RIM revela principais recursos do BlackBerry 10

Smartphones com o novo sistema devem chegar no início de 2013.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

A Research In Motion promoveu hoje um evento para comentar sobre as principais novidades do BlackBerry 10, nova versão do sistema operacional que foi adiado para 2013 devido a problemas financeiros. A empresa canadense também anunciou que a loja BlackBerry App World será incrementada: além de vender aplicativos e jogos, passará a distribuir músicas e filmes.

O BlackBerry 10, que está no terceiro beta, possui uma interface bem interessante e traz alguns efeitos visuais diferenciados. A tela de bloqueio dá acesso fácil ao aplicativo de câmera e mostra notificações, como emails não lidos ou chamadas perdidas. Ao desbloquear a tela, uma animação segue o movimento do seu dedo e revela a interface do sistema operacional.

A interface do BlackBerry 10, aliás, possui elementos que lembram um pouco o MeeGo no Nokia N9. O The Verge colocou as mãos num protótipo que não possui botões frontais — praticamente tudo é feito a partir do deslizamento dos dedos pelos cantos da tela. Também há um painel que mostra miniaturas dos aplicativos em execução (e eles realmente estão em execução; é bem rápido alternar entre os programas).


(Vídeo do YouTube)

Outro recurso do sistema é o BlackBerry Hub, que integra suas contas de email, tweets, mensagens do Facebook e no LinkedIn, além de servir como uma central de notificações dos aplicativos. A RIM deu atenção especial a esse recurso porque acredita que um usuário do BlackBerry passará boa parte do tempo no Hub. Para acessar o Hub, basta desenhar um L de cabeça para baixo com o dedo, a partir de qualquer tela.

A RIM está trabalhando com algumas empresas para lançar aplicativos populares assim que os primeiros aparelhos começarem a ser vendidos: Facebook, Twitter, Foursquare e LinkedIn já estão garantidos nos smartphones. E olha só, vai ter Jetpack Joyride também, um joguinho muito popular no iOS que chegou recentemente ao Android.

Jetpack Joyride no BlackBerry 10

A BlackBerry App World possui hoje 105 mil aplicativos que no total acumularam 3 bilhões de downloads. Quem estiver interessado em desenvolver para o BlackBerry 10 poderá enviar seus aplicativos para a RIM a partir do dia 10 de outubro. BB 10, 10/10. Vamos ver se os aparelhos vão ser nota 10 também.

E antes de terminar o post, gostaria de deixar registrado esta linda música (?) feita em homenagem aos desenvolvedores do BlackBerry. O vídeo foi gravado com muito carinho pelos próprios executivos da RIM. Obrigado.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados