Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet Review » Review: Motorola RAZR i, com processador Intel de 2 GHz

Motorola RAZR i, o primeiro smartphone com processador Intel a ser vendido no Brasil | Clique em qualquer foto para ampliar

Em meados de setembro, a Motorola anunciou seu primeiro smartphone desenvolvido em parceria com a Intel. O RAZR i demorou apenas duas semanas para ser lançado no Brasil, e nós ficamos curiosos para saber como o aparelho se comportaria — é o primeiro com arquitetura x86, diferente de todos os outros lançados no país até agora, que possuem processador ARM.

Apesar do clock alto, de 2 GHz, e das características de um aparelho topo de linha, como a câmera de 8 megapixels que filma em Full HD, o RAZR i deverá competir com smartphones do segmento intermediário, como o Galaxy S III Mini e o LG Optimus L9. Com fabricação nacional, o aparelho possui preço sugerido de R$ 1.299 e promete tela de “borda a borda”, bom desempenho e até 20 horas de duração de bateria.

Será que o RAZR i possui boa autonomia de bateria, mesmo deixando de lado os processadores ARM, que são conhecidos por sua eficiência energética? O Intel Atom faz o aparelho esquentar muito? O desempenho é bom, mesmo com um processador single-core? A câmera de 8 megapixels tira fotos boas? As respostas para essas e outras perguntas você confere nos próximos parágrafos.

Design

Alto-falante do RAZR i fica escondido no logotipo da Motorola

A primeira impressão que tive ao segurar o RAZR i foi: nossa, ele é pequeno! A tela de 4,3 polegadas é a mesma do RAZR MAXX, mas a diferença de pegada entre os dois é notável — é bem mais fácil alcançar os cantos da tela do RAZR i sem precisar inclinar o aparelho. O lançamento da Motorola tem praticamente o mesmo tamanho do iPhone 4S, que possui tela bem menor, de 3,5 polegadas.

Mas não é bruxaria. Um dos destaques do aparelho, segundo a própria Motorola, é a tela que vai de “borda a borda”. A frente do RAZR i é totalmente dominada pela tela e houve um cuidado especial em deixar os outros componentes ocupando o mínimo de espaço possível. A câmera frontal está espremida e o alto-falante para ligações está escondido embaixo do logotipo da Motorola. Assim como no Galaxy Nexus, não há botões físicos na frente: eles agora fazem parte do sistema.

O acabamento do RAZR i segue o padrão da linha RAZR. Com um plástico bem rígido, alumínio aeronáutico em volta da tela e uma traseira feita com material de Kevlar, o aparelho passa uma sensação de robustez e parece um daqueles que não vai quebrar na primeira queda. Ele também possui parafusos expostos nas laterais, lembrando o Motorola Defy, smartphone que funcionou até debaixo da água num teste maluco do próprio Tecnoblog.

Na lateral esquerda, há um conector microUSB e uma porta que dá acesso ao slot para o chip microSIM e o cartão de memória microSD — nesse último, inclusive, a Motorola colocou um falso cartão de memória feito com plástico transparente, talvez para evitar que o usuário coloque o microSIM por engano no slot errado.

Comparativo: Galaxy Nexus, RAZR i e RAZR MAXX

Três botões estão localizados na lateral direita do aparelho: um botão liga/desliga, um controle de volume e um botão para acionar o aplicativo da câmera, que tira fotos rapidamente — falarei mais sobre isso adiante. O conector de fone de ouvido é o padrão de 3,5 milímetros e está na borda superior do RAZR i.

Tela

A Motorola colocou uma tela Super AMOLED Advanced de 4,3 polegadas com resolução de 960×540 pixels. O visor possui o polêmico esquema de pixels PenTile, que usa dois subpixels para formar as cores em vez dos três subpixels do tradicional RGB. Na teoria, esse tipo de tela possui uma durabilidade maior e gasta menos bateria, mas pode gerar alguns efeitos estranhos, como letras com sombras indesejáveis e imagens em preto e branco que misteriosamente ganham cores.

Tela de 4,3 polegadas do RAZR i não decepciona

Na prática, não notei problemas ao usar a tela do RAZR i, que possui boa relação de brilho e contraste. A leitura de textos é bastante agradável e as fontes são bem definidas. Em distâncias normais de uso, também não é possível diferenciar os pixels. Vale lembrar que, como o sistema “rouba” alguns pixels para exibir os botões na parte inferior, os jogos acabam rodando com resolução de 888×540 pixels.

Interface e navegação

Depois de ser muito criticada por encher o Android de widgets de utilidade questionável e aplicativos que só servem para consumir espaço e deixar o sistema mais lento, parece que a Motorola aprendeu a lição. Assim como o RAZR MAXX, o RAZR i traz um sistema muito parecido com o Android puro, encontrado na linha Nexus. Ainda há jogos de demonstração indesejáveis, mas pelo menos é possível desabilitá-los no Ice Cream Sandwich.

As poucas personalizações que a Motorola fez no Android 4.0.4 são bem-vindas. Ao deslizar a tela para o lado esquerdo, é possível ter acesso a um menu de configurações rápidas, que permite ativar ou desativar recursos como Wi-Fi, rede de dados, GPS e Bluetooth. O menu de aplicativos ganhou uma seção Favoritos, onde é possível escolher aplicativos muito usados para acessá-los rapidamente.

Há outras pequenas alterações em relação ao Android puro. A barra superior, que mostra as notificações e o horário, assim como a barra de botões, possuem uma discreta transparência. Os ícones Telefone e Mensagens foram levemente modificados e incluem um contador de eventos perdidos — assim, é possível saber rapidamente quantos SMS não lidos você possui.

O RAZR i ainda possui o Smart Actions pré-instalado, um aplicativo que executa tarefas automaticamente de acordo com o horário, local ou nível de bateria. É possível configurá-lo para que, quando você chegar ao seu trabalho, as notificações sejam automaticamente desativadas e o smartphone entre no modo silencioso, por exemplo.

Câmera

A câmera de 8 megapixels do RAZR i não impressiona nem um pouco na hora de fotografar. Mesmo sob a luz do dia, as fotos ficam com ruídos visíveis e com alguns estragos causados pelo processador de imagens. Em ambientes com pouca luz, a situação se complica mais ainda. Durante a noite, assim como em outros smartphones da mesma faixa de preço, borrões e granulações invadem a imagem.

O diferencial fica por conta do disparo contínuo, que tira dez fotos em menos de um segundo, algo que a Intel fez questão de destacar no evento de lançamento do aparelho. Talvez você não use esse recurso o tempo todo, mas ele pode ser útil nos momentos em que você estiver fotografando cenas com muito movimento. Aqui você confere oito fotos de exemplo tiradas com o RAZR i, com as configurações padrão da câmera:

O RAZR i também faz vídeos em 1080p, uma vantagem em relação aos smartphones intermediários, que normalmente só chegam a 720p. Mas também não espere requintes: o vídeo é tremido por conta da ausência de estabilização de imagem, os detalhes não são nítidos e há presença de ruídos.

Aqui você confere o vídeo gravado em 1080p, na véspera do feriado de 12 de outubro, um dia meio chuvoso e com bastante congestionamento em São Paulo:

Assista ao vídeo no YouTube e no Vimeo

Multimídia

O player de música é o padrão do Android, com integração com o Google Music. Como boa parte da minha biblioteca de músicas está nos servidores do Google, fica bem fácil ter acesso a elas de qualquer lugar, sem precisar conectar o smartphone ao PC. O player da Motorola, que tinha suporte ao pesado e ineficiente Motocast, não está mais presente.

Player de música padrão do Android

A execução de vídeos no RAZR i também é feita pelo player padrão do Android, que roda filmes em 720p sem engasgos, mesmo com um processador single-core. A experiência é muito boa, já que os botões do sistema ficam ocultos e o vídeo ocupa toda a tela de 4,3 polegadas, que exibe cores vivas e imagens nítidas. O som que sai do alto-falante traseiro é bem alto.

Conectividade e acessórios

A caixa do aparelho não traz nada além do básico. Há um guia rápido, um carregador de tomada, um cabo USB e um fone de ouvido com espumas de reserva. Esse fone de ouvido é o mesmo utilizado no RAZR MAXX: encaixa bem, mas é bem simples, faltam graves e as espumas parecem frágeis. Se você é mais exigente, vale a pena comprar fones de ouvido melhores.

A Motorola aposentou a conexão HDMI no RAZR i. Ele não traz mais o recurso Webtop, que permitia a execução de aplicativos adaptados para telas maiores quando o smartphone estivesse conectado a uma TV ou monitor externo. Na prática, poucas pessoas conheciam ou usavam o Webtop, então ele não deverá fazer muita falta.

Débito ou crédito, senhor? Celular!

O RAZR i, assim como boa parte dessa nova leva de smartphones, possui conectividade NFC. No evento de lançamento, a Motorola exibiu o aparelho funcionando com terminais de pagamento da Cielo, mas os estabelecimentos ainda precisam se adaptar e no momento não há muito o que fazer com NFC no Brasil.

Desempenho

Chegamos ao ponto crítico do smartphone: o Android é um sistema operacional feito originalmente para processadores ARM. Quase todos os smartphones do mercado contam com chips ARM. Será que o RAZR i, com arquitetura x86 e um processador single-core Intel Atom Z2480 de 2 GHz, traz um desempenho a altura dos concorrentes de mesma faixa de preço? A resposta é sim.

Não percebi grandes diferenças de desempenho em relação ao meu Galaxy Nexus, que possui um processador ARM dual-core de 1,2 GHz da Texas Instruments. É rápido abrir ou alternar entre aplicativos, e não há travadinhas incômodas nos jogos.

Mesmo após abrir vários aplicativos, o Android continua bastante rápido e fluído. O SwiftKey (teclado muito bom, recomendo), que costuma travar em aparelhos mais simples, roda sem problemas no RAZR i. Os benchmarks do RAZR i mostram um desempenho semelhante e em alguns casos superior ao RAZR MAXX e ao Galaxy Nexus:

Bateria

Bateria de 2.000 mAh dá conta do recado

O segundo ponto crítico do smartphone é a bateria: o RAZR i possui um processador com clock bem alto, de 2 GHz. E nós estamos falando de um chip com arquitetura x86, a mesma encontrada em notebooks e desktops, que normalmente ficam ligados a uma tomada elétrica ou baterias com capacidades bem maiores. Será que essas características não impactariam negativamente na autonomia do smartphone?

Com bateria de 2.000 mAh, o RAZR i não faz feio. No meu uso normal, que consiste em ler algumas centenas de feeds, responder a alguns emails, tweetar e ouvir duas horas de música, sempre na conexão 3G, o aparelho da Motorola termina o dia com carga sobrando. Muito provavelmente você não precisará se preocupar em ficar levando um carregador na mochila.

No teste padrão de uso intenso, com brilho no máximo, 30 minutos de navegação por 3G, 30 minutos de navegação por Wi-Fi, 20 minutos de streaming de vídeo por Wi-Fi, 40 minutos de execução de vídeo em 720p e 40 minutos de GLBenchmark 2.5 Egypt HD, a bateria chegou a 43%. É uma ótima marca, especialmente em comparação com o meu Galaxy Nexus, que terminou o teste com apenas 24% de carga.

No teste padrão de uso moderado, com brilho no médio, 15 minutos de navegação por 3G, 15 minutos de navegação por Wi-Fi, 10 minutos de streaming de vídeo por Wi-Fi, 20 minutos de execução de vídeo em 720p e 20 minutos de GLBenchmark 2.5 Egypt HD, a bateria chegou a 79%, uma marca excelente.

Pontos negativos

  • Alguns aplicativos ainda não estão adaptados para a arquitetura x86.
  • Câmera tira fotos com bastante ruído.

Pontos positivos

  • Acabamento excelente para um smartphone intermediário.
  • Bateria com boa autonomia.
  • Design compacto; tela de borda a borda.
  • Ice Cream Sandwich rápido, com modificações úteis da Motorola.

Conclusão

Tenha em mente que, por se tratar de um smartphone com processador x86, alguns aplicativos da Play Store são incompatíveis. Essas problemas acontecem principalmente com jogos, que muitas vezes usam recursos específicos da GPU para exibir efeitos gráficos mais avançados — o Asphalt 6, por exemplo, não roda no RAZR i. Mas a maioria dos aplicativos é instalada e executada normalmente — o Netflix e o Chrome, que até poucas semanas atrás não rodavam em x86, agora funcionam sem problemas.

Mesmo com processador x86, o aparelho não esquenta em uso normal. Ao usar intensamente a conexão 3G ou rodar um jogo pesado, o RAZR i começa a esquentar na região entre o logotipo da Motorola e a câmera traseira, mas a temperatura é aparentemente menor que a atingida pelo meu Galaxy Nexus e pelo novo iPad, e não deve causar incômodos.

No teste de estabilidade, o Galaxy Nexus também esquenta mais que o RAZR i

A Motorola fez um bom trabalho no Android, eliminando widgets inúteis do Motoblur e acrescentando modificações muito bem-vindas. Com o Jelly Bean, a responsividade do sistema deve ficar ainda melhor — e esperamos que a fabricante cumpra a promessa de disponibilizar o Android 4.1 entre o final de 2012 e o início de 2013, já que ela tem a péssima fama de cancelar suas atualizações em cima da hora, sem qualquer explicação.

O Motorola RAZR i é, sem dúvida, um dos melhores smartphones intermediários do mercado. Com acabamento típico de smartphones mais caros, desempenho bastante respeitável, boa autonomia de bateria e preço sugerido de R$ 1.299, ele deve ser uma boa opção para quem deseja uma boa experiência no Android sem gastar muito com um aparelho topo de linha.

Especificações técnicas

  • Bateria: 2.000 mAh.
  • Câmera: VGA (frontal) e 8 megapixels (traseira).
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 2.1, DLNA, NFC e USB 2.0.
  • Dimensões: 122,5 x 60,9 x 8,3 mm.
  • Kit contém: aparelho Motorola RAZR i, fone de ouvido (3,5 mm), carregador e cabo USB.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB.
  • Memória interna: 8 GB.
  • Memória RAM: 1 GB.
  • Peso: 126 gramas.
  • Plataforma: Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).
  • Processador: single-core Intel Atom Z2480 (Medfield) de 2 GHz com tecnologia HyperThreading.
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e bússola.
  • Visor: Super AMOLED Advanced 4,3 polegadas com resolução de 540×960 pixels e proteção Gorilla Glass.

90 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gabriel
    923c

    Ótimo, um bom aparelho se faz nos detalhes e parece que esse não peca. Só não o recomendo até eu ver o Jelly Bean rodando nele, a Motorola já mostrou que não devemos confiar em suas promessas.

  • Lucas Herrera
    327c

    Parece um aparelho bem interessante, se eu quisesse comprar um novo celular talvez eu viesse a considerá-lo.
    Mas imagino que ele ainda deva abaixar um pouco o preço pra ficar legal mesmo, talvez uns 1100 eu já possa recomendá-lo pra quem quer comprar um bom celular que não seja tão caro, por enquanto o s2 lite domina as minhas recomendações pra quem está nessa situação.

  • Alexandre Cinci
    40c

    otima analise!

    estava curioso pra saber se esquentava muito pois li em algum lugar que nos prototipos mostrados em feiras, esquentavam alem da conta.

  • Weller Santibanez
    1c

    mais falto o principal, qual o melhor, Razr Maxx ou Razr I ?? porque eles estão praticamente na mesma faixa de preço, e um dos pontos mais importantes para mim é a bateria….e isso os dois tem de sobra!

    • Paulo Higa
      461c

      Acho que são aparelhos de níveis diferentes. Hoje eles podem estar na mesma faixa de preço, mas o RAZR i ainda deve baixar bastante nos próximos meses, talvez para R$ 900 ou R$ 1 mil — aparelhos da Motorola costumam ter quedas de preço rapidamente.

      O RAZR MAXX tem câmera muito melhor (apesar de não ser lá aquelas coisas) e bateria com capacidade bem maior. É até injusto comparar a autonomia de um smartphone com bateria de 2.000 mAh e outro com 3.300 mAh. Eu consigo usar um RAZR MAXX por dois dias seguidos e ainda sobra carga.

      Mas se você não se importa em carregar a bateria do smartphone todo dia e não precisa de uma câmera melhorzinha, acho que o RAZR i é uma boa opção (se você conseguir pagar a vista e obter pelo menos 10% de desconto, melhor ainda). É um aparelho mais compacto, tem atualização “garantida” para o Jelly Bean, modificações bem bacanas no Android e bateria decente.

      • Weller Santibanez
        1c

        beleza, mais eu acho que vou de razr maxx, pois a bateria é monstro, e eu sou daquelas pessoas que vive o dia ouvindo música, e jogando :S e uma bateria infinita (só que não) seria muito bom para mim, mais se o preço do razr i estiver bem mais em conta eu levo, valeu pela ajuda ae brother, ótimo post!!

      • Robson Albuquerque
        1c

        Aproveitando o assunto… estou com a mesma dúvida! Maxx ou i??? esqueça qualquer porem apenas me diga qual o melhor entre os dois! independente de como vai ser usado ou do custo beneficio! ;-)

        Obs.: Parabéns pela resenha! Completa e maravilhosa!

        • Weller Santibanez
          1c

          verdade, eu tb sou meio noob no assunto, e fico na dúvida, dual core 1,2 ghz ou single core 2,0 ghz?? o mais vantajoso pra mim até o momento é o maxx pela bateria sensacional!!

      • Lyverson Costa
        1c

        Acho que você pecou não falando do recurso HDR que reduz ruídos e aumenta significativamente a qualidade da foto, em vários outros reviews eles elogiaram a qualidade mesmo em fotos noturnas com ajuda do recurso.

  • YanGM
    1c

    Tela Pentelha? Tô fugindo disso.

  • Mozart
    211c

    Por ser desenvolvido com uma plataforma recente, eu fico com o pé atrás. Mas o review mostrou que o aparelho não faz feio. Acho q onde ele mais peca é na câmera e também por não ter saída hdmi.

  • TaylerPadilha
    1c

    Que câmera broxante, me desculpem a sinseridade… Para mim a câmera é um super diferencial – é por isso que tenho um Nokia N8 junto com o Galaxy SII -.

    Mesmo assim, é um bom aparelho; eu não compraria porque exigo mais deste tipo de bem material.
    Nos demais qusitos, está na média sim.

  • fac_713198649
    160c

    Um belo começo para a Intel

  • Bruno Amorim
    3c

    Alguém sabe o nome desse Widget da HomeScreen?

    • gostei tb!

      deve ser da propria motorola! :/

  • Angelo Scatena
    1c

    Ok, agora só falta um review do Optimus 4X

  • Dimi
    1c

    Razr i ou Galaxy Nexus? Qual você recomenda? Estão praticamente na mesma faixa de preço.

    • Diego Rocha
      133c

      Eu estou com a mesma dúvida, mas estou mais inclinado em pagar um pouquinho mais caro no Galaxy Nexus. Ainda não peguei confiança no Razr I…

      • Dimi
        1c

        Eu tbm estou inclinado em pegar o Galaxy Nexus, mas estou notando uma falta de GNexus no mercado.. Praticamente nenhuma loja física tem ele, e as lojas online são poucas que tem, das mais confiaveis nenhuma tem.. Será que é por causa do futuro Galaxy Nexus que vai lançar? Ou vai voltar a vender normalmente? Estou interessado nesse Razr I, como segunda opção caso não ache mais o GNexus.. Até o Natal, creio que o preço desse Razr I ira estar na faixa de 1 mil..
        Aos que já testaram o Razr I, ele realmente não dá lag nas transições? Porque se não der lag, pelo menos para mim, vai estar perfeito nessa faixa de preço, mesmo que para jogos ele não seja o melhor.

        • Diego Rocha
          133c

          Falou tudo cara, ele está sumido do mercado. Comprei o meu hoje na Americanas.com 1350 no boleto, tinha no Submarino também, não achei em nenhum outro lugar, a não ser uma loja física da Vivo, mas eles estavam querendo cobrar 2 mil nele sem plano.

          • Dimi
            1c

            Pois é, acabei de voltar do shopping e pelo oque fiquei sabendo do vendedor, não vai chegar mais Nexus nas lojas, só o novo que vai lançar.. Oque resta está sendo vendido pela internet mesmo, nas lojas fisicas que ainda tem, realmente ele está custando quase 2 mil, muuuuito caro.. Olhei o Razr i, achei bem rápido e bonito, mas muito pequeno haha.. Estou pensando no que fazer ainda. rs

          • Dimi
            1c

            Pois é, acabei de voltar do shopping e pelo oque fiquei sabendo do vendedor, não vai chegar mais Nexus nas lojas, só o novo que vai lançar.. Oque resta está sendo vendido pela internet mesmo, nas lojas fisicas que ainda tem, realmente ele está custando quase 2 mil, muuuuito caro.. Olhei o Razr i, achei bem rápido e bonito, mas muito pequeno (Apesar vir do iPhone 4 com tela de 3,5”) haha.. Estou pensando no que fazer ainda. rs

  • A equipe do tecnoblog caprichou mais uma vez no review hein! :D

    • Sem dúvidas ;)

  • daqui a 6 meses, quem sabe?!

    com ctza num preço mais acessível… abaixo de 1 mil reais pelo menos! :D

  • Edmilson
    283c

    Gostei do aparelho, a arquitetura é “nova” na área então sofrer com a adaptação de alguns softwares é normal, logo todos devem ser atualizados. O preço ainda não me agrada, esperarei cair, por agora o SII Lite ainda ganha em preço e indicação, quando alcançar os mil será uma ótima pedida, e como isso só deve acontecer depois da chegada do 4.1, oque dará a certeza da atualização, tornará o aparelho ainda mais desejado. É um aparelho bonito e com personalidade, o botão da câmera já faz ele ganhar muitos pontos comigo, sinto muita falta disso nos aparelhos de menor custo. Uso sempre o Laucher da Go, o sistema padrão permite a criação de pastas? Fora a aba favoritos, quero organizar em pastas. A tela é um pouco acima do que eu prefiro mas se a pegada for boa posso me adaptar. Poucas e boas modificações no Android, isto com certeza permitirá que as atualizações sejam feitas de forma mais rápida. Para o meu uso a câmera é suficiente e a repetição será ótima para fotografar meus peixes.

    Um ponto que me deixou com dúvidas: “A execução de vídeos no RAZR i também é feita pelo player padrão do Android, que roda filmes em 720p sem engasgos, mesmo com um processador single-core.” Ele filma em 1080p, como lida com vídeos nesta resolução?

    O desempenho me agradou bastante, a bateria também, vivo com fones ouvindo podcasts e gosto bastante de jogar, agora é esperar para poder adquirir um.

    PS: Preciso melhorar de vida e conseguir um emprego na redação do tecnoblog ha ha ha.

  • Saint-Clair Stockler
    41c

    Mexi com esse aparelho no final de semana e fiquei impressionado com várias coisas. Primeiro, a tela: é a tela mais bonita, com as cores mais nítidas e brilhantes, que já vi. Me impressionou. Também fiquei surpreso com a espessura e a leveza dele. E, sim, o Android nele fica bem rápido. O aparelho estava ligado numa loja da Vivo e não estava quente.

  • Bem interessante esse aparelho… Entrou na lista de aparelhos para dar de presente para minha esposa.

  • Willyan Aleksander
    1c

    Quando li pela primeira vez sobre esse smartphone eu já havia ficado interessado e já estimava que um singlecore de 2GHz seria superior a um dualcore de 1.2GHz pelo fato dos programadores não saberem/poderem aproveitar completamente programação multicore.
    Quem sabe ano que vem, aposento meu MS2 e parto p/ esse.

    Agora acho que faltou apenas um teste: GPS. Quando tempo p/ localizar satélites com e sem assistência de pacote de dados.

  • Na boa, to apaixonado ;)

  • mm10
    3c

    Gente avaliando telefone pela quantidade de tempo que a bateria aguenta rodando jogos só pode ser zuera.

    • Esse é um dos critérios.

  • VictorVN
    1c

    Sobre a incompatibilidade de alguns aplicativos com processador x86,isso seria um grande problema ? Ou é so uma questão de tempo para esses aplicativos, como Asphalt 6 , rodarem com chip intel ?

  • Junior Della Mea
    1c

    Comprei ontem para minha esposa o Razr I numa loja da TIM em Curitiba por R$1298 barões. A pegada é excelente, rápido, nitidez fantástica. Gostei muito da gravação em vídeo e do áudio. A utilização do HDR melhora muito a questão das fotos. Utilizei-o quase o dia inteiro (ontem) de forma pesada (vídeos, jogos, config, etc… ) e não notei esquentar. Achei que teria que carregá-lo pela manhã, mas acordei com o alarme do mesmo e ainda sobravam 33% de bateria. Instalei via Google Play todos os aplicativos que utilizo no Android e não tive nenhum problema. Fiquei muito satisfeito.

  • Carlos Eduardo Calci Pereira
    1c

    é verdade que Razr maxx não suporta conexão HSPA+? e esse Razr i suporta?

  • jackson ferreira
    1c

    Amigos, já estou com o meu Razr I a uma semana e não travou nem deu lag em nada.
    fiz alguns testes do Razr xt910 vs o Razr I e fiquei muito satisfeito com o o resultado.
    o Razr I ganhou em velocidade na abertura de paginas na Internet, carregamentos de jogos,
    download dos mesmos arquivos é claro.
    na fotografia ele só perde um pouco a noite pois o seus flash led é um pouco mas fraco que os demais.
    Agora deixo uma Duvida..
    Em computadores os processadores tem vários núcleos pois podemos fazer varias coisas ao mesmo tempo.
    mas nos celulares qual o intuito de ter tantos núcleos se não podemos fazer mas de 3 coisas ao mesmo tempo.
    se alguém souber alguma resposta diz ai

  • Joelson Rocha
    1c

    Em uso normal, o aparelho não esquenta, mas se jogar por muito tempo, ele esquenta muito. o resto é ótimo e eu recomendo.

  • Daniel Mendes Seroiska
    1c

    O Celular é Ótimo, porém tem um bug muito chato (provavel que é o android) quando eu aperto o botao bloquear tela, deve-se imaginar q se eu apertar qualquer outro botão, ele não poderia se destravar, porém se eu aperto o botão câmera, ele se destrava e liga a câmera!!, isso não poderia ocorrer de jeito nenhum, alguém ai, enfrentando o mesmo problema?

    • elves.alencar
      1c

      Daniel,
      Infelizmente não é um bug, o acesso rápido à câmera é uma característica do aparelho.
      Se por um lado pode levar ao acionamento acidental da câmera, por outro pode ser útil naqueles momentos em que precisamos rapidamente da câmera e não dá tempo de desbloquear o aparelho, buscar o aplicativo da câmera e esperar abrir.
      O tempo de acionamento fica em menos de 1 segundo.

  • Marcelo Branco
    1c

    Detalhe importante pra quem vai usar em redes corporativas com autenticação 802.1x, não funciona!!!
    A Motorola arrancou fora esse protocolo, não sei se por vacilo ou algum outro motivo, mas faz falta em ambiente empresarial. Lamentável! Espero que corrijam em alguma atualização próxima.

  • Leonardo Ghidetti M Andrade
    1c

    Não vejo a hora do meu chegar…

  • Priscila Thais Gonsalves
    1c

    queria saber como instala o jogos nele? o meu antes era o galaxy 5 eu so colava o arquivo apk na memória depois instalava pelo celular, fiz igual e nao da certo :( tbm nao consigo colocar uma musica como toque …. pelo menos ainda não descobri. Faz algumas horas que comprei, ainda estou fuçando ele, pode me ajudar?

  • rositoleonardo
    1c

    como se tira o som de disparo da câmera?
    mesmo no silencioso ele emite som =(

  • Yara Oliveira
    1c

    Tenho es este celular, e pelo que me parece ele só possui toque polifônicos para o recebimento de chamadas, mensagens, entre outros, quero saber se existe alguma forma de eu colocar estas funções com toques MP3, algum aplicativo ou coia do tipo.

  • marciomaneiro
    1c

    Olá Paulo!
    Parabéns pelo review. Ele me fez decidir em comprar o RAZR i. Apenas eu gostaria de verificar dois detalhes: 1) não tem FM e 2) Não vem com cartão microSD. Corretos?
    Abraços!

    • Rildo Correia
      1c

      O meu tem FM e tem micro sd. Está na lateral do aparelho.

  • Rildo Correia
    1c

    Eu tenho um e posso afirmar que é um excelente aparelho. O meu está com a versão 4.1.2.

    • Jonathan Junio
      1c

      E oq vc nos diz sobre a bateria?
      Dura um dia inteiro com o 3g sempre ligado?
      tenho um milestone que se ligo o 3g num dura 4 horas

    • colinisz
      1c

      Oi, como você fez para o seu ficar com o Android 4.1.2?

  • Vocês podem tirar uma foto em HDR????

    • Felipe Augusto
      1c

      Tb to intrigado com a câmera, se o HDR melhorar a foto principalmente noturna vou ficar muito satisfeito.

  • Felipe Augusto
    1c

    Uma duvida que eu não consigo tirar, a câmera frontal dele é de 0,3 mp mas em alguns anúncios falam que é de 1,3 mp, outros falam que a câmera fisicamente é de 1,3 mas usa um soft que faz ela ficar com resolução vga. por favor se alguém sulber me responder agradeço

    • Felipe Augusto
      1c

      souber*

  • gabrielaborbes
    1c

    Olá, alguns sites estão recentemente com aquele tal “imposto reduzido” (e creio que ficará por pouco tempo então quanto mais rápida a resposta melhor), e por eles estarem no mesmo preço, eu gostaria de saber se convém mais o Razr XT910 ou o Razr i. Os principais pontos que olho nos celulares são: bateria, a velocidade (falta de travamento, desligamentos surpresas etc.), memoria interna e camêra – nessa ordem. Eu estava olhando que o XT910 tem atualização para Android 4.0. Fazendo a atualização, a memoria interna é reduzida?

  • Phillipe Antunes
    1c

    Galaxy S III Mini ou motorola razr-i ?

    • Vagner Dogado Da Silva
      1c

      ja mexi num sIII Mini e tenho um razr i e posso recomendar o razr de olhos fechados.A pegada eh muito boa apesar da tela de 4.3 só achei ruim a memória dele que eh só de 8gb.

  • Jonathan E. Iasmin
    1c

    Comprei esse smartphone o Razr I. Simplesmente aconselho a não comprar, porque é um aparelho de péssima qualidade. O meu simplesmente descarregou a bateria e coloquei para carregar e não carrega. Só fica a luz verde de notificação acesa. Vou ter que mandar pra assistência. O pior de tudo é que tem um monte de gente reclamando desse modelo que só está dando problema. Motorola é só marketing!

    • Fabio Andre Marchi
      1c

      JAMAIS compro uma porcaria dessas novamente. QUATRO MESES de uso, deixei a bateria descarregar por completo e ele simplesmente não inicializa mais. MESMA SITUAÇÃO do amigo acima.

      Desculpe-me Apple, por não ter comprado um iPhone. Motorola e Androids, nunca mais.

  • josiel teixeira
    1c

    O meu tá descarregando muito rápido o que fazer?

    • belacristina.am
      1c

      depois da atualização o meu também está assim, antes era ótimo mas agora está horrível! Não dura nem uma hora. Será que uma nova atualização resolve? Ou é melhor ‘desatualizar ‘ ?

  • richardysistem
    1c

    Tive um galaxys S3 e a tela se foi, não quis investir no S4 pela fragilidade do material esterno. Paguei R$ 959,00 no submarino.com.br e estou aguardando a entrega. Vamos ver se o bichinho eh resistente……

  • leobag
    1c

    Galera,

    Para quem está tendo problemas em acessar redes corporativas com autenticação 802.1x, assim como eu, parece que o aparelho não é compatível com esse protocolo.

    CHAT com o suporte da motorola:

    “Glace: Vou verificar aqui no departamento sobre esta rede.
    Glace: Um momento.
    Glace:Obrigada por aguardar e desculpe a demora.
    Glace: Pela informação que obtive, realmente pode ocorrer incompatibilidade com esta autenticação, não garantimos o funcionamento.”

    E eu perguntei sobre uma correção para isso e eles me responderam que não tem reclamações sobre isso para abrirem um processo de correção. Então galera, mandem e-mail na parte de reclamação deles. Divulgem em redes sociais….enfim vamos fazer barulho, pq só assim para eles se mexerem……..

  • Sonia Trois
    2c

    Gente,
    Quem for comprar esse celular porque se interessou pela conversa da resistência, NÃO COMPRE. O meu, com menos de um mês de uso, caiu no chão do assento do sofá – uma altura de SESSENTA CENTÍMETROS – e a tela interna quebrou. Se espatifou. Simplesmente não funciona mais.E claaaro que a Motorola tira o deles da reta e diz que a garantia não cobre danos físicos.

  • Como conectar meu Razr i na tv? Poi na minha Lg não reconhece meu celular de jeito nenhum com o cabo USB….Já não sei mais o que faço….Todos os o celulares daqui de casa a tv reconhece na boa…Até o da minha irmã que também é da um Milestone 2 da Motorola ela reconhece

  • Giovanio Depieri Anselmo
    1c

    ola!!!!cara estou com meu razr i a duas semanas e pra mim e um excelente celular a bateria no meu uso normal vendo face jogando um pouco alguns jogos chegou a 1d 11h 45m 51s ainda esta com 41%(isso e o que marca no contador do celular.)pra mim ta otimo,ja que meu outro smart durava muito menos que isso.quanto a processador sem comentarios,muito bom nao me deixo na mao nenhuma vez e muito rapido mesmo estando varios apps aberto.pra mim o unico ponto negativo ate agora foi que depois que atualizei para o jelly bean varios apps nao estao mais compativeis,mas o sistema em si roda muito bem e nao me deu nenhum problema ate agora.quanto as fotos no meu ponto de vista nao ficaram tao ruim assim,durante o dia elas ficam muito boas,e com pouca luz deixa um pouco a desejar sim,mas se quiser fotos com qualidade excelente comprem uma digital que sai bem mais barato ou um smart top por + ou – 1.800 a 2.000 reais.ahhh outro ponto negativo e nao ter como passar os apps para o sd,som com o root, mas no caso o aparelho ainda esta na garantia e nao pretendo perde-la.Enfim recomendo este aparelho nao me arrependo de te-lo comprado.

  • Cicero Manoel

    muito bom aparelho, principalmente o acabamento em fibra de kevlar e aluminio aeronaltico. tenho ummmmm. muitooo boommmmm

  • Não pega em tv… unio defeito do razr i

  • o meu ultimamente esta acontecendo algo estranho fica quente e descarrga em minutos a bateria

  • mais e só de vez em quando

  • Alexandre Lima

    gostei mas prefiro a boa e velha Nokia com windows phone um sistema rapido leve e fluido. !!

    • windows phone kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Excelente. Comprei ele e só tenho me impressionado. Principalmente na bateria e velocidade. A Intel e a Motorola fizeram um ótimo trabalho.

    • Bia Lopes

      Que exibidoooooooooooooo

    • Perde facilmente sinal, ja cansei de ficar sem poder fazer uma ligação por falta de sinal em ares que outros celulares tem sinal, ate entrar em mode de emergencia ele entra , dentro de casa sempre esta com 2 barrinhas do sinal, minha unica queixa é esta, tinha uma defy e esse sim era bom apesar de inferior.

      • Carlos Eduardo

        Isso depende muito da operadora que você usa.

      • Anonymous

        é o sinal do aparelho de frequencia . tem que estar compativel com a operadora .o melhor sinal do aparelho tem que ser de 1.900 é o maximo , assim ele funciona bem

      • Anonymous

        o sinal de frequencia do seu aparelho tem que ser quadriband

      • Como olho esta freqüência?

  • Diego G. Cunha

    Qual dos dois devo comprar ? razr I ou razr D3 … ? Estou namorando o D3 faz um tempo ..

    • Vinícius Oliveira

      Razr i , D3 tem a memoria interna de 4GB , sendo que 2,5 tão disponiveis para instalaçao de aplicaitvos , e o Razr i , tem memoria interna de 8 gb, Sendo que 4,7 tao disponiveis , E tambem porque ele tem Tela Amoled e é maior que o Razr d3 ,

    • escolha o razr i o meu chega semana que vem!!!

  • o defeito desse aparelho é sinal fraco quase sempre e esquenta muito.fora isso bom.so que cansei de perder ligaçaoes por falta de sinal o pessoal me liga e so da caixa de mensagens.sinal pessimo.

  • Ruy Mota

    Eu gostaria de saber como é o áudio desse smart. O som do rádio FM é tão ruim guntol o Razr D3?

  • Ruy Mota

    desculpem, mas além do som ruim o Razr D3 esquenta mais do que deve.

  • Dúvida urgente: Comprarei o meu RAZR I amanhã por R$ 699,00 novo na promoção das Americanas da Black Night, agora, to tentando descobrir se é a melhor aquisição no momento nessa faixa de preços? Ou se tem algum outro celular que talvez seja possível esperar a Black friday para adquirir com bom preço e desempenho? http://www.tudocelular.com/compare/2345-2432-2361.html ou S4 mini?

  • E verdade que a bateria desse razr i não solta?

    • sim.. o unico defeito desse celular é que a bateria é parafusada e a entrada do cartão de memoria fica na lateral

  • Anonymous

    qual o melhor no caso o Razr I ou o Galaxy Nexus?

  • Marcos Castro

    o razr i é um ótimo smartphone perfeito para jogos e apps do cotidiano porém sinceramente tenho a impressão que os testes de benchmarks apresentados nao condizem com a realidade como por exemplo no vellamo, o smartphone de topo na lista da vellamo é o galaxy note 3 com a pontuaçao de 1282 entao como pode o razr i ser 1504? Além disso no caso do Quadrant meu nexus 4 faz 4977(média) logo o razr i nem aparece na lista.

  • Existe sabe se existe possibilidade de recuperar arquivos no razr i, já qe o processador é intel?

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.