Gás hélio em HDs permite aumento de até 40% em capacidade

Rafael Silva
Por
• Atualizado há -1821 s

A Western Digital anunciou essa semana a criação de um tipo diferente de HD. Nada na sua forma atual muda, ele continua sendo composto de vários discos de algum material magnético que rodam e têm dados gravados por cabeças magnéticas. O que mudou foi o gás dentro do compartimento: no lugar de ar comum, gás hélio. Resultado? HDs que gastam menos energia e podem ter mais capacidade de armazenamento.

Quem teve a ideia foi a Hitachi, que é uma subsidiária da WD e estava trabalhando nessa tecnologia há algum tempo. Segundo o que disse seu vice-presidente de marketing para o site PCWorld, colocar gás hélio no HD permite aumentar a temperatura de operação permitida. Além disso, o gás hélio permite que sejam usados discos mais finos e com isso é possível instalar mais discos dentro do mesmo HD – o que por sua vez permite um considerável aumento de capacidade. Um HD de 4 TB, por exemplo, poderia ter 5,6 TB dessa forma.

A Hitachi diz que a produção em massa deve começar dentro de 2 anos, mas já no ano que vem teremos os primeiros HDs desse tipo no mercado. Um bom exemplo de como eles podem ser empregados, segundo a Hitachi, são os datacenters. Uma empresa que precisaria de 20 servidores para ter 1 Petabyte de armazenamento, por exemplo, pode ter a mesma capacidade em 14 servidores usando os HDs com hélio.

Sobre os preços, a Hitachi estima que eles serão baixos. Mas se você lembrar que o gás hélio está se esgotando em uma taxa incrivelmente alta e que em 30 anos ele pode se esgotar, pode ser que dentro de uns 20 anos tais HDs se tornem item de colecionador de tão caros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados