Cercado por uma série de polêmicas envolvendo escolhas não muito felizes da Canonical, o Ubuntu 12.10 está disponível para download. O sistema operacional chega aos servidores uma semana antes do lançamento oficial do Windows 8 e a fabricante parece estar mais agressiva nas propagandas.

Em tradução livre: “Evite a chateação do Windows”. Sim, esse é anúncio do Ubuntu 12.10!

A dúvida é se alguém vai realmente fazer essa transição do Windows para o Linux, ou vai continuar com as versões mais antigas do sistema de janelas, mas mesmo assim a “cutucada” valeu. 🙂

E quais são as novidades? Bom, o Unity ficou muito mais esperto, com vários recursos novos para facilitar a vida do usuário, e a Canonical parece ter esforçado em diminuir ao máximo a diferença entre a internet e o desktop. Mais de 30 sites funcionam com o   Unity Web Apps, fazendo que esses sites funcionem como “aplicativos” dentro do Ubuntu. Ao acessar um desses sites, você é apresentado à opção de adicioná-lo ao lançador. A partir daí, ele passa a funcionar como um programa, com sistema de notificações, listas rápidas e todo o resto.

Ou seja, você não precisa mais manter o navegador aberto no Gmail para ver se chegou email novo, o ícone no lançador vai te avisar se houver algo novo. E essa é apenas uma possibilidade de uso do Web Apps.

O sistema de Previews também se faz presente, tornando a navegação por fotos, músicas e afins muito mais simples e completa. E já que nem mesmo saímos do Unity ainda, mais uma novidade: várias lentes novas, como a Social, que te permite acompanhar e atualizar diversas redes sociais sem nem mesmo sair do lançador:

Sua vida direto no Unity

Nas novidades, uma polêmica: uma nova lente de compras. Com ela, a cada vez que você fizer uma busca no Unity serão exibidos produtos em lojas como a Amazon. Ao clicar em alguns desses produtos e realizar uma compra, a Canonical ganha uma graninha de comissão. Muito está sendo discutido sobre essa lente, ainda mais sobre questões de privacidade, mas o fato é que ela fica ativa por padrão ao instalar o Ubuntu.

Obviamente, você pode desligar essa função nas configurações de privacidade do Ubuntu, mas ainda assim muitos estão considerando essa manobra da Canonical um pouco ousada demais.

O Centro de Software do Ubuntu também ganhou uma remodelada, ficando mais rápido tanto na navegação quanto na instalação e integração com a busca do Unity. Instalar programas no Ubuntu está cada vez mais fácil, saudades de quanto você tinha que compilar  milhões de bibliotecas de arquivos….

O WebUPD8 compilou essas e outras novidades em vídeo, facilitando assim o entendimento de algumas funções:

Vídeo no YouTube

Há muito o que se falar ainda sobre o Ubuntu 12.10, mas vamos deixar para um review mais completo em breve. Por enquanto, o download pode ser feito nessa página, tanto nas versões 32-bit e 64-bit. Lembrando que é possível testar o Ubuntu antes de instalar. Aproveite, faça um teste, use por alguns dias. “Evite a dor do Windows 8” 😛

Com informações: WebUPD8

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados