Chip da Broadcom afetado pela falha mostrado no desmanche do iPhone 4 | Clique para ampliar

Nos últimos meses, ao citar chips da Broadcom o que normalmente segue é citar alguma falha neles. No ano passado uma vulnerabilidade em um dos chips pode ter facilitado o ataque a modems DSL e roteadores ao redor do mundo, e no Brasil isso ajudou o número de aparelhos afetados alcançar incríveis 4,5 milhões. Hoje uma nova vulnerabilidade encontrada em dois chips da empresa dessa vez afeta equipamentos mais complexos: iPhones e Androids.

A falha está na maneira como os chips modelo BCM4329 e BCM4325 gerenciam validação de entrada de dados. Se uma placa WiFi permitir a injeção de frames 802.11 e um determinado código for processado pelos chips, eles travam e não funcionam mais, efetivamente desativando o WiFi do aparelho atacado.

No total, os dois chips são responsáveis por gerenciar as frequências de rede 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 2.1 e rádio FM. Na lista de aparelhos afetados estão o iPhone 4, iPhone 3GS e Androids antigos (tanto tablets quanto smartphones) das fabricantes Motorola, HTC e Samsung. A lista completa de aparelhos a essa falha está no site da Core Security, a empresa responsável por encontrar e divulgar a falha.

Segundo um dos pesquisadores da Core Security, a Broadcom já liberou uma correção de firmware para ambos os chips e agora só depende das fabricantes de hardware implementá-las. Então é o caso de esperar a Apple liberar atualizações para o iOS e as fabricantes de Android fazerem o mesmo. Será que a Ford também planeja algo assim?

Com informações: ArsTechnica. Crédito da foto: iFixt.com.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados