Tecnoblog
Razão Social TIM S.A.
Fundação 15 julho, 1995
Itália
Website Oficial www.tim.com.br

TIM

A TIM é uma das mais populares operadoras de telefonia móvel e fixa do Brasil. A empresa, cujo nome é acrônimo de Telecom Italia Mobile, é a terceira maior do país e tem sede em Roma, na Itália.

Fundada em 1995 no Brasil depois das operações fixa e móvel da Telecom Italia se dividirem, a TIM começou a operar em 1998 junto a diversas empresas de telefonia estatal.

Em 2000, a TIM comprou a Maxitel, empresa de telefonia presente em Minas Gerais, Bahia e Sergipe para aumentar a sua participação nesses estados. Na época, a operadora atuava por meio de subsidiárias como TIM Nordeste e TIM Sul.

Em 2006, por meio da TIM Participações, a empresa unificou todas as suas subsidiárias regionais. A TIM Brasil quase foi vendida em 2007, mas a Telecom Itália desistiu em pouco tempo por considerar a operação no Brasil estratégica.

Por muito tempo, a operadora ofereceu um plano chamado TIM Beta no Brasil, que funcionava por meio de convites e tinha condições especiais, como franquia de internet ilimitada, mas logo depois a TIM começou a cortar alguns benefícios dele.

Atualmente, a TIM é a terceira maior operadora de telefonia móvel do país, com 20% de participação no mercado de celulares. Pela sua rede 4G, ela cobre mais de 94% da população e também oferece banda larga residencial com tecnologia FTTH (fibra óptica até a casa do cliente) e xDSL (utilizando cabos metálicos), mas não tem TV por assinatura.

Em vez disso, a TIM tenta compensar com outros serviços digitais, fazendo parcerias com o Deezer, Looke, Cartoon Network, Netflix e outras empresas. A empresa também tem serviços para o consumidor, como o TIM Protect e TIM Troca Smart.

Continue lendo »