Knowledge Graph do Google começa a funcionar em português

Painel do Conhecimento traz informações relacionadas ao termo pesquisado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Wikipédia chora com o Painel do Conhecimento

Em maio, o Google anunciou um recurso que deixou as buscas ainda mais completas. O Knowledge Graph traz informações relacionadas ao termo pesquisado diretamente na página de resultados da busca, como dados demográficos de cidades, datas de aniversário de pintores ou nomes dos filhos de uma cientista. Hoje o recurso começou a funcionar no Brasil, com o nome Painel do Conhecimento.

Por que o Knowledge Graph demorou seis meses para funcionar em português? O post no blog do Google Brasil explica que, para levar o recurso para outros idiomas, não basta apenas traduzir os textos, é necessário fazer várias adaptações. O exemplo clássico é o futebol, que possui significados diferentes nos EUA e no Brasil. Além disso, algumas pessoas ganham mais destaque em determinado idioma, como no caso de Santos Dumont, que é mais conhecido no Brasil.

Além do português, o Knowledge Graph também está adaptado para os idiomas espanhol, francês, alemão, japonês, russo e italiano. Vale lembrar que você pode não ter o recurso no momento — ele ainda está sendo testado e deverá ser liberado para todos nas próximas semanas. O número de informações disponíveis no Painel do Conhecimento é gigante: agora são 570 milhões de entidades e 18 bilhões de fatos e conexões.


(Vídeo do YouTube)

O que podemos esperar para os próximos meses? Talvez um Google Now mais completo no Brasil, que responde as suas perguntas com voz. O Android já possui reconhecimento de voz em português, inclusive offline; além disso, já existe uma voz do Google que fala em português. Agora que também temos os dados, não há muito impedimento para que o Google lance uma versão atualizada do seu assistente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados