Você que usa smartphone, tablet, e-reader e sei lá mais quantos gadgets no dia a dia, pode gostar desse novo aparelho: ele se chama YotaPhone e trata-se de um celular Android com uma tela LCD de um lado e uma tela e-ink do outro. Segundo a fabricante, a russa Yota, o objetivo do conceito é “entregar a informação que o usuários precisam, bem na hora que eles precisarem, sem precisarem apertar um botão ou desbloquear uma tela”.

Estranho? Nem tanto.

Os donos desse aparelho podem definir que tipo de informação aparecerá na tela de trás, podendo ser atualizações em redes sociais, notícias, eventos da agenda, e por aí via. E como a informação é atualizada automaticamente e a tela e-ink não se apaga, a informação vai estar sempre disponível para você, como um jornal de papel que vai se atualizando sozinho. Se o tamanho da tela não incomodar muito, você pode até usar a segunda tela como substituto de um e-reader.

Obviamente, existe o medo da segunda tela gastar muita bateria, mas cabe lembrar que o Kindle aguenta em torno de um mês sem recarga. A tela e-ink consome pouca energia, e mesmo a bateria de 2100mAh que virá com o smartphone deve ser mais do que suficiente para uso normal.

O vídeo abaixo, gravado pelo site russo MobileReview, mostra um pouco do funcionamento do aparelho.


(Vídeo no YouTube)

Infelizmente, a novidade ainda está longe de chegar e pode ser bem menos interessante na prática. O YotaPhone está prometido para o último trimestre de 2013 (se não houverem atrasos), esse é o primeiro smartphone desenvolvido pela Yota Devices, e a segunda tela exigiu que o design do aparelho sofresse algumas alterações esquisitas: o espaço para o cartão SIM foi combinado ao botão liga/desliga, por exemplo.

De qualquer forma, é um conceito interessante, e seria bacana ver uma tecnologia como essa aplicada em outros aparelhos. Quem sabe não se torne um padrão em 2014?

Com Informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados