Sony vai encerrar suporte para Folding@Home no PS3

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Envelopamento sendo feito no PS3 | Clique para ampliar

Uma atualização de firmware que será disponibilizada para o PlayStation 3 a partir de hoje tem como objetivo mudar dois itens no console. O primeiro deles são os troféus: eles serão exibidos em uma área diferente e de forma mais detalhada, exibindo até o progresso do jogo. O segundo item, e esse um pouco mais importante do que mostrar conquistas, é na verdade uma remoção de funcionalidade: o programa de enovelamento de proteínas Folding@Home será descontinuado.

O programa Folding@Home está disponível na sessão Life with PlayStation, mas a partir da firmware de versão 4.30 essa sessão será retirada por inteiro. Apesar de estar disponíveis em outra plataforma, a versão para PS3 era especial por causa do hardware do console, que permitiu que ele fosse facilmente implementado e a alta velocidade de acesso à GPU permitiu a exibição de modelos 3D de enovelamento em tempo real.

No post do blog oficial, a Sony não diz o motivo da descontinuação do programa, mas os seus criadores (a Universidade de Stanford) dizem que “[a inclusão do PS3] foi algo capaz de mudar o jogo pois abriu a porta para novos métodos e processadores, levando eventualmente ao uso de GPUs”. No ano passado, uma versão do Folding@Home no formato de jogo foi responsável por encontrar, em três semanas, uma solução para um problema que já se arrastava por 10 anos.

Ao todo a empresa diz que o programa contribuiu com mais de 100 milhões de horas-máquina no enovelamento de proteínas e que 15 milhões de donos de PlayStation 3 foram os responsáveis por ajudar a chegar nesse número. Àqueles que tiverem um PS3 e quiserem continuar contribuindo para o projeto depois de atualizar a firmware, existem versões par OS X, Windows e Linux disponíveis para download em seu site oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados