Início » Software e apps » Como trazer o menu Iniciar clássico de volta ao Windows 8

Como trazer o menu Iniciar clássico de volta ao Windows 8

Classic Shell permite escolher entre visual do XP, Vista ou Windows 7.

Por
2 anos atrás

Uma novidade do Windows 8 que ainda divide opiniões é a remoção do menu Iniciar. Nas versões de teste era possível restaurar o menu com uma alteração no registro. Entretanto, a Microsoft removeu o código do menu Iniciar original na versão final, impedindo que esses truques continuassem funcionando. Qual a solução para quem não conseguiu se adaptar à nova tela Iniciar e quer usar o Windows 8? Uma boa dica é instalar o Classic Shell.

Windows 8 com menu Iniciar

O Classic Shell é um aplicativo de código aberto criado para trazer de volta recursos que foram removidos do Windows, incluindo o menu Iniciar. Ele não é novo: a primeira versão, ainda para uso particular, foi lançada em 2008 e servia para modificar a janela de cópia de arquivos do Windows Vista. O download pode ser feito no site oficial.

A instalação do Classic Shell é simples, mas exige uma pequena atenção. Como ele não serve somente para voltar com o menu Iniciar no Windows 8, o assistente também incluirá um recurso para alterar a aparência do Windows Explorer e do Internet Explorer. Se você não quiser instalar essas modificações, selecione apenas o Classic Start Menu e o Classic Shell Update — esse último procura por atualizações do Classic Shell periodicamente.

Você não precisa instalar as modificações para o Windows Explorer e o Internet Explorer

Logo após o término da instalação, o menu Iniciar aparecerá no canto inferior esquerdo da tela e a janela de configurações do Classic Start Menu será exibida. São três estilos pré-instalados. O padrão é o Windows Classic, que imita o menu do Windows 98, mas você pode optar pelo menu do Windows 7 com um só clique.

O aplicativo possui várias opções de personalização, que podem ser acessadas ao selecionar o item All Settings na tela inicial. É possível alterar o tamanho da fonte dos menus, modificar o comportamento da caixa de busca, alterar a aparência do menu e optar por pular a tela Iniciar após a inicialização do Windows 8, opção que está ativada por padrão. Navegue pelas opções, deixe o menu de acordo com o seu gosto e utilize a nova versão do Windows como antigamente.

Assistente de configuração do Classic Start Menu

A remoção do menu Iniciar é um fator que deve impedir muitas migrações para o Windows 8. A Samsung, inclusive, modificou sua instalação para incluir um menu Iniciar semelhante ao do Windows 7. Mas eu, pessoalmente, vejo a tela Iniciar apenas como um menu Iniciar mais completo, que possui a capacidade de mostrar informações úteis dinamicamente e exibe os programas instalados no sistema de uma forma diferente. A adaptação é só uma questão de tempo. Se você não usava o menu do Windows 98 no Windows XP, então não deverá ter problemas ao usar a tela Iniciar no Windows 8.

  • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

    Esse pessoal não se decide, quer o Windows 7 mas usando o Windows 8.

    Estou acostumado ao novo Menu Inicial, e já acostumei minha família, é questão de se adaptar.

    • http://twitter.com/lucasbraga Lucas Braga

      Eu queria o Windows 8 sem o menu Iniciar em Metro. Só isso.

      • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

        Em outras palavras, quer o Windows 7. :D

        • Felipe-San

          Ou ele não gosta do Aero Glass e prefere a nova interface(como eu).

        • http://twitter.com/burnermanx @burnermanx

          Nem isso, o Windows 8 é bem mais rápido e leve pra iniciar, fora que tem um Windows Explorer, copia de arquivos e gerenciador de tarefas muito melhores resolvidos que os do Windows 7.

      • http://twitter.com/evefavretto Everton Favretto

        “Você está querendo errado” – BALLMER, Steve :P

        • http://www.fatsmemories.wordpress.com @mos_axz

          Só pra lembrar que o cara que não permitia nenhum tipo de modificação em seu santo software era outro steve…

    • Adriano

      Também acho que todos deveriam tentar uma adaptação.

    • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

      O maior problema não acho nem o menu iniciar em si,mas o fato de alguns apps rodarem no Metro, e outros fora, isso deixa muito muito confuso.

      • Edmilson

        Não gosto de não ter uma barra do menú iniciar, agora estou com o WMP, Chrome, 3 pastas, janela principal do messenger, janela de conversa, gerenciador de tarefas, Sniper Elite V2 minimizado e o incredimail, ver oque está aberto assim com o W8 não rola.

        • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

          Até onde sei você pode ter o mesmo no Windows 8. A barra ainda está lá.

          • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

            Mas o mesmo não é possível com Apps Metro.

            • Edmilson

              Exato, explorer e navegador já estariam lá no metro, complicado.

            • Jet

              Eh possivel sim. Mova o mouse ao canto superior esquerdo e uma barra deslizante ira se revelar com os apps em execucao.

    • Fabio

      Não sei se você percebeu, mas o desktop do Windows 8 é praticamente idêntico ao do Seven, tirando as melhorias, as bordas das janelas, ribon e, claro, o menu iniciar, é a mesma coisa… na verdade o que você usa é um Windows 7 estilizado com Metro, e remover o menu iniciar juntamente com o botão clássico não faz parte do pacote. A Microsoft pecou em remover ele….muito feito… não é questão de adaptação, o sistema ficou confuso mesmo, até para desligar usando o mouse… do contrário, telas touchscreen tirará o maior proveito disso, já que é o forte do sistema. A Microsoft fez o Windows pensando exclusivamente em tablets e outros portáteis com painéis sensiveis ao toque, o que ao meu ver é pecaminoso para o gigante ecossistema Windows, e quem se beneficiará desse erro grotesco será realmente a Apple e o Google.

      Vai por mim, colocar um menu do Windows 7 no Windows 8 não deixa o Windows 8 um Windows 7, os usuários já faziam isso sem problemas no XP e 2000, até mesmo no Linux.

      Não seja tão fanboy assim de um sistema que nem chegou ao mercado… é horrível :D

      • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

        Filho, veja o que tá falando, não foi erro, ela até explicou porque tirou o botão.

        Segundo ela, com a nova Taskbar, o antigo menu iniciar teve redução de mais ou menos 70~80%, não lembro-me bem, agora todos fixam seus programas na barra de tarefas. Então fazia mais sentido acabar com o botão, a função do botão (levar até o menu iniciar) ainda está lá, então estão chorando por nada.

        O Windows 8 foi pensando para touchscreen, isso qualquer um ver, mas quem sabe ele faça monitores touchs se popularizar, tudo é possível…

        Agora, curiosidade, a Apple se beneficia sim com a falha do Windows 8 em Desktop, ela tem o OSX, mas e o Google? Do que ele se beneficia? Eu não vejo onde ele ganha…

        E nem vou comentar sua ultima frase para não ofender :D

        • http://www.achefacilcachoeiras.com @kadugaspar

          Acho que nem a Apple se beneficiará muito. Imagino que se o Windows 8 fracassar vai acontecer o mesmo fenômeno que aconteceu no lançamento do Vista: todo mundo ficou no Windows XP, e vai ficar no Windows 7.

          [nota anti-troll: esta não foi uma previsão apocalíptica, apenas uma hipótese]

          • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

            Obvio que ninguém vai sair correndo para comprar um Mac, mas aumentará muito as vendas deles.

      • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

        Só corrigindo. “o antigo menu iniciar teve redução de USO de mais ou menos 70~80%”

    • http://twitter.com/capitaoprezenca @capitaoprezenca

      Concordo. Lembro que quando o XP apareceu, ninguém gostou das mudanças (inclusive de compatibilidade de alguns drivers. Eu tive q problemas com uma impressora na época….) e ficaram um tempão com o 98. Era muito diferente, pesado, e num lembro mais o que.

      Veio o 7, mesma coisa. Mudou muito, num acho isso, num dou conta daquilo e galera ficando no XP.

      Usei muito pouco esse Windows 8 numa máquina virtual. Mas pra quem já é meio véio de guerra sabe q tem uma tecla com um desenho do Windows num é enfeite. Quando se sai do iniciar do Metro e vai pro desktop, se clicar na tecla Windows, voltava pro iniciar do Metro. Só num lembro se clicando de novo voltava pro desktop.

      Acho que mais chato q o tal do menu iniciar é o fechar programas usando um mouse… Mas de resto, um pouco treino creio q em um windows 9 ou 10 pode ser que muita gente vai xiar para sair do 8 e fazer um upgrade rs

      • Gustavo

        A galera ficou no XP? Mas não foi justamente esse Windows que teve o recorde de ativações em 1 ano?

  • http://twitter.com/AndreHBuss @AndreHBuss

    Gosta do menu iniciar? Windows 7
    Não curte parar no tempo? Windows 8 NATIVO.

    Quero ver quando sumir o desktop a galera do fundão pira. ahaahhahaha

    • http://ceticismo.net André

      Qualquer semelhança com linuxistas não é tão mera coincidência. Não quer tirar logo a interface gráfica também, não?

      • Paulo

        Não vi tanta relação com o que o cara disse com o seu comentários.

        Até concordo com ele.
        Não duvido nada que em breve, numa próxima versão do Windows, eles removam por completo a opção da versão desktop.

  • http://www.facebook.com/alberth.andradesilva Alberth

    Pocha, eu não entendo essa briga toda pra colocar o Menu Iniciar no Windows 8, caramba parece tão difícil assim se acostumar com uma coisa? Se quer o Menu Iniciar volta pro Windows 7 então, ele terá atualização até 2020 se não me engano. Essas pessoas ficam enchendo o saco só por causa que o novo SO mudou tudo por completo, sempre as coisas irão mudar um dia queria você ou não, MENU INICIAR tem no Windows 7, fique nele e seja feliz, agora eu amei o Windows 8 e por mim é só se acostumar com o novo padrão que logo logo esquece do menu iniciar. ACORDA PRA VIDA MANOLO! #REALIDADE

    • http://ceticismo.net André

      POXA, você não se acostumou nem com a língua portuguesa e quer criticar as pessoas que querem usar seus SO como elas desejam?

      • Zephyro

        Tornar o software adaptável ao seu uso é coisa do passado; negócio é aceitar o que vier porque é novo, revolucionário a ajuda a salvar golfinhos.

        • Zephyro

          e ajuda*

  • Edmilson

    Ainda não testei o W8 final mas o ReleasePreview me irritou bastante. Não pretendo migrar

  • Zephyro

    Pessoal pró-Windows 8 sobe nas tamancas com isso.

  • http://erickmendonca.com.br Erick Mendonça

    Ainda não vi uma utilidade sequer de trazer o menu Iniciar de volta no Windows 8 (sério, se alguém tiver um bom motivo responde aí que eu ficarei feliz de mudar de opinião)… me adaptei em alguns minutos e não precisei voltar mais.
    A única coisa chata mesmo no Windows 8 é ficar mudando pra lá e pra cá dos ambientes de desktop e do metro-que-não-é-mais-metro. Eu até curti os apps metro! Só que essa esquizofrenia é chata mesmo, apesar de eu achar ser inevitável.

    • Kantaro

      Também curto o ~trem~ e também achei esquisito o fato do desktop ser tratado como um app. Mesmo assim, gostei bastante do Windows 8, só acho uma porcaria um bug que enquanto estou em jogos de tiro, a tela sai e aparece a tela de pesquisa sem nada, tudo na cor que eu escolhi.

    • Fabio

      Eu odiei essa experiência, não rola no desktop, mas nos tablets deve ser incrível… considerando que o Windows 8 ainda terá que escrever um livro intitulado “Windows 8 for tablets” e esperar que ele se torne um best-seller…. duvido muito do potencial do Windows 8 para um usuários de desktop e notebook… quanto mais eu usei o Windows 8, mas eu lembrei do vista…. e pelo visto a Microsoft vai querer empurrar o sistema com força contra seus usuários…

  • Vitor

    Tendo Gerenciador de tarefas, cmd, e compatibilidade de softwares com os sistemas anteriores está ótimo…

  • Ulisses Arruda

    Acho o Start8 mais elegante.

  • http://twitter.com/corujao83 @corujao83

    Uso o Ubunto 12.04 LTS, acho o Unity confuso, mas me adaptei bem a ele…mas essa tela iniciar que as vzs roda app em estilo Windows 8 e alguns app em estilo comum, é mto mais confusa…mas mesmo assim concordo com a galera aqui..é questão de adaptação…apenas…

    • http://twitter.com/corujao83 @corujao83

      Ubuntu

  • viniciusghietti

    o dia que o Google Lançar PC com android eu compro eheeehe

  • Daniel

    Quero o “motor” do Windows 8, mas com a interface do Windows 7. Apenas isso.

    • http://twitter.com/rbicalho @rbicalho

      Pois é. Em casa, o Windows 8 é tranquilo de usar. O Metro/Desktop tem uma integração, ou melhor, falta de integração que é um pouco frustrante.

      Por exemplo, vídeos: você vai no Explorer, acha o vídeo, clica duas vezes e o player associado te joga para o Metro, fullscreen e consegue rodar o vídeo bem pequeno de um lado e uma app ocupando a maior parte da tela em movimentos de mouse pouco intuitivos.

      Para quem trabalha, o Desktop é essencial porque normalmente você tem aberto, ao mesmo tempo: um processador de textos, browser, programa de email, uma ferramenta específica para o seu trabalho, programa de chat, entre outros. Um desenvolvedor web abre facilmente 4-7 programas ao mesmo tempo.

      Mas… que o Windows 8 tem uma engenharia interna melhorada, isso é inegável. Notebooks mais antigos com pelo menos 1GB de RAM devem ficar mais rápidos que o Windows 7.

  • http://www.fatsmemories.wordpress.com @mos_axz

    Sinceramente, o único problema do Metro pra mim é que o Desktop é secundário. Se o desktop fosse primário e ao apertar a bandeira fosse para a interface WIn 8 Style, ai sim ele ficaria perfeito pra mim.

  • RamonGonz

    eu continuo batendo na tecla da adaptação e do costume.
    mas quem prefere se ver preso a um recurso antigo, manda ver
    cada um é cada um

  • Luiz Alberto

    Quem não consegue ficar sem o menu iniciar ~> FRACO!

    • Fabio

      o(-.-)o

  • http://twitter.com/rbicalho @rbicalho

    Confesso que a cada dia que passa, o Windows Server R2 que eu uso no trabalho parece velho…

  • http://twitter.com/vianaflavio @vianaflavio

    Concordo com os amigos acima. Quem não consegue viver sem o menu Iniciar deve esquecer o Windows 8 e permanecer no 7.
    Testei cada build público, migrando de vez no RP. Hoje estou na versão final. Não tive um problema sequer com a Modern UI (a não ser o fato de eu não gostar muito de alguns dos seus apps) A tela Iniciar é muito mais bonita e intuitiva, e te dá mais ou menos a mesma coisa que o velho menu.
    A quem reclamou que alguns arquivos abrem na Modern, lembre-se que você pode configurar para eles abrirem em apps de desktop. Multimídia, por exemplo, aqui fica distribuído entre o Zune e o MPC (por sinal, não gostei dos Modern apps de Música e Vídeo no RP :D estou pensando em testar melhor agora na versão final).
    Vamos crescer, né galera?

  • http://www.youtube.com/watch?v=jUNVehNRiJ8 Navegador Mokafoox

    Parabéns pelo artigo, alguns gostarão e outros não, mas a informação é muito bem vinda…

  • André

    Parabéns pela texto, excelente dica. Já instalei no Windows 7 para testar o menu e aprender a configurá-lo. Darei uma chance para a tela Iniciar quando migrar para o Windows 8 e, caso não me acostume (ou não goste), instalo esse aplicativo.
    Só não entendi alguns desentendimentos nos comentários. Migra para o Windows 8 quem quer, instala o Classic Shell no Windows 8 quem quer, acha a tela Iniciar do Windows 8 o máximo quem gostou dela. Não vejo ninguém sendo obrigado a absolutamente nada e acho ótimo termos essa opção de menu Iniciar, mesmo que não seja algo nativo do sistema.
    E acho também que as pessoas deveriam parar com essa mania grotesca de “ditar” o que as pessoas deveriam fazer, deveriam deixar de criticar o que as pessoas instalam ou o uso que os outros fazem dos próprios PCs porque, no final das contas, ninguém aqui vai usar o PC de ninguém. Daí o que vemos são “brigas”, ou melhor, discussões bobas que não levam a nada e nem motivarão alguém a mudar os próprios hábitos.

  • rafaeltr

    Tudo é questão de adaptação. O Windows 8 está sensacional.

  • http://twitter.com/qgustavor @qgustavor

    Queria o Windows 8 por ele ser rápido, e é, mas aqueles menus para touch chegam a ser irritantes: não há como colocar o mouse no canto sem aparecer um menu, não há muitas configurações, o Chrome está bugado.
    Eu não uso Twitter, as notificações do Facebook já recebo em meu celular e acho ruim as do Windows 8, meu menu iniciar no Windows 7 vive lotado, por mais que tenhamos a pesquisa mesmo no 7 eu não gostava dela.
    E para piorar a versão que eu baixei, na MSDN, nem vem o IE10, nem sei se a Microsoft já colocou o CSS3 que visto de usar nele.

    • http://twitter.com/vianaflavio @vianaflavio

      Você baixou mesmo a versão final? E veio sem IE? oO

    • http://twitter.com/vianaflavio @vianaflavio

      Esqueci de comentar abaixo: as configurações disponíveis continuam as mesmas (só que a Modern UI possui um painel próprio, e algumas páginas de configuração do desktop foram reorganizadas), e o Chrome continua o mesmo de sempre sem falha alguma (pelo menos pra mim).Existe a possibilidade de desativar a barra de Charms, mas sem ela fica quase impossível desligar o sistema e acessar certas partes então não recomendo.

  • Edson

    Acho que se for pra fazer essas gambiarras melhor ficar com o Windows 7, embora logo o Win 8 começará vir em todas as máquinas novas então esta modificação poderá ser muito útil pra quem tem preguiça de se adaptar. Já nos notes a interface Metro é péssima sem tela de toque e tendo que usar o touchpad.

    • http://twitter.com/vianaflavio @vianaflavio

      Dei joinha, porém discordo do seu último ponto. Ele roda suave no meu laptop, mesmo sem o driver de touchpad (que ainda não foi liberado oficialmente; até lá o touchpad é visto pelo Windows como um mouse comum). Quando sair o driver então, dando a possibilidade de se usar gestos touch no próprio touchpad, aí sim vai ficar perfeito.

      PS: eu consegui um driver aqui mesmo, um colega do TB passou nos comments, mas era para Windows x64 (estou preso ao x86 porque o disco x64 se recusa a bootar no meu laptop).

  • @colin

    Legal a dica para quem não consegue ficar sem o menu iniciar, mas particularmente eu prefiro me acostumar com as mudanças. Agora eu gostei mesmo foi deste wallpaper! alguem sabe onde consigo ele?

  • @colin

    Legal a dica para quem não consegue ficar sem o menu iniciar, mas particularmente eu prefiro me acostumar com as mudanças. Agora o que eu gostei mesmo foi o wallpaper da imagem. Alguém sabe onde posso baixar?

  • Julio

    Qual é esse plano de fundo que estão nas imagens?

  • gokernel

    pergunta:
    Nesta versao ainda tem o CMD (prompt de comandos “MS-DOS”) ???

  • http://twitter.com/LBKatan @LBKatan

    “E aqui nos comentários, crianças, temos uma demonstração da nova raça internética: os Metrofags. Seres que acreditam que adaptação é aceitar de qualquer forma algo que você ainda não gosta.” Internet, Guia da.

    • Kessler

      Tem gente que vai longe mesmo, puta merda.
      Esses programas que mudam o comportamento do Windows existem desde sempre. Se não gosta, não usa, ora.

      • http://twitter.com/LBKatan @LBKatan

        Também acho assim. E sempre tem gente que gosta de algo que você não gosta e gente que não gosta de algo que você gosta. Pra que temos que ser todos iguais?! Tem gente que me lembra muito aquelas histórias de ficção onde não há diferenças entre as pessoas, todos fazem as mesmas coisas, tudo uns robozinhos.

  • Kessler

    Boa dica. Gostei de usar aqui no Windows 7. Ele tem um sistema de menu igual ao do WIndows Xp, mas com a aparência do Windows 7.

  • Gb

    Eu curti o W8, e me adaptei bem mesmo com teclado e mouse.

    Em casa quando to de bob, fico mesmo na interface Metro mesmo, um clique para lê noticias, IE10 Full screen legal, e tal.

    Para trabalhar, vai no App Área de Trabalho, e já está no win7 de novo, quase nada mudou em termos de produtividade. Claro, melhorou um pouco sim, está ‘mais rápido’, apesar de ser uma formatação nova, instalei os Softwares do trabalho, e todos funcionaram, e a performance esta bem mais ‘fluida’.

    Prevejo um bom momento para computadores tudo em um com tela de Touch, e monitores Touch. Ou quem sabe híbridos de note com tablete. M$ deu um passo importante nessa integração vida mobile com uso para desk.
    Provavelmente quem possui Mac e Iphone já teve essa integração melhor antes, agora a M$ trouxe pra massa – Smart + Pc com sistema compatíveis.

    • Gb

      tablete Não .. .tablet, kd o edit : /

      • http://twitter.com/LBKatan @LBKatan

        Liga não, cara. O Bial também chama de “tablete”

  • Paulo

    “Qual a solução para quem não conseguiu se adaptar à nova tela Iniciar e quer usar o Windows 8?”

    A solução é tentar mais.
    Todo ser humano tem a capacidade de se adaptar a qualquer coisa.
    Só falta as pessoas saírem do comodismo do “se esta bom assim, porque mudar?!”

    Não faz falta esse menu, tendo a nova interface do Iniciar.

  • Carlos

    O Menu Iniciar só faz falta porque essa interface Metro é extremamente limitada e bagunçada para uso no desktop. Pode ser que melhore no futuro, mas por enquanto é um baita serviço de porco, algo feito pela metade.

    O design é bacana mas, infelizmente, só funciona para tablets ou smartphones. A versão portada para o Win8 tem meia dúzia de apps e o único que realmente presta é o de previsão do tempo. Pra piorar, TODOS os programas (fora essa meia dúzia de apps novos) rodam no desktop antigo. Encher a tela inicial de atalhos não resolve muito porque, além de ficar uma zona, tem que ficar indo e voltando pra abrir outros programas. Ou seja, um saco!!!

    Como muitos já disseram, talvez o Win10 ou Win11 fiquem bem legais. Mas a MS ainda tem muito trabalho pela frente até chegar lá.

  • Robson

    A questão não é se adaptar, mas sim usar uma coisa que não é funcional.
    Tenho Win8 Pro original através do dreamspark, instalei 3 dias e já tirei.
    Interface Windows 8 é um lixo, pode ser bonitinha num tablet, mas para um profissional só atrapalha.
    Minha intenção era usar os recursos como rapidez,sistema de arquivos, gerenciamento de memoria melhor mas com visual do 7, mas depois que ms tirou o código do menu iniciar clássico tirei ele, fora as dezenas de vezes que o IE trava.
    Guardei minha chave do W8, mas só usarei ele se arrumarem os bugs e disponibilizarem uam nova compilação com a interface do 7.

  • mirleda sindeaux

    OBS por favor windows internet explorer eu não quero que voces baixem no meu computador pois msempre apresentam problemas eu não gosto de problemas e tambem ja rtenho um bom site .grata Mirleda

  • mirleda sindeaux

    Por favor windows internet explorer eu não quero voces no meu computador pois ja tenho sitr muito bom obrigada Mirleda

  • Mario A.

    Olá a todos!

    Boa tarde!

    Testei o windows 8 por duas vezes. A segunda vez, ontem. Aguentei nele cerca de 7 horas!

    O Windows 8 é um grande tiro no pé, por parte da Microsoft. Maior ainda do que foi o Windows Vista. É muito confuso. Não é para desktops. E tem de se andar a saltar de um lado para o outro!

    Agora, vou esperar pelo Service Pack 1.
    Se a Microsoft resolver, no Service Pack 1, repor o que nunca deveria ter tirado; o clássico botão iniciar, não somente para o desktop, mas para todo o sistema operacional, o Windows 8, vai-se safar do fracasso. Mas se a MS, não o fizer, a partir do Service Pack 1, não tenho a mais pequena duvida, de que o windows 8, vai ser um enorme fracasso, para a MS!

    Um abraço a todos!

    Mário Amorim

  • Patrick Dias

    eu acho que nao, acho que vai ficar os dois por enquanto, o 7 e o 8 trabalhando juntos no mercado. microsoft dando dois chutes no gol, a quem atender melhor a nescessidade. finito.

  • Gugas Manuel

    eu axo o windows 8 um maximo,é mto eficais nas suas tarefas,ñ gola atõa,e o teu ambiente é mto bunito.

  • paisao

    Bom Dia, gostaria de saber se é possível alterar a imagem do botão iniciar do original Classic Shell, que é uma concha, para o original do windows ou outro de minha preferencia.

  • lucas.panik

    Concordo que o win8 mudou tirando o botão iniciar, mas levando em conta que N coisas mudaram também, fica a merce apenas da adaptação!

    Qual é esse papel de parede do tutorial? gostei muito e gostaria de te-lo…

    Abraços!

  • robertonunes1974

    eu acho melhor esse programa StartIsBack_setup pratico e rápido, não e vírus pode confia.

  • Wheber Lopes

    Não é apenas uma questão sobre a falta do botão iniciar no windows8, mas a operacionalidade em si esta muito comprometida, chegando a prejudicar a performance do operador, pois o sistema não é intuitivo, a interatividade entre homem e máquina esta em segundo plano, sem contar que as janelas quando abertas na tela iniciar ” tela dos quadradinhos” não são nada amigáveis.

  • edisonctba

    Fantástico!!!

  • Derecke Sanches

    Sem dúvida o Windows 8 esta rodando melhor em PC´s Dual Core, Pentium D e Core2Duo do que o XP. Assim como alguns fanboys querem obrigar a aceitarmos a interface do Windows 8.

    AVISO E PEÇO PARA REFLETIR.
    Aqui mexemos com manutenção e em diversos clientes com PC’s antigos que não querem investir em máquina nova a melhor solução está sendo colocar o Windows 8 ao invés do XP.
    Por “n” motivos e o mais importante é que o usuário final (leigo) irá estranhar a plataforma.
    Sendo assim a melhor solução é colocar Windows 8 que RODA MELHOR mas com cara de XP para não complicar. Desta forma atendo as 158, 20 máquinas do cliente deixando o PC mais rápido, melhor atualizado e com menos problemas com o meu retrabalho entenderam FANBOYS .
    No meu caso uso o Windows 8 normalmente mas pessoas de idade ou com pouco conhecimento a solução seria esta.
    FICA A DICA.

  • Derecke Sanches

    VOLTEI.

    Só avisando. Nas instalações com XP que acho que foram mais de 600 pcs coloco todos os XP’s com cara de Windows 98 Cru sem efeitos. E até hoje o pessoal não reclamou e inclusive tem casos que quando algum técnico esquece de deixar com cara de Windows 98 o cliente acha que instalamos o Windows errado pois já está habituado com XP com cara de 98.

  • CTPSC

    Finalmente pude voltar ao Menu Iniciar do Win XP e ter de volta as setinhas no Explorer! Obrigada pela dica, Paulo. Colocarei agora também em minhas outras máquinas com Win 7 e Vista.
    Acho o Menu Iniciar do XP o melhor que a Microsoft já fez. Posso ver todos os programas listados de uma só vez, criar pastas e organizá-las do jeito que quiser. Só não consegui tirar a barrinha lateral onde fica escrito “Windows 8″.

  • Wellington Dimas

    Li bastante comentários neste tópico e vi que travaram uma guerra dos “a favor” e dos “contra” o windows 8. Mas percebi uma coisa, que é notória logo de cara mesmo, só ama as “inovações” do monopólio do Bill quem usa pouco o SO, navegar na internet, escutar música e ver vídeo, não são tarefas principais do PC (se vc quer só fazer isso, compre um tablet, que por sinal foi pra isso que o Win 8 foi desenvolvido). Quem precisa usar o PC de verdade, não suporta a confusão que esta tela inicial é, é impossível achar qualquer coisa (que não seja IE, Media Player e algumas outras inutilidades pra passar tempo). Ao longo dos meus 16 anos de contato com o revolucionário objeto do século chamado PC, nunca vi um sistema tão RUIM assim, será que tem empresa que tá conseguindo usar isso????

    Só uma dica pros defensores… passar um dia inteiro “tentando configurar” uma ferramenta de trabalho, não é nem de longe praticidade, sistema bom é sistema prático, O valor da informática é calculado em horas, quanto mais tempo se perde, mais se gasta.

    A microsoft tá querendo matar o pc (e o not também) e está forçando o mundo a migrar para o mobile. Só fica uma pergunta, os programadores deles usam aparelhos mobile para programar???? DUVIDO!!!!!

    Windows 8 não é SO, é brinquedinho de criança que só quer navegar na net e ouvir música!!!!

  • Leny Wata

    Eu quero fazer o contrário comprei Windows 8. é horrível! nenhum botão de início no lado esquerdo da tela não consigo encontrar nada …. o meu pc e japonês me dar muito trabalho para trabalhar com ele, como trocar para o Windows 7? Eu quero o botão de iniciar … aquele que abre uma janela na parte esquerda da tela, bem explicado rsrs quem pode me ajudar?

  • lcsvsl

    Meu pc era Windows 7, Mudei pro Windows 8, e ele me fez INCRIVELMENTE mudar para o XP!, Namoral, não tem melhor do que esse! ñ tem windows que tire farinha com o XP..

  • wiltonluk

    Pra mim o windows 8 é um windows 3.1 melhorado e nada mais. Na verdade ninguém se fragou.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha