Durante todo o processo bilionário envolvendo patentes entre a Apple e Samsung, um detalhe sempre foi lembrado: apesar de estarem se processando em vários países, as duas têm um acordo comercial gigantesco. A Samsung fabrica chips que são usados em diversos gadgets da Apple, incluindo seus principais aparelhos com iOS. Mas de acordo com uma fonte, o contrato está sendo reduzido.

O jornal americano The New York Times recebeu a informação de que os acordos que a Apple tem de fabricação de chips com a Samsung sofreram uma dramática redução nos últimos meses, especificamente de chips de memória RAM. A fonte dessa informação disse, no entanto, que a redução não foi motivada pela briga nos tribunais – a empresa da maçã só quer mesmo diversificar seus fornecedores desse tipo de chip.

A fonte disse ainda que a Samsung continua responsável pela fabricação dos processadores usados em dispositivos iOS, como o A5 que está no iPhone 4S e iPad 2 e o A5X, usado no novo iPad. Mas agora apenas 2,5 % do faturamento total da fabricante em 2012 é do contrato com a Apple, uma queda que a pessoa disse que é “significativa”. A fabricante sul-coreana deve tentar compensar um possível rombo no faturamento com as vendas de smartphones, segundo a fonte.

O resultado final para os consumidores pode não ser tão perceptível por enquanto. Pode haver uma vantagem em diversificar os fornecedores: pagar menos pela memória, já que eles terão que disputar entre eles. Mas isso não quer dizer que a Apple vá diminuir o preço dos produtos – a taxa premium dos aparelhos está bem longe de sumir só por causa de um componente.

Crédito da imagem: iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados