, a metáfora visual para Windows (desde a clássica do 95 até a minimalista do 8) é muito mais conhecida do que o próprio logo da Microsoft. Numa conversa com o Thas, comentamos que o novo logo estava atrelado mais ao produto – no caso o Windows e sua nova interface – do que à marca em si.

De acordo com Jeffrey, os quadrados representam a variedade de produtos oferecidos pela Microsoft. A família tipográfica Segoe, presente em todo o ecosistema Windows 8, foi eleita para desenhar o nome da empresa.
Juntos, esses elementos trazem um novo ar de leveza à identidade da empresa, que agora aposta na conexão com as pessoas. Uma rápida busca no Twitter mostra que muita gente ainda não entendeu qual é a da Microsoft. É pra ser simples, mesmo. Além de ser algo amigável, a filosofia simples – porém nada simplória – da interface Metro é convidativa tanto para o leigo quanto para o geek. Apostar em degradês, sombras, efeitos vítreos e brilhos seria retroceder algumas décadas e criar um impasse de identidade.
O mais curioso é que a solução adotada agora sempre esteve embaixo do nariz:
O vídeo, de um comercial da Microsoft em 1995, foi sugerido pelo leitor Willian Max.







Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Instagram
YouTube

Como designer, concordo com esse post e percebi isso do primeiro dia. Muita gente faz piada com a marca, só por ser Microsoft. Como um bullier faz piada mesmo quando o bullie faz algo certo. Ainda temos o exemplo do estudante que fez uma identidade impecável para a Microsoft, mas apesar de ter uma integração melhor entre os produtos, eu questiono a longevidade dela.
Só que as imagens não estão aparencendo.
Muito inteligente mas creio que assim que a Microsoft largar o design atual a logo perde o sentido
Imagino que o plano deles seja manter esse estilo por muitos anos. Até por que eles não esperaram o lançamento do próximo console (parece estar perto), antes de definir essa grande identidade visual, o que sugere que a próxima geração acompanhe a tela do windows 8.
Vamo ver se eles conseguem.
O artigo ficou bom, mas as imagens não abriram.
cara é feio demais ,, a microsoft quer imitar o minimalismo da google , e da apple que imitar as lojas que vendem produtos exclusivos da marca !!! aff o lema da microsoft sempre foi : nada se cria tudo se copia ou se transforma , então ta explicado !!
Pois é… Aqui também. Mas o mais engraçado, é que se eu abrir essa página via proxy, as imagens carregam normalmente… Alguém pode me explicar isso? E o melhor, o que eu posso fazer pra consertar?
Pois é… Aqui também. Nem tive vontade de ler por esse motivo. Mas o mais engraçado, é que eu tentei agora e se eu abrir essa página via proxy, as imagens carregam normalmente… Alguém pode me explicar isso? E o melhor, o que eu posso fazer pra consertar?
Creio que o amarelo representa o BING, apesar de não ter aparecido no vídeo.
Concordo plenamente!
Creio que representa dinheiro, apesar de não ter aparecido no vídeo.
Dinheiro não, “ouro”, hehe
Ouro vale mais do que dinheiro, então deve ser ouro.
-Silvio Santos
Creio que representa o Brasil, apesar de não ter aparecido no vídeo.
O amarelo representam os asiáticos, porque não importa o que você faça sempre haverá um asiático melhor do que você.
Apesar de não ter aparecido no vídeo.
As pessoas querem complicar soluções que podem ser simples. Com apenas 4 quadrados coloridos, os designers conseguiram representar as novas diretrizes de uma das maiores empresas do mundo. Ser simples e genial ao mesmo tempo é algo que consegue ser alcançado por poucos. Mas os medíocres não conseguem enxergar o que há por trás da forma.
O legal agora é que o simbolo não vai ficar representando apenas um único produto nos casos anteriores o Windows, agora vai representar a empresa seus produtos e serviços. Muito bem sacado
Por que a ordem das cores do Office é diferente?
WOW!! q vídeo legla!!!
Se você notar, o novo logo do Bing é amarelo. Creio que então fica: Office – vermelho, Xbox – verde, Windows – azul e Bing – amarelo.
[img]http://www.neowin.net/images/uploaded/microsoft-brand-family-2012-4.png[/img]
Eu gostei bastante da nova logo da Microsoft. Muito criativa e linda no estilo Modern UI.
As pessoas ainda estão na era de tudo ser redondo com efeito de brilho e luz, hoje a idéia é o minimalismo e simplicidade.
Não sou design sou leigo então afirmo como consumidor que gostei bastante.
Eu simplesmente adorei! Logo simples e ao mesmo tempo moderno para geração atual.
Não sei vocês mas acho que este logo irá tornar a Microsoft mais popular, pois antes todos (ou praticamente a Maioria) via o logo do Windows como se fosse o logo da Microsoft, agora com este não tem do que reclamar!
Ótimo texto, como sempre.
Quando lançaram a marca percebi algumas pessoas fazendo comentários sobre a sua simplicidade extrema, ou dizendo terem feito no Paint…
Mas a marca é mais que o desenho gráfico, ela faz parte de uma estratégia maior e precisa estar alinhada com ela. Ela não funciona por si só, faz parte de uma comunicação maior, unificada.
Por isso acho que essa nova marca funciona, ela carrega a “filosofia metro” e reflete esse novo pensamento na sua simplicidade. Não é brilhante nem revolucionária, mas funciona na medida certa pois esta “amarrada” com toda a estratégia que a Microsoft vem seguindo.
Um comentario sensato sobre a MS vindo de um mac user. Parabéns e obrigado por me dar esperanças de um mundo melhor! hahaha
Concordo com o que você destacou, também achei muito bom o novo logo e principalmente, o fato de terem conseguido representar praticamente toda a sua cadeia de produtos em 4 simplórios quadrados coloridos. Achei de mais!
Ué cade as pessoas dizendo que a marca eh simples, que isso ai ate ele faz melhor, que nao precisava gastar milhoes pra fazer uma marca assim , ou que isso ai se faz ate no paint?
Gostei da marca do W8 mas esses quadrados coloridos ai ainda me deixa com o pé atras.
Diferente da marca do W8 esses 4 quadrinhos ai nao dao impressao de janelas. se estive em uma perspectiva acho que a ideia ficaria melhor. Mas como nao sou eu quem aprovo, entao esta bemmmmmmmmmmm melhor que a antiga
Mas a ideia principal não é dar ideia de janela.
A do Windows tinha as quatro cores, pois tudo dependia do Windows para funcionar, agora realmente deram ao Windows o que ele é, uma “janela”, em perspectiva para parecer uma janela, com a cor azul, essa é a cor do Windows.
Agora, todos os produtos dependem cada um de si para dar à Microsoft o sentido da nova estratégia. Essa marca pra mim, meio que representa “live tiles”, e a ideia de live tiles é que estão sempre se atualizando, sempre mostrando informações novas e caracteristicas diferentes, acho que ela quis passar a impressão de que o “Metro” que não é mais metro não irá parar de evoluir, e que agora, todos seus produtos derivam dos seus 4 principais. Windows, Office, Xbox e Bing. Todos seus produtos se interligam com esses, esses são o nucleo da empresa.
Bem que eu lembrando do Windows 95, quando eu vi o novo logo da Microsoft pela primeira vez…
*fiquei lembrando
Como designer, algumas coisas me incomodam nessas novas marcas da Microsoft.
Em primeiro lugar, o kerning da tipografia aplicada nas marcas do Windows e da Microsoft me incomoda bastante. Isso não ocorre com a do Office, mesmo acreditando que não tenham alterado o kerning, mas os tipos ali dão uma impressão melhor de união.
A cor utilizada na marca do Windows também me incomoda. É um tom de azul um pouco claro demais. Sobreposto ao cinza aplicado nas janelas do Windows 8 (como na janela de “Sobre o Windows”) a legibilidade fica comprometida – não que seja essencial ali, mas parece desleixo.
Quanto à cor da marca do XBOX, por que aquele verde com cor de babador de bebê? Vão disputar público com a Nintendo?
Agora quanto à interface do Windows 8… tirando o fato daquele “X” do botão fechar me incomodar por ser todo pixelizado, devo assumir que o resto… também me incomoda. Quem foi o estagiário que sugeriu deixar alguns elementos da interface invisíveis pra deixa-la mais “limpa”? Pra que ocultar o botão Iniciar? Que se lasque se é Tela Iniciar agora, mas por que causa, motivo, razão ou circunstância não há um bendito botão? Um coitado de um usuário leigo pode perder a tarde inteira procurando o botão que vai leva-lo de volta à tela inicial… o mesmo acontece com o botão “Mostrar área de trabalho”, que simplesmente está e não está ali – está ocupando o espaço ali no canto mas não tem nada que indique que o pobre botão está ali… parece só um pedaço da barra de tarefas que sobrou no canto da tela.
E pra fechar, não sei se alguém já notou isso, mas a pesquisa da Tela Inicial é terrivelmente incompleta quando comparada à do antigo Menu Iniciar… por exemplo: tentem pesquisar por qualquer subgrupo do Painel de Controle (como “Dispositivos e Impressoras” oi “Opções de Energia”)… RESULTADO: simplesmente não aparecerá nada. É isso. Nadinha aparece. Bem otimizado esse sisteminha, hein?
A nova logo surpreendeu pela simplicidade. Ficou muito boa, mas não há dúvida que para uma grande maioria, remete à janela do windows.
Ficou muito bom.
Esse, independentemente da complexidade, não curti.
Prefiro o logo anterior.
Pegao lado verde, vermelho, amarelo e coloca o azul no meio. Bem-vindo Google Chrome! Hahaha
Será que tem algum estudo pra usarem essas cores ou foi pura cópia mesmo?
Rodrigo, veja o vídeo no final do post e repare que essas cores sempre foram usadas pela Microsoft.
Marcel, eu sei que a Microsoft sempre usou essas cores. Isso é registrado da MS!
O Google que usa as mesmas cores da MS por isso a pergunta, será que tem algum estudo sobre cores?
A Microsoft copiou o Google colocando essas cores no Windows 3.0 :/
para o seu texto/post … curti, parabens !!!
para marca/logo da MicroSoft … para mim não tem nenhuma importância, ou seja AFF.
a maioria dos consumidores somente perguntam: “TEM WINDOWS ???”
Pior que é verdade. A marca Microsoft raramente é mencionada (fora do mundo da tecnologia). Não duvido nem um pouquinho que tenha pessoas que nem ao menos sabe o que é “Microsoft”, mas pergunte pra ela se ela conhece Windows…
Já em relação a nova logo, achei simples… um pouco mais que o necessário, eu acho. Mas não acho que tenha ficado ruim. Assim fica mais fácil as pessoas conseguirem desenhar no seu caderno ou em cartolina a nova logo da Microsoft, né mesmo? skoapkspoaks
A Microsoft é uma excelente empresa. Tanto é que tem os produtos mais famosos no campo da tecnologia, mas acho que ta precisando dar uma repaginada, e é exatamente o que a Microsoft está tentando fazer. Se vai dar certo, é esperar para ver.
No sentido horario, a logo faz todo sentido
1- você fica VERMELHO de raiva por que comprou o windows e ele só da pau
2- o cara da loja fica VERDE de vergonha ao ver que voce tem razao e da um sorriso AMARELO,
3-Ele devolve seu dinheiro e fica tudo AZUL. =o)
Quanto estardalhaço por causa de um logo!!!!
Curti a simplicidade adotada pela Microsoft. Eu já curtia esse estilo mais chapado, sem degradês, cantos, todo organico, há anos.
Desde a faculdade (há uns dez anos) eu já usava e abusava de letterings, grafismos etc nos meus traalhos em video sempre trabalhando nessa linha.
Veja que a propria tv (em especial a cabo) tem caminhado para isso, muito na esteira do que vem acontecendo na propria internet.
Acho que finalmente estamos passando a – cafona, vamos combinar – fase do deslumbramento dos “megapixels” e recuperando o que realmente importa: informação, entretenimento, conhecimento, deve ser simples e direto, o resto é firula.
Dar foco ao produto e não à marca sempre foi a idéia da Microsoft, desde os primórdios…já a Apple…