Exatamente como previsto naquela profecia maia, a poucos dias do fim do mundo pesquisadores identificariam um trojan feito especialmente para atacar o OS X. Os computadores da maçã estão vulneráveis ao Trojan.SMSSend.366, que se apresenta como um instalador de aplicativo e foi descoberto pelo pessoal da empresa russa Doctor Web.

De acordo com a companhia, a praga se disfarça num instalador de um programa chamado VKMusic4, que permite que usuários ouçam músicas de uma rede social. Este é um programa que existe de verdade e a versão “contaminada” pode ser encontrada em sites de download pouco confiáveis. Já a original, encontrada em seu site, é livre de vírus.

Para fazer seu trabalho, o trojan seduz os usuários com a insuspeita promessa de ativar o software através de um código recebido por SMS. Mas assim que envia seu número de telefone, o trojan cumpre sua missão e o usuário também começa a ver uma pequena quantia em dinheiro sendo cobrada em sua conta todos os meses.

“Ao realizar uma ação como esta, o usuário concorda com os termos de uma assinatura que gera uma taxa que será regularmente debitada em sua conta de celular”, diz a Doctor Web. “Esses programas geralmente contêm dados sem sentidos e prometem instalação de outros programas, que de fato podem ser baixados de seus sites oficiais sem o pagamento de taxas”, encerra a empresa.

Aos que ficaram preocupados, calma: um pouco de bom senso elimina em muito as chances de ser contaminado em qualquer sistema operacional. Em caso de dúvida, baixe sempre programas de fontes confiáveis.

Com informações: Mashable, Huffington Post.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados