
Todo mundo que passa o dia todo sentado na frente de um computador já teve algum probleminha com L.E.R., ou coisa parecida. A sigla L.E.R. significa Lesão por Esforço Repetitivo. Sabe aquele negócio de ficar mexendo o mouse pra lá e pra cá o dia todo? Então, faz um bem danado pro seu pulso! E pro meu também.
Faz dois anos que eu uso uma tala no pulso direito, afim de diminuir um pouco as dores que tenho por conta do meu vício digital. No começo do ano passado, eu ainda comprei um mouse pad daqueles com gel, que mantém o pulso na altura da mão. Depois disso eu raramente usava a tal da tala, até encarar o Mac OS X.
É incrível como a aceleração do mouse neste sistema consegue ser tão ruim! Os mouses da Apple tem fama de serem péssimos. Geralmente porque eles abusam no design, o que acaba prejudicando a ergonomia. Quem não se lembra daquele mouse redondo, que até hoje é motivo de piada?
Hoje vejo que o problema não é só no mouse, mas sim na forma com que o sistema interpreta o sinal. O meu mouse da Microsoft é o melhor mouse que já usei. Tanto nos Windows XP e Vista, quanto no Ubuntu, Fedora, Kurumin e Kalango. É isso aí. Pode excluir essa idéia de que o problema se dá pelo cruzamento de marcas (Microsoft em um Apple). No Linux funciona muito bem, obrigado.
Resultado, estou usando o mouse sem mouse pad. Aquele anti-L.E.R. que eu falei que comprei, foi aposentado. Nele o ponteiro se perdia de vez! E olha que ele é inteiro preto e revestido com uma malha anti-reflexiva.
Ainda não ficou tão preciso quanto era no Windows, mas só o fato de que o Mac Mini não faz um ruidozinho sequer, já compensa (demais!) o incômodo.
Por falar em Mac, já encomendei meu Mac OS X Leopard pela promoção dos 19 reais. Tomara que nele, esta parte tenha sido melhorada. Ou será que sou o único no mundo que reclama disso?
Update 05.01.2007: Por indicação do amigo Nando (que usa o mesmo Mac Mini + teclado e mouse Microsoft), baixei e instalei um driver original da Microsoft para Mac OS X. Agora ficou melhor, quase tão bom quanto no Windows.
Depois de instalar o pacote e reiniciar o computador, um novo item aparece nas Preferências do Sistema. Através deste, você pode regular a velocidade do mouse e do scroll. É possível também personalizar as ações de cada botão de forma universal, ou individualmente para cada aplicativo.
O meu mouse só tem 3 botões, mas agora, graças a esta funcionalidade, toda vez que eu clico com o botão do meio (scroll) o Exposé é ativado. Extremamente prático!








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Eu uso um Mighty Mouse Wireless e me dou muito bem com ele, não tenho nenhum problema com a aceleração e me acostumei rapidamente com a precisão do ponteiro.
http://flickr.com/photos/marcogomes/853364951/
Lembre-se sempre que a precisão não é “ruim”, só é diferente do Windows (e cópias Linux) que você está acostumado
Tb não estou aqui defendendo cegamente a Apple, SEI que muita gente, como o CrisDias por exemplo, prefere o mouse Microsoft, e que estes são considerados realmente os melhores por terem 325 botões e precisão absurda, mas eu uso o meu mouse Apple muito bem e não tenho reclamações.
Sofro direto com essas dores. Já cheguei ao extremo, tendo que ir a médicos, que receitaram o que não queria: ficar longe por algumas semanas do PC.
Tiago, este é o pior remédio com certeza!!
Powerball pra que?
Thiago, de acordo com uma conhecida fisioterapeuta, a sigla L.E.R. já foi aposentada e hoje em dia usa-se D.O.R.T. – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
Não que faça diferença, pq a dor é a mesma.
O jeito é exercício constante enquanto se está na frente do computador. Só assim pra evitar esse problema.
Abraços
eu também não tenho o que reclamar do meu Might Mouse Wireless, mas ele não é com certeza nem um pouco melhor na mão do que meu antigo Mouse Wireles da Microsoft. Já nem lembro mais o nome dele… Explorer 2.0? Pode ser?
Eu tive um problema semelhante em novembro passado. O atrito do cotovelo com o braço da cadeira acabou me causando uma baita dor de cotovelo (!). Recomendação do médico: pelo menos uma semana com compressa de gelo três vezes ao dia, 15 minutos cada vez.
Também uso um mouse Microsoft (com XP), e tenho certeza que foi o melhor mouse que já usei na minha vida. Utilizo ele diretamente sobre a mesa, que é branco fosco. Não causa qualquer problema.
PS: Mobilon, vamos ter que esperar muito tempo para ter uma ótima resenha do Mac Mini?
Gisele, é verdade! A PowerBall é muito boa pra isso! E a sua, conseguiu usar já?
Canha, o que importa é que a dor é a mesma hauhauha. E exercício é uma palavra que não combina com Geek. Definitivamente
Berna hahahahaha. Eu ainda não testei o Might Mouse, por isso nem falei sobre ele no artigo. Na verdade, mexi só na Fnac, e era horrível. Mas lá, ele fica sobre uma mesa meio brilhante, então…
Thás Dor de cotovelo foi foda hein! ahuahuahuahua Quanto a resenha, espera meu Leopard chegar que eu libero uma sim, “xá comigo”! Só sei de uma coisa, o que vai dar de Mac Xiita aqui falando besteira, não será brincadeira! hahaha
No início estranhei bastante mas hoje meu Might Mouse cumpre a função!
Mas é claro… os problemas de dor no punho estão sempre presentes pra infelicidade de quem não obedece as recomendações médicas de ficas longe de mouses e teclados! rs.
tu ta ganhando mais com o ML do que o adsense, nao é?
Fala Mobilon… Uso um mouse da Microsoft tb e estou satisfeito… Mas aqui na Globo eu uso o da Apple e acho sucesso tb…
Um camarada aki usa o sabonete, o might e talz e eh mto bom, mas o preço naum compensa mto, fora uns problemas que fiquei sabendo nele…
Fora que o mouse com um botão fica meio bizarro caso vc utilize o parallels ou o boot camp para executar o windows para algumas coisas…
E essa coisa que exercício naum combina com geek eu discordo… eu faço exercícios =DDDD
Filipe exato, eu só uso o ML. (meio offtopc isso aqui não?
)
Dulcetti Tu é um caso a parte meu caro.. definitivamente!
Eu devo ficar no PC tanto tempo quanto você por dia e nunca tive LER e olha que meu mouse é normal.
Vai ver o Judô ajuda em alguma coisa, hehe. Arranja algum esporte pra fazer.
Thiago, voce usa microsoft 1.1 black?
Tenho dois conjuntos Wireless Comfort Microsoft (teclado e mouse); pois bem, eles são bons, mas funcionam melhor no Mac OS do que no próprio Windows.
A Microsoft ainda precisa melhorar muito seus drivers.
Agora, sem dúvida, o melhor mouse que já usei – independente do SO – foi o Logitech Laser VX450. É show!
Eu uso no meu Mac Mini um Pro Mouse, que é o mouse q antecede o Mighty Mouse. e ele é bom, mas ja me causou L.E.R pq ele é muito pequeno pra minha mão… fora isso é um excelente mouse! muito preciso e resistente. penso msm em comprar um tablet. é beeem mais ergonomico, fora a precisão que deixa qq mouse no bolso.
Ambidestria é uma ótima solução pra este problema, passem a revezar o mouse de mão!
Eu por exemplo no trabalho uso o mouse 1h com cada mão, o povo me chama de extra-terrestre mas é uma boa técnica.
Eu nasci destro, mas como meu pai é canhoto e fazia questão de deixar o mouse do lado esquerdo eu acostumei a usar com a mão esquerda, depois acabei aprendendo a usar a mão direita e hoje uso as duas igualmente, bom, é isso!
Ai ai… dói demais. A sugestão do Bruno de colocar o mouse na não esquerda é uma boa opção… eu uso com muita facilidade.
Abraços!
Maysa
http://www.tylernichols.com/apple/speed-up-mouse-tracking-on-mac-os-x
Eh Thiago,
Ler parece ser o carma dos blogueiros e da era digital.
Tb tinha este stress.
Não sei se estou curado, ao menos não tenho mais aquelas dores incomodas nem as pontadas.
Usei, gostei e me tornei um distribuidor de PowerBall uma solução bolada por geeks para geeks
abs
http://guarulhos.olx.com.br/nsd-power-ball-250-hz-classic-iid-32842885
Uso um mouse da Logitech no MAC OS, mas é horrível demais cara! É um absurdo isso, não tem como compreender, sendo que é uma questão simples de se resolver.
O pior é que ao procurar na internet sobre o problema eu tive que ler “fã boys” da Apple dizerem maravilhas desse sistema da apple de mouse, comparando que o Windows não tem essa opção, então por que no Leopard haveria? Isso é o cúmulo!!