Twitter inicia operações no Brasil para ajudar parceiros e usuários

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Já faz algum tempo que o Twitter reforça sua presença no Brasil, oferecendo a versão em português no site e Trending Topics específicos para algumas das cidades no país. Hoje o Twitter apresentou dois dos executivos que serão responsáveis por aumentar ainda mais a presença por aqui e ajudar potenciais parceiros interessados em se aproveitar da plataforma, além de dar mais suporte aos usuários.

Shailesh Rao à esquerda e Guilherme Ribenboim à direita

Em um encontro com a imprensa na manhã de hoje, Guilherme Ribenboim, diretor-geral para o Brasil, e Shailesh Rao, vice-presidente internacional, falaram das ferramentas do Twitter que podem ajudar agências a engajarem usuários com as marcas que elas representam, como os Promoted Tweets. Segundo Rao, “ainda não há um caso de sucesso significativo” de empresas brasileiras no Twitter e com uma equipe de apoio local isso pode mudar.

O Twitter também cita que vai apoiar os usuários mais diretamente, mas em nenhum momento da coletiva eles disseram exatamente como. Mas compartilharam números interessantes: o Brasil é um dos 5 países que mais tem usuários no Twitter, que ao todo contabiliza 140 milhões de membros ativos mensalmente.

A contagem desses membros é feita da seguinte forma: se ele fez login na conta uma vez ao mês, é considerado um membro ativo. Curioso esse método, mas se ajuda nos números, quem sou eu para contestar?

O que os brasileiros mais comentam

Outros dados divulgados por Shailesh dizem respeito ao que os brasileiros mais comentam no Twitter. O último episódio da novela Avenida Brasil, com a hashtag #OiOiOi, pode ter rendido um bom vídeo mas não ultrapassou a marca de 3031 tweets por minuto.

Futebol: presente em dois dos 5 assuntos mais comentados no Twitter em 2012.

Em contraste, não chegamos ainda nem perto do que os americanos conseguem durante uma edição do campeonato SuperBowl: em fevereiro desse ano o total de tweets por segundo enviados durante o torneio ultrapassou a marca dos 12 mil. Estamos um pouco longe disso ainda.

Hoje o Twitter lançou os Trending Topics localizados em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Durante a coletiva, Guilherme antecipou quais cidades do Brasil estariam incluídas nessa nova leva de localização. São elas: Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luís.

Escritório? Não ainda

Apesar de termos dito a abertura na época em que o Twitter contratou o diretor-geral, a empresa esclareceu esse ponto: ainda não tem um escritório no Brasil. Ao que parece, Guilherme vai ter que ficar no home-office por algum tempo. Ao todo o Twitter tem três escritórios fora dos EUA, onde está localizada sua sede. Um deles é no Japão e outro no Reino Unido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados