Serviço de microblog mais usado no mundo, o Twitter deve enviar milhares de emails para contas suspeitas de terem passado por fraude. Até aí, nada fora do padrão. Exceto quando a companhia dispara mais mensagens do que o normal e acaba deixando um grupo de internautas receoso de que a conta tivesse sido invadida. Eles tiveram de vir a público explicar ocorrido.

De acordo com um porta-voz ouvido pelo site americano ZDNet, o microblog enviou as mensagens de recuperação de conta para mais usuários do que o originalmente planejado.

“Como parte de nosso compromisso, em momentos nos quais acreditamos que uma conta foi comprometida, nós zeramos a senha e enviamos um email para avisar ao proprietário dela que isso aconteceu, acompanhado de informação para criar uma nova senha.”

Nós ainda não sabemos quantas pessoas foram afetadas pela situação, mas a repercussão nas redes sociais (em especial no próprio Twitter) leva a crer que, de fato, foi um número bem acima da média.

Segurança nunca é demais. Diversos especialistas na área pedem que os usuários troquem de senha com frequência para evitar transtornos depois. Porém, quando muita gente recebe a mensagem de que a senha passou por reset, não é incomum ficar na dúvida se o contato foi legítimo ou uma tentativa de phishing scam ou similar.

O Twitter pediu desculpas pelo envio das mensagens. Só não está claro se vai restaurar para a senha antiga daqueles que seguiram as orientações e trocaram a combinação para fazer o login no site.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados