Garotinha de 9 anos vira alvo da patrulha antipirataria

Órgão confiscou notebook do Ursinho Pooh supostamente utilizado para download

João Brunelli Moreno
Por
• Atualizado há 6 dias

No começo do ano o departamento de combate à pirataria da Finlândia (CIAPC) identificou e multou em 600 euros um internauta que foi flagrado realizando um download ilegal. Diante de sua recusa em desembolsar a quantia, teve sua casa invadida e computador apreendido para ser usado como prova de que a máquina era utilizada em compartilhamentos não-autorizados.

E tudo isso já seria estressante o suficiente se não fosse um detalhe: a “criminosa” em questão é uma garotinha de 9 anos, que agora ficou sem seu computador do Ursinho Pooh.

O caso começou em 2011, quando a criança tentou baixar um disco de um artista local chamado Chisu. De acordo com o pai, o download não funcionou e o disco físico foi comprado logo em seguida. Os problemas começaram este ano, quando a CIAPC começou a tomar medidas judiciais para ter uma “compensação” por causa do crime.

Notebook do Pooh (imagem: reprodução)
Notebook do Pooh

A primeira medida foi enviar uma multa de 600 euros, que o pai da criança se recusou a pagar. Então, municiados de um mandado, invadiram em 20 de novembro a casa da família e confiscaram o laptop do Ursinho Pooh que teria sido usado para fazer o download.

“A sensação que tenho é que a máfia está batendo a minha porta me exigindo dinheiro (…) Se adultos não sabem usar a internet direito, como esperar o mesmo de uma criança de 9 anos? Isso é um absurdo. Eu posso ver os artistas tomando posições a respeito disso, mas essas questões pedem por educação e informação, e não por processos judiciais”, disse o indignado pai ao site Torrent Freak.

O caso é que nem Chisu, o artista envolvido na polêmica, concorda com a situação. Em uma declaração oficial, disse que “espera que esse assunto seja resolvido logo” enquanto pede desculpas para sua pequena fã que está no centro do processo. Em seguida, postou um link para o Spotfy em que suas músicas podem ser ouvidas de graça.

O lado bom do assunto é notar que os órgãos de combate à pirataria têm se esforçado para conquistar a simpatia e o amor do público.

Com informações: IBI TimesTorrent Freak

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados