Mozilla libera prévia do Firefox com interface do Windows 8

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias
Firefox vestindo a camisa Metro: demorou mas chegou | Clique para ampliar

O canal de distribuição Nightly do Firefox, caracterizado por ter compilações diárias do navegador com alterações e potenciais novidades, ganhou um novo item ontem. O canal passou a ter uma versão do Firefox com suporte à interface do Windows 8, a ex-Metro. Essa versão está sendo distribuída publicamente nesse diretório, chamado Elm.

Para ativar a interface Metro, é necessário estar no Windows 8 RTM e fazer do Firefox o navegador padrão do sistema. Isso é feito nas configurações do navegador, aba “Advanced”, sub-aba “General”, opção “Make Nightly the default browser”. Depois disso, é só abrir a tela inicial e clicar no botão do Firefox.

De cara, é possível ver que o Firefox agora está com interface otimizada para uma tela sensível ao toque – como eu imagino que muitos, senão todos, os aplicativos de interface Metro serão. Ele também tem atalhos de teclado, suporte ao Firefox Sync, leitor de PDF integrado e corretor ortográfico ativado por padrão. Então ele pode ser um bom substituto para o navegador atual – só não use-o como o único navegador do sistema.

Dito isso, o programador responsável pelo Firefox, Brian Bondy, fez questão de lembrar em seu blog pessoal que essa é uma versão inicial do Firefox e como tal, terá alguns problemas. Não há, por exemplo, suporte a plugins, não é possível rolar a página com o scroll do mouse e o zoom está desativado, dentre outras coisas. Em compensação, como essa versão está com a atualização automática ativada, usuários deverão receber essas novidades imediatamente.

A Mozilla recomenda que os bugs existentes nessa versão sejam relatados nessa página, a mesma usada para fazer requisição de funcionalidades.

Com informações: NeoWin.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados