Essa segunda-feira foi cheia de anúncios. Depois do Google ter mostrado oficialmente os mais novos aparelhos da linha Nexus e o que esperar da próxima versão do Android, foi a vez da Microsoft mostrar mais do Windows Phone 8. Hoje a empresa finalmente lançou o sistema e anunciou a disponibilidade dos primeiros aparelhos, além de exibir algumas das novidades.

Aplicativos aos montes

O que é uma plataforma móvel se ela não tem aplicativos ainda? O foco da Microsoft nessa apresentação foi mostrar que o sistema já está bem servido, obrigado, de programas. São 120 mil aplicativos atualmente na Windows Phone Store e alguns deles foram atualizados.

Joe Belfiore, gerente do Windows Phone, anunciou na coletiva nessa tarde que 46 dos 50 aplicativos mais famosos nas plataformas concorrentes ganhariam uma versão para Windows Phone 8. Além disso o executivo demonstrou também uma nova versão do aplicativo do Facebook, que tem suporte a notificações e exibe fotos direto na tela de bloqueio.

Também foram demonstradas novas versões do Twitter e do Skype, ambas feitas pelas maõs da Microsoft. Os programas ganharam respectivamente, melhorias de notificação e suporte ao plano de fundo, algo que usuários do Skype têm requisitado há meses – já que atualmente, ao sair do Skype no Windows Phone, ele automaticamente desloga e para de receber ligações. Isso muda com o novo aplicativo.

Por último mas não menos importante, a Microsoft anunciou que o serviço de streaming Pandora ganhará um aplicativo próprio para o sistema no começo de 2013 e quem comprar um aparelho com o Windows Phone 8 ganha um ano de assinatura gratuitamente.

Mais informações nos aplicativos

Além de mostrar novos programas, a Microsoft também anunciou uma mudança no potencial que eles têm, especificamente sobre os blocos dinâmicos, ou Live Tiles. Esses blocos foram ‘evoluídos’ por assim dizer: ainda estão presentes, mas agora devem coexistir com uma novidade chamada Live Apps que tem mais foco em outra tela. Os blocos dinâmicos mostram informações nos ícones dos aplicativos depois que o aparelho já está com a tela desbloqueada e os Live Apps vão exibir na própria tela de bloqueio.

A ideia por trás dos Live Apps é deixar o Windows Phone 8 mais pessoal e eu acho que ele consegue isso bem. Enquanto nos demais sistemas o foco da tela de bloqueio é mostrar apenas notificações de maneira relativamente limitada, no Windows Phone 8 ela vai exibir fotos de aplicativos, informações de mensagens, notificações de eventos e sabe-se lá mais o quê. Basta selecionar os aplicativos favoritos e eles exibirão o conteúdo na tela.

Data Sense, Kids Corner e novo People Hub

Para ajudar os usuários a controlarem seus gastos com planos de dados, a Microsoft demonstrou o Data Sense. Trata-se de uma funcionalidade que, ao melhor estilo Opera Mini, comprime as páginas navegadas dentro do Windows Phone 8. Segundo Belfiore, isso permite que um usuário do sistema navegue em até 45% mais páginas com o mesmo plano de dados. O problema? A ativação dessa funcionalidade depende de acordos com operadoras.

No anúncio do Windows Phone 8 há alguns meses a Microsoft falou pouco do Kid’s Corner, seu controle parental para o sistema. Na apresentação de hoje, ela foi mais a fundo e mostrou que, quando ativado, os pais podem selecionar facilmente qual aplicativo será exibido e as crianças não precisam nem desbloquear o aparelho para usá-lo.

Já o novo People Hub ganhou uma funcionalidade chamada Rooms, que parece ser uma nova interpretação dos grupos de contatos. Nesses “Rooms” o usuário do Windows Phone insere pessoas com quem ele conversa e quer compartilhar informações. Dessa maneira apenas as pessoas daquele grupo vão receber as atualizações, que podem ser mensagens de texto, eventos de calendário, imagens e outros itens.

Os primeiros smartphones

Nesse final de semana os primeiros aparelhos com Windows Phone 8 serão colocados à venda. Na Europa, os primeiros aparelhos a aparecerem nas prateleiras serão os Nokia Lumia 820, HTC 8X e Samsung Ativ S. Pouco depois, no dia 14 de novembro, serão vendidos na operadora T-Mobile os Nokia Lumia 810 e HTC 8X, também na Europa.

Samsung Ativ S: olá de novo| Clique para ampliar

Nos EUA, os aparelhos ainda não têm data para chegar, mas a operadora Verizon já conseguiu uma exclusividade com o Samsung Ativ Odissey, ainda não anunciado. Já o Samsung Ativ S não vai ser novidade para os leitores do TB, já que eles viram nossas primeiras impressões em mãos quando o aparelho foi encontrado durante a Futurecom desse ano.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados