Bateria no cabo: nós não serão um problema | Clique para ampliar

A LG Chemical, uma subsidiária da LG que é responsável por criar itens do setor químico, inventou um novo tipo de bateria que tem potencial para mudar o design de gadgets como nós conhecemos hoje. Baterias flexíveis não são exatamente algo novo, mas o que o grupo de pesquisadores criou é uma bateria cilíndrica no formato de um cabo e que é tão flexível que pode-se até dar nós com ela, sem perda de performance.

No artigo da revista científica Advanced Materials, em que o grupo anuncia a criação da bateria, eles dizem que a motivação do desenvolvimento foi o “fator limitante” que o formato da bateira causa no design de eletrônicos portáteis atualmente. Com uma bateria no formato de cabo, as fabricantes podem inovar no design. É possível até incluir essa bateria em roupas e outros itens em que uma bateria sólida e quadrangular não seria ideal.

A bateria tem os mesmos elementos que vemos atualmente no mercado: íon de lítio e eletrodos de cobre, mas o formato dos elementos e a forma de fabricação permitiram a criação de um design no formato de cabo. Em testes o grupo criou um protótipo que foi capaz de iluminar um painel vermelho de LED mesmo quando foi torcida e enrolada.

Os próximos passos do desenvolvimento, de acordo com a empresa, é experimentar com outros elementos além de íons de lítio para conseguir liberar uma maior quantidade de energia e de forma mais rápida. Depois disso, é questão de vender a tecnologia para demais fabricantes (algo que não deve ser muito difícil) e esperar a inovação de design acontecer.

Com informações: Physorg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados