Ir para o conteúdo.

Início » » Como voltar para versão antiga de um aplicativo do iOS

Vez ou outra, uma atualização de um aplicativo da plataforma iOS é liberada com algum bug estranho ou com modificações que seus usuários não gostam. Nesses casos, seria muito bom ter um botão para reverter a atualização e voltar à versão antiga. Mas esse botão não existe. O que fazer, então, se a nova versão do Twitter te dá nos nervos ou o novo Instagram ficou um pouco menos hipster?

Eis aqui um rápido passo a passo que vai mostrar como restaurar as versões antigas de apps para iOS tanto no Windows quanto no OS X. E aproveite: não sabemos até quando a Apple vai permitir essa façanha.

Antes de mais nada, para que o tutorial funcione é necessário que você sincronize seu aparelho iOS com algum computador via iTunes. É bom dizer isso porque desde o iOS 5 um aparelho pode ser configurado para funcionar sem a necessidade de um computador. Dito isso, sigamos.

1. Sempre que um aplicativo é atualizado, o iTunes envia automaticamente a versão antiga para a lixeira do sistema. Então abra a lixeira no seu respectivo sistema e localize a versão antiga do aplicativo em questão (dica: organize por data e lembre da data de atualização). Os aplicativos iOS terminam em .ipa.

Essa é a parte em que você agradece sua entidade preferida por não ter apagado a lixeira. Quando encontrá-lo, mova-o para uma pasta segura. Ou até mesmo a área de trabalho. Um lugar onde você não vai perdê-lo por acidente.

2. Abra o iTunes, procure pelo aplicativo mais recente e o exclua. Você acaba de mandar a versão atualizada para a lixeira. Faça o mesmo no iPhone, iPod touch ou iPad, para evitar conflitos durante a sincronização.

3. Procure pelo arquivo do aplicativo antigo, que você tirou da lixeira no passo 1, e arraste-o até o iTunes. Ele deve aparecer novamente na biblioteca de aplicativos. Repare que é a versão antiga que está lá.

4. Sincronize o iPhone ou iPad ou iPod Touch pelo iTunes e veja a mágica acontecer. A versão antiga será copiada para o aparelho e você poderá voltar a usá-la como se nada tivesse acontecido.

Obviamente, como o aplicativo foi excluído do iPhone, ele não terá nenhum dado associado à ele. Então se for algum jogo ou algo do tipo, todas as informações salvas serão perdidas. No caso de uma rede social, como o Twitter e o Instagram, basta fazer login novamente no aplicativo.

8 Comentários (Deixe o seu!)

  • Ulrich Aguiar
    1c

    Alguém tem a ultima versão do Facebook pra IOS 4.1.2? Ipod de segunda geração n pode usar o IOS mais novo :~~

  • @brunogdb
    4239c

    Ainda tem a opção de usar o Installous para isto. Ele não serve só para pirataria, mas infelizmente, ao utilizá-lo, acaba sendo apontado como pirataria, sendo que para quem tem iPod, iPad e iPhone ultrapassado só dá para usar com ele.

  • Matheus Fernal
    5c

    Quero voltar o Twitter pros tempos do Tweetie 2 de anos atrás quando o app tinha muito mais funcionalidades e nem demorava 20 minutos pra abrir.

  • Não sei se entendi direito. Se eu jogo Candy Crush e voltar para a versão antiga, eu vou perder meus dados do jogo. (Não só dele, como de outros aplicativos?)

  • e para voltar ao iOS 6 no 4s como faz??

  • Eu tenho um 4 na atualização antiga eu fazia tudo pelo telefone consultava o detran df agora não abre mais alguém pode me ajudar

  • daniele.maiakovski
    1c

    Boa noite! Tenho um Ipad 1, e queria saber qual versao de IOS mais atual para ele, preciso de programas que exigem ios superior a 6 a minha é 5.1, mas na atualizacao do ipad diz que o Ios estaatualizado, quem puder me ajudar agradeço.

    daniele.maiakovski@gmail.com

  • Lucineia Regina
    1c

    Nao queria voltar a versao 6 eu queria voltar a vercao 7 pois gostei da 7 e atualizei pra 7.1 dai que ficou uma bo pq nao entra mais no game center se tiver como voltar na vercao 7.0 esta gostei pq nao tinha nem plobrema com esta vercao

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.